Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um paciente vem ao seu consultório, solicitando requisições para fazer um exame periódico de saúde. Ele tem 48 anos, é sedentário, tabagista, nega etilismo e nega ser portador de doenças crônicas ou uso de medicações cronicamente. Refere que faz esse tipo de exames anualmente há 5 anos, e nunca foram encontrados problemas em sua saúde, o que é confirmado pelo laudo normal de aproximadamente 50 exames feitos a cada ano, nos últimos 5 anos. Ao exame físico, apresenta- se normal, exceto por medida de IMC de 41, que também permanece nessa medida nos últimos 5 anos. Em relação a esse paciente, pode-se dizer que

  • A.

    os exames não devem ser feitos, pois já vêm vindo normais nos últimos anos.

  • B.

    os últimos 5 exames periódicos que esse paciente fez não foram úteis para a promoção de sua saúde.

  • C.

    o tabagismo não é doença e sim erro de comportamento.

  • D.

    apenas se ele apresentasse hipertensão leve deveria ser orientado a parar de fumar.

  • E.

    ele não deve ser estimulado a praticar esportes, por ter IMC compatível com sobrepeso.

Dentre os apresentados abaixo, que esquema antibiótico você indicaria para o tratamento de pielonefrite em um paciente diabético com cálculo em ureter esquerdo e leve hidronefrose

  • A.

    Norfloxacin por 14 dias.

  • B.

    Ciprofloxacin por sete dias.

  • C.

    Gatifloxacina por três dias

  • D.

    Imipenem por 10 a 14 dias.

  • E.

    Nitrofurantoína por 21 dias

NÃO faz parte da resposta endócrina e metabólica ao trauma e sepsis.

  • A.

    Aumento de ACTH, cortisol e catecolaminas

  • B.

    Aumento do ADH (hormônio antidiurético) e aldosterona.

  • C.

    Aumento sérico do ferro e do zinco.

  • D.

    Aumento da lipólise, proteólise e ureogênese hepática.

  • E.

    Aumento do glucagon e da resistência periférica à insulina.

Num paciente com o diagnóstico de embolia pulmonar pressão arterial 80/50 mm Hg há meia hora e freqüência cardíaca = 120 batimentos por minuto, com ritmo sinusal, sem dados clínicos sugestivos de infecção ou de desidratação, a conduta seria:

  • A. heparina fracionada e varfarina, mais droga vasoativa.
  • B. uso de trombolíticos.
  • C. embolectomia cirúrgica caso TC helicoidal confirmasse embolia pulmonar.
  • D. heparina fracionada e filtro de cava.
  • E. heparina fracionada e início simultâneo de varfarina.

Considerando um anestésico inalatório que, na temperatura da sala de cirurgia, produza 200 ml de vapor para cada mililitro vaporizado, qual seria o consumo aproximado desse anestésico em 2 horas de anestesia, mantendo um fluxo de gases de 2 litros/minuto e uma concentração inspirada de 1%?

  • A. 6 ml.
  • B. 9 ml.
  • C. 12 ml.
  • D. 15 ml.

Com base na edição IV das Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Asma, julgue os itens subseqüentes.

Na infância, a asma é desencadeada principalmente por tabagismo passivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Perícia médica é qualquer ato propedêutico ou exame com a finalidade de contribuir com as autoridades administrativas, policiais ou judiciárias, na formação de juízos a que são obrigados. Julgue os seguintes itens, relacionados à perícia médico-legal e aos peritos. O termo corpo de delito pode ser empregado para designar qualquer pessoa ou objeto envolvido no fato delituoso.

  • C. Certo
  • E. Errado

São afirmativas verdadeiras sobre os tumores de reto, EXCETO:

  • A. A lesão de ureter é mais comum próximo ao local de ligadura da artéria me-setérica inferior.
  • B. Nos tumores de reto inferior, há maior risco de envolvimento metastático dos linfonodos pélvicos laterais do que nos tumores de reto médio e superior.
  • C. Nos tumores de reto médio e superior, a drenagem linfática ocorre quase exclusivamente para os linfáticos que acompanham a artéria mesentérica inferior.
  • D. A ligadura da artéria retal superior, logo após sua emergência da artéria me-sentérica inferior, é considerada oncologicamente suficiente para o trata-mento dos tumores de reto.

Quanto aos documentos Médico-Legais é correto afirmar que:

  • A. laudo Médico Legal é o documento redigido pelo médico legista, de próprio punho, e Auto é o documento ditado à outra pessoa, geralmente a um escrivão ou membro do poder judiciário, de autoria exclusiva das autoridades policiais e judiciárias.
  • B. atestado Médico é a afirmação simples e por escrito de um fato médico e suas conseqüências, onde deverá sempre estar consignado o número do CID-X (Classificação Internacional de Doenças).
  • C. os Laudos Médico-Legais se dividem, classicamente, nas seguintes partes: Preâmbulo, Quesitos, Histórico, Análise de Relatórios Médico-Hospitalares e de Exames Subsidiários, Descrição, Discussão, Conclusão e Resposta aos Quesitos.
  • D. parecer Médico-Legal é uma consulta Médico-Legal feita exclusivamente pelo Juiz, a uma instituição cujo corpo técnico tem competência inquestionável, ou a um professor cuja autoridade na matéria seja reconhecida, e vale pelo renome de quem o subscreve.
  • E. em localidades remotas, onde não exista médico ou médico-legista, as declarações de óbito relativas a mortes suspeitas podem ser subscritas por duas pessoas idôneas, que possuam diploma de curso superior, e que tenham sido nomeadas pela autoridade policial para proceder ao exame cadavérico.

Dos critérios abaixo, qual o mais sensível e específico para o diagnóstico da sinusite na infância?

  • A.

    Achado radiológico de opacificação dos seios da face.

  • B.

    Hemograma com alterações sugestivas de infecção bacteriana.

  • C.

    Tosse e secreção nasal mucopurulenta de evolução há mais de 10 dias.

  • D.

    Edema e dor facial.

  • E.

    Resfriados que se repetem em intervalos menores que 30 dias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...