Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, acerca das técnicas utilizadas para diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos.
Na síndrome de Wernicke, a TC e a RM podem parecer normais, embora sejam observados floridos hemorrágicos circundando o terceiro e o quarto ventrículo.
De uma coorte de crianças nascidas em uma pequena cidade, acompanhadas durante cinco anos, obtiveram-se os seguintes dados: 1.000 nascidos vivos com mais de 1.000 g; 50 nascidos mortos com mais de 1.000 g ou mais de 28 semanas gestacionais; 20 mortes de recém-nascidos com até sete dias de vida; 25 mortes de recém-nascidos com até 28 dias; 40 mortes de recém-nascidos pesando menos de 2.500 g; 100 recém-nascidos vivos com menos de 37 semanas gestacionais; 150 recém-nascidos vivos pesando menos de 2.500 g; 45 crianças que morreram com até 1 ano de vida; 50 crianças que morreram ao final do quinto ano de acompanhamento.
Em relação a essa situação hipotética e à luz das definições básicas adotadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde do Brasil, julgue os seguintes itens.
A taxa de mortalidade perinatal foi de 45 por 1.000.
O pilar básico na boa prática médica continua sendo o conhecimento da fisiologia, da patogenia e do diagnóstico clínico e laboratorial das doenças. Considerando a atuação do pediatra generalista na prevenção e atenção às doenças que atingem as crianças, julgue os próximos itens.
Considere que uma criança de sete anos, acompanhada de seu pai, deu entrada na emergência de um hospital com história de febre e uma tumoração dolorosa e hiperemiada em linha média do pescoço, que se movia com a deglutição. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de cisto tireoglosso infectado e tem indicação cirúrgica para drenagem.
Um homem de 63 anos de idade apresentou, há 4 anos, tremor e bradicinesia inicialmente no hemicorpo direito e, a seguir, no esquerdo, que evoluíram, com tendência à hipertonia plástica.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
O diagnóstico de hematoma subdural crônico está bem claro pela evolução descrita do quadro clínico.
Considere as seguintes afirmações:
I. Em algumas ocupações têm sido registrada elevada prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), como, por exemplo, nos controladores de tráfego aéreo;
II. Quando comparados com seus próprios exames admissionais, observa-se uma prevalência maior nos trabalhadores de torres de grande movimento do que naqueles das de pequeno movimento;
III. A HAS pode ser classificada conforme a gravidade do quadro, com base nos níveis da pressão arterial (PA) diastólica, seguindo os seguintes parâmetros:
HAS leve – diastólica entre 90 e 99 mm/Hg e sistólica entre 140 e 159 mmHg;
HAS moderada – diastólica entre 100 e 109 mmHg e sistólica entre 160 e 179 mmHg;
HAS grave – diastólica acima de 110 mmHg e sistólica acima de 180 mmHg.
Está correto o que consta em
Acerca das patologias benignas da mama, julgue os itens subseqüentes.
A maioria das mulheres com mastalgia não necessita de exames complementares.
Um paciente granulocitopênico, após quimioterapia para um linfoma não-Hodgkin, apresentou febre e foi tratado com uma combinação de antibióticos. O quadro febril persistiu e, por isso, foi acrescentado fluconazol ao esquema antimicrobiano. Após uma semana, o paciente continuou com granulocitopenia e febre e iniciou quadro de tosse não-produtiva. A tomografia de alta resolução do tórax mostrou lesão compatível com aspergilose pulmonar invasiva.
Tendo como referência essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
A anfotericina B e o itraconazol são alternativas para o tratamento da aspergilose invasiva.
A síndrome metabólica, descrita há mais de 20 anos por Reaven, representa um número elevado de fatores de risco para doença cardiovascular e vem atingindo proporções epidêmicas no mundo. A respeito dessa síndrome, julgue os seguintes itens.
Ainda de acordo com a ATP III, a obesidade, definida pelo índice de massa corporal, também constitui critério diagnóstico da síndrome.
Medicina - Endocrinologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Paciente feminina com 58 anos, residente em área deficiente de iodo, queixa-se de dor persistente no ombro direito e na região lombar. Ao exame físico, apresenta-se com nódulo de consistência endurecida, com cerca de 2,5 cm, indolor, no terço inferior do lobo direito da glândula tireóide. Clinicamente eutireoideana. Ausência de linfoadenomegalias na região cervical. Os exames laboratoriais demonstraram: T4L=1,2 ng/dl; TSH=2,4 mUI/mL, tireoglobulina =200 ng/ml e calcitonina sérica =7,5 pg/mL. O exame radiológico evidenciou lesão lítica 1/3 proximal do braço direito e em uma vértebra lombar.
A hipótese diagnóstica é:
carcinoma papilífero de tireóide
carcinoma medular de tireóide
carcinoma folicular de tireóide
adenoma folicular de tireóide
hiperparatireoidismo secundário
Com base no caso clínico hipotético descrito no texto, julgue os itens seguintes.
A associação de um diurético tiazídico, como hidroclorotiazida, deve ser usada para o controle dos níveis pressóricos do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...