Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Neurologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A mancha vermelho-cereja no fundo de olho representa
degeneração da camada pigmentar da retina.
hamartoma retiniano.
depósito de esfingolípides na camada de células neuroganglionares da retina.
degeneração do nervo óptico.
coloboma de retina.
Em um ambiente com aerodispersóides fibrinogênicos, o médico do trabalho deve realizar exame clínico anual. Qual a periodicidade dos exames periódicos complementares?
RX de tórax anual e espirometria anual.
RX de tórax anual e espirometria bienal
RX de tórax bienal e espirometria anual
RX de tórax bienal e espirometria bienal
RX de tórax a cada três anos e espirometria bienal
Kent, em sua obra Filosofia Homeopática, trata do conceito de Substância Sim-ples.
Qual alternativa NÃO corresponde ao pensamento desse autor?
As plaquetopenias podem ter causas adquiridas (como a Púrpura Trombocito-pênica, Coagulopatia de consumo) ou hereditárias. Das hereditárias, um exemplo é a Síndrome de ______, doença autossômica recessiva em que há ausência ou deficiência do complexo Gp 1b – IX – V e que se caracteriza por plaquetas gigantes e em quantidade moderadamente reduzidas:
A lacuna do enunciado é CORRETAMENTE preenchida por:
Medicina - Ginecologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Paciente de 55 anos, assintomática, sem uso de TRH, foi submetida a mamografia que demonstrou nódulo circunscrito de 1 cm no quadrante súpero-lateral de mama direita, sem calcificações no interior, aspecto reniforme e área hipodensa no interior. A lesão não foi visualizada pelo ultra-som. O diagnóstico e a conduta prováveis são, respectivamente:
fibroadenoma - seguimento mamográfico em 6 e 12 meses.
carcinoma circunscrito - excisão local após localização por agulhamento.
lipoma – seguimento mamográfico em 12 meses.
carcinoma intra-ductal invasivo - excisão local.
Alterações no metabolismo do cálcio e do fósforo nos ossos são observadas em pacientes com insuficiência renal crônica. Essas anormalidades caracterizam, em conjunto, a osteodistrofia renal. No quadro clínico dessa doença, não se encontra
formação inadequada de 1,25-diidroxivitamina D nos rins.
No atendimento inicial do paciente traumatizado, deve-se lembrar que a gravidade das lesões de face está associada, principalmente,
Qual dos seguintes mediadores de origem linfocitária é o mais importante para recrutamento de células mononucleares fagocíticas na reação de hipersensibilidade do tipo IV?
Medicina - Pneumologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As bronquiectasias são dilatações e distorções irreversíveis dos brônquios, que ocorrem como conseqüência de agressão infecciosa e de deficiência na depuração de secreções brônquicas. Atualmente, acredita-se que a elastase, enzima proteolítica proveniente dos leucócitos, seja a responsável pelas lesões e pela progressão da doença, em 80 a 90% dos casos. Assinale a alternativa incorreta.
Obstrução brônquica tanto por corpo estranho como por impactação monóide como a que ocorre no pós-operatório, na asma, na granulomatose broncocêntrica.
Doenças imunológicas: deficiência de IgG, IgA, alterações leucocitárias
Só poucos casos são causadas por infecções.
Hereditárias: fibrose cística, deficiência de alfa 1 antitripsina, discinesia ciliar primária.
Anomalias anatômicas congênitas pulmonares:síndrome de Mounier Kuhn, síndrome de William Campbell; e vasculares: seqüestro pulmonar.
Acerca da tuberculose (TB), assinale a opção correta.
É uma doença infecciosa e contagiosa, cujo diagnóstico preventivo é feito por meio da coleta de secreção do pulmão conhecido como teste de Mantoux.
O médico (e a equipe de saúde) deve estar preparado para realizar a busca sistemática de sintomáticos respiratórios (pessoas maiores de 15 anos de idade que buscam serviços de saúde por qualquer motivo e têm queixas de tosse e expectoração por três semanas ou mais), pois, entre eles, pode estar um doente com TB pulmonar bacilífera.
A grande maioria das pessoas infectadas com o agente etiológico da tuberculose adoece (apresenta tuberculose doença) nos primeiros dois anos após a infecção.
O esquema básico para tratamento de casos novos de TB pulmonar e extrapulmonar (exceto meningite) é: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por 2 meses, seguido de rifampicina, isoniazida e etambutol por 4 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...