Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um menino, com 12 anos de idade, andava de "skate", quando sofre uma importante queda, com contusões, mas sem solução de continuidade. Após 10 dias desenvolve febre alta e dor em articulação de joelho esquerdo. Ao exame, observa-se a presença de artrite que é drenada, com saída de secreção purulenta, encaminhada para exame. Espera-se que a cultura do fluido articular esteja:
positiva para Escherichia coli.
positiva para Salmonella sp.
positiva para Pseudomonas aeruginosa.
positiva para Staphylococcus aureus.
estéril.
Considerando a figura acima, que representa um coágulo sanguíneo, bem como aspectos da hemostasia, julgue os seguintes itens.
As estruturas semelhantes à indicada na figura pela seta corresponde às moléculas de fibrina responsáveis pela formação do trombo hemostático.
A craniossinostose é definida como fechamento prematuro das suturas cranianas. Sua causa é desconhecida na maioria das crianças, embora as síndromes genéticas possam responder por 10% a 20% dos casos da doença. A respeito das manifestações clínicas dessa doença, julgue os itens a seguir.
A craniossinostose secundária é resultante do crescimento insuficiente do cérebro.
De acordo com a ocupação do trabalhador, além do exame clínico, o médico deverá solicitar exames complementares para avaliar, entre outras coisas, se existe exposição ambiental acima do limite de tolerância. É indicador biológico que tem significado de exposição excessiva, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico:
arsênico/urina.
chumbo/sangue.
cádmio/urina.
colinesterase plasmática/sangue.
ácido delta amino levulínico/urina.
A hipofunção da supra-renal ou insuficiência primária (Doença de Addison) origina-se na glândula caracterizando-se por secreção diminuída de mineralocorticóide, glicocorticóides e androgênios, além de destruição completa ou parcial do córtex da suprarenal. Tem como causa, além do processo autoimune e neoplasias:
Medicina - Gastroenterologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Qual das opções abaixo está correta para o rastreamento populacional do carcinoma colorretal?
os pacientes com doença inflamatória intestinal devem ser rastreados com colonoscopias anuais após 20 anos de doença
nos pacientes com parentes de primeiro grau com câncer ou pólipos colônicoas, o rastreamento deve ser iniciado 10 anos antes do caso índice independente da idade deste
nos casos de câncer hereditário não polipóide o rastreamento deve ser iniciado aos 40 anos
pacientes com história pregressa de neoplaisa colônica devem manter acompanhamento com colonoscopias anuais
a população habitual deve iniciar o rastreamento aos 50 anos
Durante endoscopia digestiva alta diagnóstica de paciente em investigação de doença do refluxo gastro-esofagiana, foi observada presença de segmento digitiforme de 2 cm de mucosa de coloração alaranjada acima do topo das pregas gástricas localizadas 3 cm acima do pinçamento diafragmático. O exame histopatológico dos fragmentos retirados deste segmento digitiforme mostrou presença de epitélio colunar sem células caliciformes e sem displasia. O acompanhamento endoscópico desse paciente deve ser:
não é necessário acompanhamento endoscópico
trimestral
semestral
anual
a cada 2 - 3 anos
A hemoglobina glicada é utilizada na aferição do controle metabólico de pacientes diabéticos. Uma causa de FALSA REDUÇÃO de hemoglobina glicada é:
gestação;
uso de aspirina;
uremia;
hemoglobina F;
hiperlipemia.
Com referência ao hipertireoidismo e ao hipotireoidismo, julgue os itens que se seguem.
A presença de hipotermia, hipoventilação, hiponatremia, hipoxemia, hipercapnia, hipertensão arterial, convulsões e diminuição do nível de consciência em um paciente com hipotireoidismo, caracteriza uma grave emergência clínica denominada coma mixedematoso.
Qual dos fatores de risco abaixo cujo controle é mais importante para a prevenção do AVC em idosos?
hipertensão arterial;
tabagismo;
dislipidemia;
sedentarismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...