Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um lactente com 1 mês de idade, filho de mãe soropositiva para o HIV, é levado ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento, para o acompanhamento após o período neonatal. Com base no histórico perinatal, observou-se que a mãe fora submetida a terapia antiretroviral combinada a partir da 14.ª semana gestacional. A carga viral com 38 semanas gestacionais era indetectável e a gestação evoluiu sem intercorrências. O parto ocorreu com 40 semanas gestacionais, por via vaginal, e a mãe recebeu quimioterapia antiretroviral durante o trabalho de parto. Ao nascer, a criança pesou 3.200 g, mediu, em comprimento 50 cm e o perímetro cefálico mediu 34 cm. Iniciou-se quimioprofilaxia pósnatal a partir da 2.ª hora de vida.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 91 a 96.
Essa criança deve receber o esquema básico de vacinação recomendado pelo programa nacional de imunizações, por vacina de vírus vivos (oral). Opcionalmente, pode-se administrar vacina antipoliomielítica injetável (SALK, de vírus mortos) às crianças filhas de pais soropositivos.
Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de saúde, apresentando febre, tosse, dor de ouvido e diarréia com sangue havia 24 horas. Ao ser atendida, a mãe relatou que a criança conseguia alimentar-se, não vomitava, estava consciente e, quando era oferecido o soro de reidratação oral, ela o bebia avidamente. Observou-se que a criança estava inquieta e irritada. No exame físico, a temperatura axilar era de 39 ºC, a freqüência respiratória era de 35 incursões por minuto, a paciente apresentava palidez palmar intensa, os olhos não estavam encovados e a pele voltava rapidamente ao estado anterior quando pinçada, além de não apresentar secreção no ouvido.
Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico descrito acima.
Deve-se classificar o caso, em relação à diarréia, como disenteria, devendo a criança receber antibiótico recomendado contra shiguella.
Em contexto amplo a família representa duas ou mais pessoas que vivem (geralmente) em um mesmo domicílio, têm vínculos emocionais ou afetivos e desempenham tarefas sociais interrelacionadas. Com relação aos ciclos vitais, à estrutura, à dinâmica e às crises previsíveis no desenvolvimento da família, julgue os itens de 86 a 91.
As etapas de desenvolvimento da vida, pelas quais a família passa ao longo do tempo, com problemas previsíveis e tarefas específicas a serem realizadas, representam o ciclo vital da família.
Uma paciente com 35 anos de idade notou nódulo na região parotidiana direita. Relatou na primeira consulta, que tem sentido dor nesta região e que o nódulo tem aumentado de tamanho e é doloroso a palpação. Ela começou a ter dificuldade para fechar o olho do lado da lesão e para fechar a boca eficientemente. Não há flogose. Nessa situação, essa paciente
necessita de ressonância magnética e punção com agulha fina da lesão.
Uma paciente com 60 anos de idade queixa-se de zumbido no ouvido esquerdo, que vem piorando; sensação de plenitude nesse ouvido e de desequilíbrio constante nos últimos 5 meses. Ela relatou um episódio de surdez súbita há 8 meses, que se reverteu com o tratamento.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
O exame decisivo para esse paciente seria uma ressonância magnética com injeção de gadolínio do ângulo cerebelopontino e do conduto auditivo interno.
Julgue os itens a seguir, relativos a infecções e alterações inflamatórias articulares.
No quadro radiológico da osteomielite crônica, a osteoporose local deve-se à formação de êmbolo séptico com estase e destruição trabecular.
Julgue os itens a seguir, a respeito de tumores ósseos.
O terço proximal da tíbia é o sítio mais comum dos tumores malignos primários.
Julgue os itens seguintes, relativos a estrutura óssea da órbita, sistema óptico, humor aquoso e inervação do bulbo ocular.
A sensibilidade da íris, do músculo ciliar e da córnea e a inervação simpática do músculo dilatador da pupila são providas pelos nervos ciliares curtos, que se derivam da raiz principal do nervo nasociliar no trajeto junto à parede medial da órbita.
Prevenir o parto prematuro ou os efeitos maléficos da prematuridade requer o adequado conhecimento do arsenal terapêutico disponível para esse fim. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O mecanismo de ação do atosiban é o bloqueio seletivo dos canais de cálcio.
Um bebê de 5 meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao seu pediatra pela genitora; esta informou que a criança estava doente, mas não sabia explicar claramente o problema. Dizia que, desde que o bebê começara a ter "sustos" várias vezes ao dia, tinha ficado mais "molinho", apático e chorava bastante. Negou sinais e sintomas que sugerissem doenças infecciosas. O quadro havia iniciado fazia quatro semanas, e a criança já tinha sido levada à emergência duas vezes, onde a mãe recebeu orientação dietética e receita de medicação para cólica. Esta seguiu as orientações, mas nada fez efeito. Enquanto conversava com a mãe, o pediatra observou as alterações citadas e, em 20 minutos, o médico identificou mais de trinta movimentos que pareciam espasmos.
Acerca desse quadro clínico e de aspectos relacionados ao tema nele tratado, julgue os itens que se seguem.
Caso o eletroencefalograma seja normal, o diagnóstico de síndrome de West deve ser afastado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...