Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao caso clínico de um paciente de 45 anos de idade, portador de hérnia inguinal encarcerada, julgue os itens a seguir.

Nesse paciente, quanto maior o diâmetro do anel herniário, maiores são as chances de encarceramento da hérnia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca das arterites e arteriopatias funcionais.

A arterite de Takayasu afeta comumente a circulação cerebral e a dos membros superiores, sendo freqüente a lesão das artérias das mãos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avulsão total ou parcial do couro cabeludo é comum na população ribeirinha da Amazônia. O escalpelamento acontece dentro de embarcações sem segurança nenhuma. O motor e o eixo são descobertos, pondo em risco quem se aproxima quando o motor está ligado e o eixo gira em alta velocidade. Durante a viagem, é comum o barco ficar alagado e os passageiros terem de tirar o excesso d’água. Ao se aproximar do eixo, centenas de mulheres e crianças da Amazônia são sugadas e tiveram o couro cabeludo arrancado. Acerca da avulsão do couro cabeludo, julgue os itens de 106 a 113.

Não são comuns a perda de pavilhão auricular e(ou) de sobrancelhas e a amaurose neste tipo de trauma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 4 anos de idade, portadora de tetralogia de Fallot (T4F), foi submetida a cirurgia para correção da anomalia cardíaca mediante a utilização circulação extra-corpórea e hipotermia sistêmica a 25 °C.

Com referência ao quadro clínico acima descrito e à tetralogia nele mencionado, julgue os itens a seguir.

O eletrocardiograma de pacientes com T4F mostra hipertrofia ventricular esquerda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para os itens de 86 a 114

        Uma paciente de 15 anos de idade procurou atendimento médico com relato de que, há cerca de três meses, iniciou dispnéia aos esforços não-habituais e, há um mês, a falta de ar passou a ocorrer a esforços bem menores, passando a apresentar ortopnéia e acessos de tosse seca no período noturno — interrompendo por vezes seu sono. Informa também que, há uma semana, vem apresentando inchaço nos membros inferiores. Nega febre no período. Nega outras doenças pessoais e familiares. O exame clínico mostrou paciente normolínea, com índice de massa corporal de 22 kg/m 2 , pressão arterial de 123 mmHg × 68 mmHg e freqüência cardíaca de 90 bpm. Pulmões com discretos estertores nos terços inferiores de ambos hemitóraces. Exame cardiovascular: ictus cordis no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm de extensão, normoimpulsivo. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, com importante hiperfonese da primeira e da segunda bulha (com ausência de desdobramento — segunda bulha única — à manobra de Rivero-Carvallo, em área pulmonar), presença de estalido de abertura da mitral, de sopro diastólico de grau 2 (Levine) e reforço pré-sistólico mais bem audíveis na área mitral; na área tricúspide foi auscultado um sopro holossistólico, +3/+6, sem irradiação, suave, intensificado com a realização da manobra de Rivero-Carvallo. Pulsos arteriais palpáveis, simétricos e normoimpulsivos. Ausência de turgência jugular com cabeceira do leito a 45º. Abdome livre, sem alterações. Leve edema em membros inferiores, com sinal de Godet presente e indolor.

Com base no caso clínico apresentado no texto, julgue os itens seguintes.

A principal hipótese diagnóstica é de dupla lesão mitral.

  • C. Certo
  • E. Errado

As informações clínicas e(ou) laboratoriais apresentadas não permitem o diagnóstico de cor pulmonale, forma crônica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere-se que uma senhora faça denúncia de que seu neto de um ano e meio vem sofrendo maus tratos por sua filha, mãe da criança, que tem problemas mentais e que o laudo de exame de corpo de delito do Instituto Médico Legal (IML) descreve as seguintes lesões apresentadas pela criança: hematomas de tonalidades avermelhadas, esverdeadas e amareladas; escoriações em diversas regiões e feridas contusas sangrantes, além de outras, cobertas por crostas e manchas hipocrômicas. Tendo em vista essa situação hipotética, os aspectos médico-legais das lesões corporais e os maus-tratos a menores bem como da imputabilidade penal, julgue os itens subseqüentes. Nessa situação, a perturbação mental ou o desenvolvimento incompleto ou retardado da agressora não deve ser elemento de alteração de imputabilidade, uma vez que se trata de maus-tratos ao próprio filho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A despeito das novas tecnologias, a radiografia convencional continua representando uma grande parcela dos exames de imagem. Acerca dos exames radiológicos convencionais, julgue os itens de 90 a 99.

Ao se reduzir a tensão (kVp) para ajuste no contraste da imagem, deve-se corrigir a exposição por meio de redução proporcional da corrente (mA).

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos maiores estudos epidemiológicos psiquiátricos foi conduzido no período de 1980 a 1984 nos Estados Unidos da América e recebeu o nome de área de captação epidemiológica (ECA). Foram entrevistadas 17.803 pessoas e entre os transtornos mentais investigados estava a esquizofrenia. No que se refere a esse transtorno, julgue os itens a seguir.

Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), em relação à duração do transtorno, sinais contínuos de perturbação persistem por pelo menos 6 meses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das afecções proctológicas da região anorretal, julgue os itens de 106 a 112.

A proctalgia fugax é uma afecção decorrente de fissura anal aguda.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...