Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A avulsão total ou parcial do couro cabeludo é comum na população ribeirinha da Amazônia. O escalpelamento acontece dentro de embarcações sem segurança nenhuma. O motor e o eixo são descobertos, pondo em risco quem se aproxima quando o motor está ligado e o eixo gira em alta velocidade. Durante a viagem, é comum o barco ficar alagado e os passageiros terem de tirar o excesso d’água. Ao se aproximar do eixo, centenas de mulheres e crianças da Amazônia são sugadas e tiveram o couro cabeludo arrancado. Acerca da avulsão do couro cabeludo, julgue os itens de 106 a 113.

A exposição do implante nem sempre é acompanhada de infecção e não impede o programa de expansão, apenas esta deve ser feita em um ritmo mais lento, e a retirada, mais rápida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 70 anos de idade, assintomático, sem co-morbidades, portador de estenose aórtica severa e disfunção de ventrículo esquerdo, apresentou-se para consulta com cirurgião cardiovascular para avaliar a necessidade de tratamento cirúrgico da válvula aórtica.

Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 98 a 104.

O paciente não tem indicação de tratamento cirúrgico por ser assintomático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para os itens de 86 a 114

        Uma paciente de 15 anos de idade procurou atendimento médico com relato de que, há cerca de três meses, iniciou dispnéia aos esforços não-habituais e, há um mês, a falta de ar passou a ocorrer a esforços bem menores, passando a apresentar ortopnéia e acessos de tosse seca no período noturno — interrompendo por vezes seu sono. Informa também que, há uma semana, vem apresentando inchaço nos membros inferiores. Nega febre no período. Nega outras doenças pessoais e familiares. O exame clínico mostrou paciente normolínea, com índice de massa corporal de 22 kg/m 2 , pressão arterial de 123 mmHg × 68 mmHg e freqüência cardíaca de 90 bpm. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Exame cardiovascular: ictus cordis no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, com importante hiperfonese da primeira e da segunda bulha (com ausência de desdobramento — segunda bulha única — à manobra de Rivero-Carvallo, em área pulmonar), presença de estalido de abertura da mitral, de sopro diastólico de grau 2 (Levine) e reforço pré-sistólico mais bem audíveis na área mitral; na área tricúspide foi auscultado um sopro holossistólico, +3/+6, sem irradiação, suave, intensificado com a realização da manobra de Rivero-Carvallo. Pulsos arteriais palpáveis, simétricos e normoimpulsivos. Ausência de turgência jugular com cabeceira do leito a 45º. Abdome livre, sem alterações. Leve edema em membros inferiores, com sinal de Godet presente e indolor.

Com base no caso clínico apresentado no texto, julgue os itens seguintes.

Lesão valvar congênita, síndrome carcinóide e lúpus eritematoso sistêmico são exemplos de doenças que fazem parte do diagnóstico diferencial etiológico dessa doença cardíaca.

  • C. Certo
  • E. Errado

A causa básica das manifestações cardiovasculares expressas nessa condição clínica é a esquistossomose mansônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha-se que um delegado receba laudo cadavérico em que constam as seguintes lesões: ferida circular com orifício de um centímetro, com orlas de enxugo e escoriação, circunscrita por zona de tatuagem e esfumaçamento na região infraclavicular direita; e ferida com bordas regulares e cauda de escoriação medindo cinco centímetros na região escapular esquerda. Considerando essa situação hipotética e os aspectos médicolegais desse laudo, é correto concluir que uma arma de fogo foi disparada a curta distância do corpo do cadáver e que o trajeto do projétil dessa arma, no corpo do cadáver, foi de frente para trás.

  • C. Certo
  • E. Errado

A despeito das novas tecnologias, a radiografia convencional continua representando uma grande parcela dos exames de imagem. Acerca dos exames radiológicos convencionais, julgue os itens de 90 a 99.

Para evitar perda de definição por movimento da região examinada, deve-se elevar a corrente e reduzir o tempo de exposição, de modo a manter constante o produto corrente-tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conhecidos há mais de 2.000 anos, os transtornos de humor continuam a dominar o interesse da saúde pública. Em relação ao transtorno de humor bipolar, julgue os próximos itens.

O transtorno comumente inicia-se com uma depressão leve, com lentificação psicomotora ou hipersonia, seguido de um episódio maníaco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das afecções proctológicas da região anorretal, julgue os itens de 106 a 112.

A causa mais freqüente de prurido anal é a doença hemorroidária secundária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos próximos itens é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada, acerca de diagnósticos e indicações médicas relativos à pediatria.

Um escolar foi levado ao pediatra apresentando dores abdominais acompanhadas de vômitos biliosos e persistentes, que melhoraram, segundo relato materno, com terapêutica sintomática. Na semana anterior ao episódio, ele havia sofrido traumatismo abdominal. Quatro semanas após, o médico palpou uma massa abdominal, fixa, indolor, em região mesogástrica. Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é de pseudocisto de pâncreas, e o exame padrão-ouro para confirmar esse diagnóstico é uma ultra-sonografia abdominal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um lactente com 1 mês de idade, filho de mãe soropositiva para o HIV, é levado ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento, para o acompanhamento após o período neonatal. Com base no histórico perinatal, observou-se que a mãe fora submetida a terapia antiretroviral combinada a partir da 14.ª semana gestacional. A carga viral com 38 semanas gestacionais era indetectável e a gestação evoluiu sem intercorrências. O parto ocorreu com 40 semanas gestacionais, por via vaginal, e a mãe recebeu quimioterapia antiretroviral durante o trabalho de parto. Ao nascer, a criança pesou 3.200 g, mediu, em comprimento 50 cm e o perímetro cefálico mediu 34 cm. Iniciou-se quimioprofilaxia pósnatal a partir da 2.ª hora de vida.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 91 a 96.

O risco de esse lactente ter sido infectado pelo HIV corresponde a 10%.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...