Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
Caso um médico dê alta hospitalar a um paciente com dor torácica, sem realizar os exames complementares que, estando disponíveis no pronto-socorro do hospital, sejam necessários para afastar o diagnóstico de infarto do miocárdio, e o paciente morra por causa dessa doença, será correto suspeitar de erro médico por imprudência.
Um entregador de pizzas com 19 anos de idade foi vítima de acidente de trânsito, quando a motocicleta que dirigia foi atingida por um ônibus. O paciente foi arremessado a uma distância considerável, perdendo a consciência. Deu entrada no pronto-socorro somando nove pontos na escala de coma de Glasgow, sem alterações pupilares, porém hemiparético à esquerda. Não houve traumatismo em outros sistemas. A tomografia computadorizada de crânio evidenciou lesão hiperdensa, em forma de lente côncavo-convexa, hemisférica direita, mais espessa do que a tábua óssea e com desvio de linha média. Após estabilização do quadro, o paciente foi levado a tratamento cirúrgico.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento cirúrgico indicado para o paciente considerado consta apenas da colocação de um cateter para monitorização da pressão intracraniana.
Com relação a tumores de esôfago e estômago, julgue os itens que se seguem.
Mesmo nos estágios iniciais, o câncer de estômago provoca sintomas. No entanto, habitualmente, esses sintomas são inespecíficos, dificultando o diagnóstico precoce.
Um paciente do sexo feminino, 28 anos de idade, procura serviço de emergência médica devido a dispnéia e palpitações. Ao exame físico, observa-se bócio difuso e exoftalmia, além de creptações inspiratórias em bases pulmonares. FR: 30 IRM. ACV: RC irregular, com freqüência ventricular média de 150 BPM. Apresenta-se ainda com tremores de extremidades e sudorese excessiva.
Com base no quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico de doença de Plummer é provável.
Uma paciente de cor parda, com 30 anos de idade, procurou assistência médica e informou que, há um ano, surgiram-lhe manchas hipocrômicas que evoluíram para manchas eritematosas, depois para pápulas e nódulos no corpo. A paciente informou que usou várias medicações sistêmicas e tópicas, sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não há casos semelhantes na família. Ao exame dermatológico, apresentava as lesões referidas, isoladas ou agrupadas em placas distribuídas simetricamente no corpo, exceto nas axilas e nas regiões inguinais. Os pavilhões auriculares estavam infiltrados e apresentavam nódulos isolados. Havia alopecia de cílios e supercílios.
Tendo como referência o caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Não é diferente, em pacientes com AIDS, a manifestação da hanseníase, no que se refere a evolução clínica, incidência de reações, aparecimento de neurites ou respostas à terapêutica.
Por definição, icterícia é a coloração amarelada da pele, das escleróticas e membranas mucosas devido à deposição da bilirrubina. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. As síndromes de Dubin-Johnson e de rotor associam-se a hiperbilirrubinemia conjugada e decorrem de defeitos (intrahepáticos) na excreção de bilirrubina.
Com relação ao caso clínico de um paciente de 45 anos de idade, portador de hérnia inguinal encarcerada, julgue os itens a seguir.
A redução do conteúdo herniário no transoperatório poderá ser feita após avaliação da vitalidade dos tecidos encarcerados.
Julgue os itens que se seguem, acerca das arterites e arteriopatias funcionais.
Caso um paciente portador de arterite similar à tromboangeíte obliterante, com história negativa para fumo, apresente o nível urinário de nicotina negativo, nesse caso, o procedimento correto a ser realizado será a triagem toxicológica para uso de maconha, cocaína e anfetaminas, pois a arterite por elas induzida pode simular à doença de Buerger.
A avulsão total ou parcial do couro cabeludo é comum na população ribeirinha da Amazônia. O escalpelamento acontece dentro de embarcações sem segurança nenhuma. O motor e o eixo são descobertos, pondo em risco quem se aproxima quando o motor está ligado e o eixo gira em alta velocidade. Durante a viagem, é comum o barco ficar alagado e os passageiros terem de tirar o excesso dágua. Ao se aproximar do eixo, centenas de mulheres e crianças da Amazônia são sugadas e tiveram o couro cabeludo arrancado. Acerca da avulsão do couro cabeludo, julgue os itens de 106 a 113.
O tratamento constitui-se de enxerto do segmento avulsionado e, posteriormente, expansão do couro cabeludo para cobertura da área de alopecia.
Uma paciente de 4 anos de idade, portadora de tetralogia de Fallot (T4F), foi submetida a cirurgia para correção da anomalia cardíaca mediante a utilização circulação extra-corpórea e hipotermia sistêmica a 25 °C.
Com referência ao quadro clínico acima descrito e à tetralogia nele mencionado, julgue os itens a seguir.
Durante a hipotermia, é comum a hemoconcentração e a diminuição do volume plasmático.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...