Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às lesões do sistema nervoso central, julgue os itens a seguir.
Na doença de Alexander, verifica-se elevação dos níveis de N-acetil-aspartato à espectroscopia de hidrogênio por RM.
Um paciente com 60 anos de idade, assintomático respiratório e não-fumante, apresenta, no exame radiológico de tórax, lesão de 2 cm de diâmetro localizada na porção apical do lobo superior do pulmão direito. A tomografia de tórax não mostrou conteúdo de cálcio ou de gordura no interior da lesão.
Com referência ao quadro clínico acima descrito, jugue os itens seguintes.
O fato de a lesão estar situada ao lobo superior direito indica que se trata de provável processo benigno.
Na história aeronáutica brasileira recente, ocorreram dois trágicos acidentes, com os vôos 1907 e 3054, respectivamente em setembro de 2006, na selva de Mato Grosso, e em julho de 2007, na cidade de São Paulo. Durante os exames e a identificação dos corpos das vítimas, observou-se que as causas de morte predominantes nos dois acidentes foram diferentes. No primeiro caso, houve rompimento da estrutura da aeronave em pleno vôo, partição e liberação dos corpos a grande altura no ar, com queda sob árvores de floresta tropical. No segundo acidente, houve colisão e explosão seguida de incêndio no solo.
Em face dessas considerações e de aspectos médico-legais correlatos, julgue os itens a seguir, relativos aos acidentes acima mencionados.
Nas declarações de óbito, os legistas podem ter freqüentemente assinalado politraumatismo como causa de morte predominante no primeiro acidente e carbonização, no segundo.
As possíveis causas da puberdade precoce, caracterizada principalmente pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários antes dos 8 anos de idade, incluem
a hiperplasia adrenal congênita, considerada uma das causas de pseudopuberdade precoce heterossexual.
Considere a seguinte situação.
Um paciente com ferimento em região plantar por farpa, com relato de imunização básica de toxóide tetânico, há cinco anos, e dose de reforço há um ano.
Nessa situação, a conduta mais indicada é:
Com relação à tenossinovite de De Quervain, julgue os seguintes itens.
A longo prazo, tanto o tratamento conservador quanto o cirúrgico possuem o mesmo prognóstico.
Um paciente apresenta uveite anterior do tipo granulomatoso, sinequiante, com nódulos conjuntivais, ppd não reator, enzima conversora de angiotensina elevada, aumento da glândula lacrimal e hepatoesplenomegalia. Qual a causa provável dessa uveíte anterior?
sarcoidose
herpes simples
sífilis
lepra
brucelose
Considerando o caso clínico de um paciente com dor cervical crônica que apresenta atitude postural com a cabeça para a frente em relação ao tronco, julgue os itens que se seguem.
A postura descrita, por ser disfuncional, causa quadro álgico agudo sempre que adotada.
Um paciente sem evidência pessoal ou familial de distúrbios hemorrágicos apresenta anormalidade no Tempo de Protrombina que se mostra alargado e com INR acima de 1,5. Ele recebe terapia de reposição com vitamina K subcutânea durante 3 dias e não apresenta modificação no teste. Deve-se pesquisar a:
anticoagulação circulante
trombofilia
doença hepática
doença do colágeno
doença celíaca
Na Síndrome de Ovários Policísticos (S. O. P.) o uso de metformina, EXCETO:
promove ciclos regulares.
diminui a produção hepática de glicose.
reduz o nível de SHBG.
diminui a produção de insulina.
inibe a 17-hidroxilase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...