Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, relativos a infecções e alterações inflamatórias articulares.
Na artrite séptica, o hemograma revela leucocitose e predominância de polimorfonucleares, mas sem desvio para a esquerda.
Julgue os itens a seguir, a respeito de tumores ósseos.
Entre as complicações do uso de endoprótese nos tumores malignos incluem-se a infecção e a recorrência local do tumor.
No exame de fundo de olho de paciente de 40 anos de idade, foi observado, em ambos os olhos, aumentado da escavação da papila do nervo óptico, o que levou o oftalmologista a suspeitar de glaucoma. Considerando essa situação clínica, julgue os itens que se seguem.
Os exames de campo visual e fundo de olho ajudam no diagnóstico, controle e evolução do glaucoma.
Prevenir o parto prematuro ou os efeitos maléficos da prematuridade requer o adequado conhecimento do arsenal terapêutico disponível para esse fim. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Em pacientes com antecedente de parto prematuro, o uso de progesterona por via vaginal a partir da 24.ª semana tem-se mostrado eficaz na prevenção da recorrência.
Um bebê de 5 meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao seu pediatra pela genitora; esta informou que a criança estava doente, mas não sabia explicar claramente o problema. Dizia que, desde que o bebê começara a ter "sustos" várias vezes ao dia, tinha ficado mais "molinho", apático e chorava bastante. Negou sinais e sintomas que sugerissem doenças infecciosas. O quadro havia iniciado fazia quatro semanas, e a criança já tinha sido levada à emergência duas vezes, onde a mãe recebeu orientação dietética e receita de medicação para cólica. Esta seguiu as orientações, mas nada fez efeito. Enquanto conversava com a mãe, o pediatra observou as alterações citadas e, em 20 minutos, o médico identificou mais de trinta movimentos que pareciam espasmos.
Acerca desse quadro clínico e de aspectos relacionados ao tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.
Se o eletroencefalograma desse lactente apresentar um traçado anormal, a droga de primeira escolha será a fenitoína.
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
A precária fiscalização do exercício profissional, a falta de formação continuada e a ausência de inspeção sistemática das instituições formadoras são exemplos de fatores que propiciam a ocorrência de erro médico.
Um entregador de pizzas com 19 anos de idade foi vítima de acidente de trânsito, quando a motocicleta que dirigia foi atingida por um ônibus. O paciente foi arremessado a uma distância considerável, perdendo a consciência. Deu entrada no pronto-socorro somando nove pontos na escala de coma de Glasgow, sem alterações pupilares, porém hemiparético à esquerda. Não houve traumatismo em outros sistemas. A tomografia computadorizada de crânio evidenciou lesão hiperdensa, em forma de lente côncavo-convexa, hemisférica direita, mais espessa do que a tábua óssea e com desvio de linha média. Após estabilização do quadro, o paciente foi levado a tratamento cirúrgico.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.
No quadro clínico descrito, o diagnóstico tomográfico é típico de lesão axonal difusa.
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das doenças digestivas mais comuns na população em geral, e o principal sintoma é a pirose. Em relação a essa patologia e a outras que acometem o esôfago, julgue os próximos itens.
A esofagite eosinofílica, que está associada a infecções sistêmicas e verminose e pode manifestar-se com dor torácica ou disfagia, tem seu diagnóstico definido pela presença de grande quantidade de eosinófilos no tecido.
Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade, há três meses apresenta fraqueza, inapetência, náuseas e perda de peso. Ao exame físico, evidencia-se pele de tonalidade escurecida e hipotensão postural.
Em relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Espera-se que a concentração sérica de testosterona esteja baixa.
Uma paciente de cor parda, com 30 anos de idade, procurou assistência médica e informou que, há um ano, surgiram-lhe manchas hipocrômicas que evoluíram para manchas eritematosas, depois para pápulas e nódulos no corpo. A paciente informou que usou várias medicações sistêmicas e tópicas, sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não há casos semelhantes na família. Ao exame dermatológico, apresentava as lesões referidas, isoladas ou agrupadas em placas distribuídas simetricamente no corpo, exceto nas axilas e nas regiões inguinais. Os pavilhões auriculares estavam infiltrados e apresentavam nódulos isolados. Havia alopecia de cílios e supercílios.
Tendo como referência o caso clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Considerando-se a hipótese diagnóstica de hanseníase, o tratamento das formas multibacilares deverá ser feito com dapsona 100 mg/dia (auto-administrada) + clofazimina 50 mg/dia auto-administrada e 300 mg/mês (supervisionada) + rifampicina 600 mg/mês (supervisionada), durante 24 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...