Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de 35 anos de idade procurou atendimento médico devido a intensa e difusa dor abdominal. Relatou ter sido diagnosticada úlcera péptica gástrica. A avaliação clínicolaboratorial indicou que o paciente apresentava úlcera péptica perfurada. Acerca dessa complicação da doença ulceropéptica, julgue os itens que se seguem.
As alterações laboratoriais encontradas nessa complicação incluem: a leucocitose, a elevação dos níveis séricos de amilase (cerca de seis vezes acima do limite superior da normalidade), de transaminases e de bilirrubinas e a presença de ar intraperitoneal livre, observada na radiografia de abdome em decúbito lateral.
São características clínicas do Parkinsonismo, EXCETO:
Uma criança com 1 ano de idade apresenta história de cianose progressiva desde os 3 meses de idade e diagnóstico prévio de tetralogia de Fallot. Segundo a mãe, não estava em uso de medicação cardiovascular. Chegou ao pronto-socorro com história de febre há 1 dia, agitação psicomotora alternada com amolecimento. Ao exame, apresentava freqüência cardíaca de 140 bpm, freqüência respiratória de 20 irpm e saturação periférica de 60%, embora não aparentasse apresentar cianose. Ausculta cardíaca mostrou hiperfonese da segunda bulha em área pulmonar e tricúspide, não sendo percebidos sopros cardíacos.
Com relação a esse caso clínico, julgue os próximos itens.
O quadro clínico apresentado deve ser decorrente de uma crise de hipóxia.
No tratamento das dislipidemias, consideraremos:
em relação aos triglicerídeos, o principal alvo é a redução do LDL-col
reduzir os níveis de triglicerídeos quando os de HDL-col estiverem alto
o tabagismo está relacionado a elevação de HDL-col
as estatinas não são os medicamentos de escolha para redução do LDL-col em adultos
ezetimibe inibe a absorção intestinal de colesterol e de triglicerídeos a nível
A respeito do quadro clínico de um paciente de 70 anos de idade, que será submetido a lobectomia pulmonar devido a adenocarcinoma de pulmão, julgue os itens que se seguem. Volume expirado forçado no primeiro segundo (VEF1) < 15% do predito não é contra-indicação para cirurgia de redução pulmonar.
Três semanas após um episódio de faringite aguda, uma menina de 10 anos de idade desenvolveu nódulos subcutâneos nos braços e no tronco. Ela também apresenta movimentos coreiformes e se queixa de dor nos joelhos e nos quadris, particularmente quando se movimenta. A ausculta torácica revelou um atrito audível. O nível de antiestreptolisina O está elevado.
Julgue os itens seguintes, acerca do quadro clínico acima apresentado e de temas a ele relacionados.
Os pacientes com cardiopatia reumática crônica podem sofrer de arritmias, complicações tromboembólicas e endocardite infecciosa.
A Medicina Tradicional Chinesa criou um discurso para explicar as razões do surgimento da enfermidade. Nesse sentido, os fatores patogênicos foram divididos em exteriores, interiores, não-exteriores e não-interiores e também foi concebida uma espécie de mecanismo de adoecimento para explicar porque esses fatores patogênicos agridem o organismo. Considerando essa maneira peculiar de entender o adoecimento, julgue os itens subseqüentes.
O Vento, o Fogo, a Umidade e o excesso de alimentos frios são considerados fatores patogênicos interiores.
Em relação ao uso de lítio, é correto o que se afirma em:
O lítio pode reduzir os níveis séricos do cálcio e causar leucopenia e plaquetopenia. O risco de agranulocitose é 1:1.000 (0,1%).
A hemodiálise é indicada em intoxicações com litemias entre 1.5 e 2.5 mEq/I.
Os efeitos renais do lítio incluem redução da diurese, conseqüente ao aumento da capacidade de concentração da urina em resposta à ação do hormônio antidiurético (ADH).
o uso do lítio, ao fim da gravidez, pode fazer com que o bebê nasça com hipotonia (síndrome do floppy baby).
O lítio pode aumentar o limiar convulsivo à semelhança dos anticonvulsivantes, em alguns casos, pode causar ataxia, fala pastosa e síndrome piramidal (particularmente em idosos).
Julgue os itens seguintes, referentes à doença hemorroidária.
As hemorróidas externas com trombose, na maioria das vezes, respondem ao tratamento clínico.
São considerados fatores de risco e associados a maiores níveis de bilirrubina neonatal:
idade materna > 25 anos; primiparidade; via vaginal com fórcipe; idade gestacional entre 36 e 38 semanas
céfalo-hematoma e equimoses; aleitamento materno; sexo feminino; RN GIG; idade gestacional entre 37 e 38 semanas
peso ao nascer inferior a 2500g; gemelaridade; parto vaginal com fórcipe; RN de mãe diabética
parto cesariana; peso ao nascer inferior a 2500g; aleitamento materno; internação neonatal; multiparidade
céfalo-hematoma e equimoses; idade materna > 25 anos; asfixia; multiparidade; gemelaridade; parto cesariana
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...