Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um bebê de 2 meses de idade, do sexo masculino, foi internado no pronto-socorro de sua cidade com o diagnóstico de pneumonia e insuficiência respiratória, necessitando de assistência ventilatória mecânica. Apesar da melhora dos exames hematológicos e de imagem, a criança mantinha dificuldades em respirar espontaneamente, sucção débil e pouca mobilidade no leito. A genitora informou que, desde o nascimento, o filho já vinha com dificuldades para sustentar a cabeça e sugar.
Quanto às possibilidades diagnósticas relativas ao caso clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
A presença de fasciculações e hiper-reflexia favorece a possibilidade de doença do corno anterior da medula.
Em relação à microanatomia neurovascular, julgue os itens a seguir.
A artéria oftálmica origina-se da artéria carótida interna, distalmente ao seio cavernoso, na maioria das vezes.
Em relação à patologia gástrica e duodenal, julgue os próximos itens.
Infecção por
associada a sintomas de dispepsia. A cura da infecção
resolve os sintomas freqüentemente.
Em relação ao hipotireoidismo, julgue os itens a seguir.
Atraso da idade óssea é manifestação de hipotireoidismo na criança.
Um lavrador com 22 anos de idade, natural do Piauí, procurou atendimento médico, queixando-se de furúnculo na perna. Relatou que, há 3 meses, após picada de inseto na perna direita, surgiu-lhe lesão papulonodular. Ele foi medicado com cefalexina oral e neomicina em pomada, sem melhora. A lesão progrediu para ulceração e apareceram dois nódulos adjacentes. O paciente negou a ocorrência de sintomas locais ou sistêmicos. Antecedentes pessoais: asma e rinite. Antecedentes familiares: hipertensão e diabetes melito. Ao exame dermatológico, verificou-se a existência de úlcera medindo 3 cm × 3 cm, com fundo granuloso, bordas elevadas, localizada na face lateral do terço médio da perna direita.
A respeito do caso clínico acima e de aspectos correlatos, julgue os próximos itens.
Nesse caso, a pesquisa de amastigotas de leishmânia em esfregaço de lesão poderia confirmar o diagnóstico.
A cefaléia é uma queixa muito freqüente, sendo a terceira causa mais comum em ambulatório de clínica médica. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Dipirona, sumatriptano e a clorpromazina são exemplos de medicamentos que fazem parte do arsenal terapêutico para o controle de crises agudas e fortes de migrânea.
A respeito do caso clínico de uma paciente de 22 anos de idade, portadora de abdome agudo, julgue o itens seguintes.
Se houver suspeita de abdome agudo por colecistite aguda, a incisão de Kocher poderá ser utilizada.
Com relação às complicações cirúrgicas, julgue os próximos itens.
A causa mais comum de infecção de prótese é a contaminação bacteriana que ocorre durante sua implantação, a partir da pele ou de linfonodos adjacentes, devendo os antibióticos serem administrados imediatamente antes da incisão da pele.
Com relação à ginecomastia, julgue os itens subseqüentes.
No tratamento da pseudoginecomastia, a lipoaspiração não é indicada, visto que o aumento mamário é devido exclusivamente a hipertrofria glandular, sem nenhum componente gorduroso, sendo necessária ressecção direta do tecido mamário.
Um paciente de 70 anos de idade, assintomático, sem co-morbidades, portador de estenose aórtica severa e disfunção de ventrículo esquerdo, apresentou-se para consulta com cirurgião cardiovascular para avaliar a necessidade de tratamento cirúrgico da válvula aórtica.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 98 a 104.
O bloqueio de ramo atrioventricular total, que pode ocorrer após a cirurgia para troca da válvula aórtica, está usualmente associado ao trauma do feixe de Hiss durante a descalcificação do anel aórtico na região do septo membranoso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...