Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A droga que atua predominantemente realçando a ação da insulina é
Em relação às adenoamigdalectomias, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Em relação às deformidades congênitas na mão, assinale a alternativa incorreta.
A sindactilia é a mais freqüente.
A sindactilia acomete, de preferência, o dedo médio e anular.
As sindactilias podem ser classificadas em completas ou incompletas e simples ou complexas.
A polidactilia mais freqüente é a do dedo mínimo.
Não há um componente hereditário na polidactilia.
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O uso de anticolinesterásicos de ação central pode ocasionar melhora dos sintomas cognitivos e comportamentais nas seguintes demências:
Medicina - Medicina do Trabalho - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Quanto à epicondilite lateral, é correto afirmar:
Também é conhecida como cotovelo de tenista.
Atinge os tendões flexores dos dedos
Atinge os tendões flexores do carpo.
É uma neurite do nervo radial.
Sempre tem etiologia ocupacional.
Marque a alternativa INCORRETA no que diz respeito ao trabalho em turnos.
Os distúrbios qualitativos e quantitativos do sono são freqüentemente citados como o principal problema relacionado aos trabalhos em turnos.
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu uma jornada de seis horas, para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento, excetuando-se as negociações coletivas.
Existe uma relação causal entre o aumento da prevalência de doença cardiovascular e o trabalho em turnos.
A prevalência de hipercolesterolemia e tabagismo foi mais elevada em trabalhadores de turnos em comparação com os de horário diurno.
A modificação do ritmo circadiano e os seus efeitos no sono, a carga psíquica e a dinâmica psicossocial, os hábitos alimentares, e o sedentarismo são alguns dos fatores envolvidos no aumento do risco de doenças cardiovasculares, associado à organização do trabalho em turnos.
Paciente, 23 anos, G3P1A1, 30 semanas de gestação, comparece à Materni-dade Municipal queixando-se de contrações uterinas sem perdas genitais. O exame físico revelou PA:125/70mmHg,UF:27cm, BCF:144bpm, contrações 1/10'/20''. O toque mostrou colo intermediário, 2cm, 50% apagado, apresenta-ção cefálica alta e móvel, com bolsa d'água não formada.
Nesse caso, é CORRETO afirmar que:
Sobre as incretinas, é CORRETO afirmar:
Considere que, um mês após a primeira consulta, a paciente referida no texto procurou atendimento médico, queixando-se de febre (38 /C) e artrite em tornozelos e joelhos (migratória) e que, ao exame cardiovascular da paciente foi agregado um atrito pericárdico. Feito, então, o diagnóstico de febre reumática em atividade, foi prescrita à paciente prednisona 60 mg/dia por 4 semanas, em uso ambulatorial. Cerca de 3 semanas após o início do tratamento com corticóide oral, por não apresentar mais nenhum sintoma, a paciente suspendeu, por conta própria, o uso do corticosteróide. Dois dias após a suspensão do tratamento, ela foi levada ao pronto-socorro, com fraqueza muscular, naúseas e vômitos, cefaléia e confusão mental. O exame clínico nela realizado mostrou importante hipotensão arterial, cianose acral e desidratação. Diante dessa progressão do quadro clínico, é correto afirmar que a paciente apresenta
insuficiência adrenocortical aguda.
choque anafilático tardio.
hipotireoidismo agudo.
síndrome de Cushing aguda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...