Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O aparelho cardiovascular é freqüentemente afetado por doenças sistêmicas. Com relação a esse tópico, julgue os itens que se seguem.
A sarcoidose pode associar-se à presença de outras doenças, como, por exemplo, o mieloma múltiplo, a tuberculose e a hanseníase, e pode levar a uma miocardiopatia com padrão hipertrófico e(ou) isquêmico.
Considere-se que uma adolescente, com 13 anos de idade, foi encontrada por vizinhos, em uma dependência no fundo de sua residência, suspensa por corda de nylon que envolvia seu pescoço com um nó e que estava presa, na outra extremidade, no caibro do telhado. A adolescente apresentava, além do mau cheiro, mancha verde abdominal e circulação póstuma. Com base nessa situação e em seus aspectos médico-legais, julgue os itens a seguir. Caso o exame de alcoolemia da adolescente evidencie níveis de 2 decigramas de álcool por litro de sangue, é correto concluir que ela estava embriagada no momento da morte.
A despeito das novas tecnologias, a radiografia convencional continua representando uma grande parcela dos exames de imagem. Acerca dos exames radiológicos convencionais, julgue os itens de 90 a 99.
Quanto maior a tensão (kVp) empregada, maior o contraste da imagem.
Um dos maiores estudos epidemiológicos psiquiátricos foi conduzido no período de 1980 a 1984 nos Estados Unidos da América e recebeu o nome de área de captação epidemiológica (ECA). Foram entrevistadas 17.803 pessoas e entre os transtornos mentais investigados estava a esquizofrenia. No que se refere a esse transtorno, julgue os itens a seguir.
A prevalência durante toda a vida para os transtornos esquizofrênicos entre a população carcerária é, pelo menos, 400% maior que a prevalência na população geral.
Julgue os itens seguintes, relativos ao megacólon chagásico.
O fecaloma é uma complicação que pode levar a obstrução intestinal.
Um lactente com 1 mês de idade, filho de mãe soropositiva para o HIV, é levado ao ambulatório de crescimento e desenvolvimento, para o acompanhamento após o período neonatal. Com base no histórico perinatal, observou-se que a mãe fora submetida a terapia antiretroviral combinada a partir da 14.ª semana gestacional. A carga viral com 38 semanas gestacionais era indetectável e a gestação evoluiu sem intercorrências. O parto ocorreu com 40 semanas gestacionais, por via vaginal, e a mãe recebeu quimioterapia antiretroviral durante o trabalho de parto. Ao nascer, a criança pesou 3.200 g, mediu, em comprimento 50 cm e o perímetro cefálico mediu 34 cm. Iniciou-se quimioprofilaxia pósnatal a partir da 2.ª hora de vida.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens de 91 a 96.
Se o primeiro exame de carga viral, que deve ser feito no período de três semanas após o nascimento, apresentar resultado negativo, é correto concluir que a criança não está infectada com o vírus HIV.
Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de saúde, apresentando febre, tosse, dor de ouvido e diarréia com sangue havia 24 horas. Ao ser atendida, a mãe relatou que a criança conseguia alimentar-se, não vomitava, estava consciente e, quando era oferecido o soro de reidratação oral, ela o bebia avidamente. Observou-se que a criança estava inquieta e irritada. No exame físico, a temperatura axilar era de 39 ºC, a freqüência respiratória era de 35 incursões por minuto, a paciente apresentava palidez palmar intensa, os olhos não estavam encovados e a pele voltava rapidamente ao estado anterior quando pinçada, além de não apresentar secreção no ouvido.
Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico descrito acima.
Febre de 39º C representa um sinal de perigo, por isso essa criança deve ser, urgentemente, encaminhada a um hospital.
Com referência ao diagrama mostrado na figura acima, julgue os itens a seguir.
Uma das desvantagens desse tipo de diagrama é o efeito Rashomom — que expressa o fato de essa técnica ser estática no tempo —, funcionando como uma fotografia das relações familiares com data definida.
Uma paciente com 35 anos de idade notou nódulo na região parotidiana direita. Relatou na primeira consulta, que tem sentido dor nesta região e que o nódulo tem aumentado de tamanho e é doloroso a palpação. Ela começou a ter dificuldade para fechar o olho do lado da lesão e para fechar a boca eficientemente. Não há flogose. Nessa situação, essa paciente
tem provavelmente uma lesão maligna da glândula parótida.
Uma paciente com 60 anos de idade queixa-se de zumbido no ouvido esquerdo, que vem piorando; sensação de plenitude nesse ouvido e de desequilíbrio constante nos últimos 5 meses. Ela relatou um episódio de surdez súbita há 8 meses, que se reverteu com o tratamento.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Esse quadro sugere a presença de um neurinoma de acústico no ouvido esquerdo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...