Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os fatores relacionados ao trabalho, é clássica a descrição de uma maior incidência de doença coronariana, incluindo infarto agudo do miocárdio, em trabalhadores expostos a
Acerca das patologias benignas da mama, julgue os itens subseqüentes.
A esteatonecrose ocorre mais freqüentemente nas mulheres obesas com seios flácidos, sendo facilmente diagnosticada por parâmetros clínicos.
Um paciente granulocitopênico, após quimioterapia para um linfoma não-Hodgkin, apresentou febre e foi tratado com uma combinação de antibióticos. O quadro febril persistiu e, por isso, foi acrescentado fluconazol ao esquema antimicrobiano. Após uma semana, o paciente continuou com granulocitopenia e febre e iniciou quadro de tosse não-produtiva. A tomografia de alta resolução do tórax mostrou lesão compatível com aspergilose pulmonar invasiva.
Tendo como referência essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
Os novos azóis, como o voriconazol, são úteis no tratamento da aspergilose invasiva.
A síndrome metabólica, descrita há mais de 20 anos por Reaven, representa um número elevado de fatores de risco para doença cardiovascular e vem atingindo proporções epidêmicas no mundo. A respeito dessa síndrome, julgue os seguintes itens.
De acordo com o painel de tratamento em adultos do Programa Nacional de Educação e Tratamento (ATP III EUA), o aumento da concentração sérica de triglicerídios e baixa concentração sérica de HDL-colesterol constituem critérios diagnósticos da síndrome.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Com relação às insulinas, podemos afirmar que a (s):
insulina regular deve ser administrada imediatamente antes das refeições
insulinas de ação ultra-rápida têm início de ação entre 15 a 30 minutos e duração efetiva de 6 a 8 horas
insulina glargina tem início de ação 2 a 4 horas após sua injeção subcutânea e pode ser administrada via intravenosa.
insulina Detemir não tem pico de ação e duração efetiva de 30 horas
principal indicação das insulinas Glargina e Detemir é promover a insulinemia basal, necessitando co-administração de insulina de ação rápida ou ultra-rápida para evitar hiperglicemia pós-prandial
Com base no caso clínico hipotético descrito no texto, julgue os itens seguintes.
A avaliação dos níveis séricos de frutosamina é fundamental nessa situação clínica, pois esse exame possui elevada sensibilidade e especificidade na detecção precoce de acometimento renal no tipo de paciente considerado.
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune, de etiologia desconhecida e que acomete vários órgãos do corpo humano. Acerca dessa moléstia, julgue os itens subseqüentes.
Infecções, glomerulonefrite e infarto do miocárdio são exemplos de causas de morte associadas ao LES.
Embora a aterosclerose coronariana seja a causa mais freqüente de insuficiência coronariana aguda, existem outras patologias que podem comprometer o fluxo coronariano e causar quadros isquêmicos instáveis. A possibilidade de doença não obstrutiva deve ser sempre lembrada, principalmente na ausência de fatores de risco, tal como:
Alcoolismo.
Dislipidemia.
Doação de sangue.
Insônia.
Uso de cocaína.
Um médico presencia uma possível parada cardiorrespiratória-cerebral. A primeira conduta a ser adotada é:
Uma mulher de 44 anos, portadora de cirrose por vírus C, é levada ao pronto-socorro com história de inversão do ritmo sono-vigília e períodos de confusão mental. Ao exame físico está sonolenta, ictérica, com asterix e ascite. Os exames mostram Hb = 10,9 g/dL, leucócitos = 9.000/mm3, bastonetes = 9%, segmentados = 70%, eosinófilos = 5%, linfócitos = 16%, plaquetas = 112 mil/mm3, glicemia = 104 mg/dL, uréia = 69 mg/dL, creatinina = 1,9 mg/dL, com sódio = 129 mEq/L, potássio = 4,8 mEq/L, sedimento urinário e radiografia de tórax normais. É realizada uma punção do líquido ascítico que mostra 690 células, sendo 40% polimorfonucleares, 60% linfomononucleares. A melhor conduta é tratar com
albumina IV e lactulose VO.
cefalosporina de 3a geração e albumina IV.
cefalosporina de 3a geração associada a metronidazol IV.
esquema tríplice para tuberculose.
lactulose e neomicina VO.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...