Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao esquema de pontos propostos abaixo, correlacione-os com a síndrome patológica e seus sintomas correspondentes:
1. Cefaléia, febre baixa, sensação de queimação no ânus, perda de fezes com odor desagradável, náusea, sede sem desejo de ingerir líquidos, sensação de peso, anorexia.
2. Cefaléia temporal, irritabilidade, propensão a explosões de fúria, zumbi-do, surdez, tontura, sede, distúrbios de sono, gosto amargo na boca, constipação com fezes ressecadas.
3. Irritabilidade pré-menstrual, dismenorréia, sensação de caroço na gar-ganta, eructação, regurgitação ácida, depressão, distensão e dor no hi-pocôndrio.
4. Agitação mental, sensação de inquietude e de calor, insônia, palpitação, sede, úlceras na boca, rubor facial, gosto amargo na boca, urina escura.
5. Cefaléia surda occipital, insônia, parestesia de membros, rubor malar, tontura, visão turva, propensão a explosões de fúria, lombalgia, zumbido, sudorese noturna, emissão noturna.
A associação CORRETA é:
Medicina - Ultrassonografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação a reflexão do feixe de ultrassom, é correto afirmar:
Quanto menor a diferença de impedância acústica entre dois meios, maior é a reflexão
Quanto maior a diferença de impedância acústica entre dois meios, maior é a reflexão.
A diferença de impedância acústica entre dois meios não interfere na reflexão
A diferença de impedância acústica entre dois meios interfere na reflexão, porém é maior ou menor dependendo da densidade dos meios
A diferença de impedância acústica entre dois meios interfere na reflexão apenas dos meios sólidos.
Medicina - Psiquiatria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Diversos sintomas psiquiátricos podem ocorrer em pacientes com epilepsia. Assinale a alternativa correta.
Até 20% dos pacientes com crises parciais complexas têm psicose, depressão, transtornos de personalidade ou hipossexualidade.
Existe uma associação entre foco epiléptico localizado à direita e a presença de sintomas psicóticos.
Pacientes com crise parcial complexa têm incidência maior de mania do que outros pacientes com epilepsia, especialmente se o foco se localiza à esquerda.
A síndrome de Geschwind, que ocorre em pacientes com epilepsia parcial complexa, caracteriza-se por euforia, hiper-religiosidade, viscosidade e hipografia.
As psicoses peri-ictais costumam piorar com o aumento da atividade epiléptica, enquanto as psicoses inter-ictais em geral pioram quando há diminuição da atividade epiléptica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O exame alfa 1 glicoproteína ácida é utilizado para substituir a dosagem de:
Julgue os itens a seguir, acerca da insuficiência respiratória aguda.
Síndrome da angústia respiratória do adulto (SARA), edema agudo de pulmão, embolia pulmonar aguda e asma grave são exemplos de causas de insuficiência respiratória do tipo hipoxêmica.
Medicina - Otorrinolaringologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma mulher de 53 anos apresenta um tumor sangrante na fossa nasal esquerda, visível à rinoscopia anterior. Tomografia computadorizada mostrou uma lesão expansiva ocupando a cavidade nasal e etmóide esquerdos, com erosão do teto. Assinale a alternativa que não contém uma hipótese diagnóstica válida
Estesioneuroblastoma
Papiloma invertido
Carcinoma epidermóide.
Pólipo nasal
Schwannoma maligno.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído _ PAIR, analise as proposições abaixo e marque certo ou errado e assinale a seqüência correta, de cima para baixo:( ) acomete mais intensamente o setor do órgão de Corti localizado na espiral basal da cóclea, no interior da orelha interna.
( ) quando diagnosticada precocemente e estabelecidas medidas de controle, a lesão se recupera, sem seqüelas.
( ) pode ser agravada através da exposição simultânea do trabalhador a ruídos intensos e a determinados produtos químicos.
( ) tempo de exposição ao ruído e susceptibilidade individual são fatores que influenciam na instalação da PAIR.
E; C: C: E
C; E; C; C
C; C; E; E
E; C; E; C
No câncer de mama masculino, podemos afirmar, EXCETO:
Medicina - Ginecologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos fármacos que atuam no trato urinário, quer diretamente na uretra e na bexiga, quer em diversos locais do sistema nervoso central, qual das alternativas abaixo está correta?
Agente colinérgico como o cloreto de betanecol faz contrair o detrusor, com pouca ou nenhuma ação na uretra.
O betanecol pode ser usado por via oral, intramuscular ou endovenosa.
Agente anticolinérgico como atropina aumenta a atividade do detrusor, exercendo efeito sobre a pressão uretral.
Agente anticolinérgico não devem ser prescritos em pacientes com bexiga hiperativa.
A imipramina não deve ser utilizada no tratamento da instabilidade do detrusor.
Medicina - Gastroenterologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O Helicobacter pylori está relacionado diretamente à carcinogênese gástrica, porque
estimula o aumento das células enterocromafins da mucosa.
reduz a concentração do ácido ascórbico do suco gástrico.
inibe o turnover celular da mucosa oxíntica do corpo gástrico.
estimula a produção de ácido clorídrico pelas células parietais.
reduz a produção de prostaglandina na mucosa do antro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...