Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere às anomalias do desenvolvimento neurológico, julgue os itens seguintes.
A malformação de Chiari do tipo 2 consiste no deslocamento caudal da junção bulbocervical, ponte e quarto ventrículo e raramente associa-se a mielomeningocele.
Em relação à patologia gástrica e duodenal, julgue os próximos itens.
Paciente idoso, com dispepsia e sem sinais de alarme, pode ser tratado sintomaticamente; caso ele não melhore, deve-se fazer investigação com ecografia abdominal, endoscopia e exames bioquímicos.
Quanto à doença de refluxo gastroesofágico (DRGE), julgue os itens a seguir.
Os sintomas de pirose e dor retroesternal do tipo queimação são irrelevantes para o diagnóstico de DRGE.
Paciente do sexo masculino, 42 anos de idade, queixa-se de cefaléia e perda de campo visual há três dias. Ressonância magnética de sela túrsica evidencia lesão expansiva de cerca de 4 cm no maior diâmetro, com expansão supra-selar e invasão de seio cavernoso.
Em relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
Considerando-se o diagnóstico de macroprolactinoma, o tratamento clínico é opção terapêutica.
Um paciente com 60 anos de idade, de cor parda, procurou assistência médica, informando que, há 3 meses, surgiulhe uma lesão sob forma de pápula escura localizada no pé. Ele não se queixava de sintomas como prurido ou dor que o incomodassem e não sabia informar se a lesão aumentara ou diminuíra e se havia mudado de cor. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não houve informação importante. Ao exame dermatológico, apresentava, no quinto pododáctilo direito, lesão ulcerada de cor enegrecida, com pigmento escuro, de forma irregular, invadindo a unha do mesmo dedo, medindo, aproximadamente, 4 cm.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A freqüência de malignização dos nevos melanocíticos adquiridos para melanoma maligno é baixa.
O principal diagnóstico, nesse caso, é de arterite das células gigantes.
Julgue os itens seguintes, relativos ao quadro clínico de um paciente de 36 anos de idade, portador de hemorragia digestiva, que deu entrada no pronto-socorro de um hospital.
Caso o paciente apresente hemorragia digestiva por ruptura de varizes de esôfago, deve-se utilizar uma sonda nasogástrica para quantificar a perda volêmica.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
A principal hipótese diagnóstica é embolia gordurosa.
Um paciente de 60 anos de idade, hipertenso em tratamento irregular, deu entrada no pronto-socorro com queixa de dor interescapular de forte intensidade irradiada para o dorso, de início súbito. A radiografia de tórax apresentou alargamento do mediastino.
Com relação ao quadro clínico acima e a aspectos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
De acordo com a classificação de Debakey, as dissecções que acometem apenas a aorta ascendente são classificadas como de tipo I.
Considere que a paciente descrita no texto tenha sido medicada com furosemida 40 mg (um comprimido, duas vezes ao dia), digoxina 0,25 mg (1 comprimido uma vez ao dia) e que, após duas semanas, ela retornou ao consultório médico e fez um eletrocardiograma convencional, cujo traçado é mostrado nas figuras abaixo.
Com base nessas informações, julgue os itens de 92 a 102.
O principal mecanismo de ação da digoxina é a inibição do complexo enzimático de transporte do sarcolema, a Na + /K + -ATPase dependente de Mg +2 e ATP, que induz aumento dos níveis intracelulares do íon cálcio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...