Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A siderose é uma pneumoconiose ocasionada por poeiras inorgânicas. Qual o agente?

  • A.

    Amianto

  • B.

    Zinco

  • C.

    Estanho

  • D.

    Ferro

  • E.

    Vanádio

Numa epidemia de febre amarela urbana, um médico homeopata investigou o quadro sintomático de alguns pacientes e escolheu Eupatorium perfoliatum como medicamento mais similar ao gênio epidêmico.

A alternativa que contém os sintomas do quadro epidemiológico é:

  • A. Dor articular e generalizada, como se doessem os ossos, melhor pelo mo-vimento e piora pelo repouso, dor nos globos oculares, ausência de sede durante a febre e vômitos biliosos durante a febre.
  • B. Dor generalizada em toda a musculatura corporal como contusão, dor nos globos oculares, mal podendo movê-los, manchas violáceas disseminadas pelo corpo e ausência de sede durante a febre.
  • C. Dor generalizada nas articulações e músculos, como se a musculatura esti-vesse contundida, grande prostração na febre, sensação de frio generaliza-do, palidez facial, sudorese fria, ausência de sede na febre.
  • D. Dor articular e generalizada, como se os ossos estivessem quebrados, pior ao menor movimento, melhora com o repouso, globos oculares doloridos, desejo ardente de água gelada durante a febre, sorvida em grandes quanti-dades e fraqueza muscular intensa.

Uma complicação potencialmente perigosa do uso de heparina é a trombocito-penia induzida pela heparina, caracterizada por redução (às vezes importante) na contagem plaquetária em paciente usando a droga. O exame utilizado para confirmar o diagnóstico é:

  • A. contagem plaquetária em sangue colhido com heparina.
  • B. detecção de anticorpos antiplaquetários.
  • C. dosagem de trombopoltina.
  • D. ultra-som abdominal.

Paciente de 24 anos, apresentando ciclos menstruais irregulares e galactorréia. Os níveis de prolactina dosados foram de 78 ng/mL. Qual outra disfunção deve obrigatoriamente ser pesquisada?

  • A.

    Hipotireoidismo.

  • B.

    Diabetes mellitus.

  • C.

    Síndrome de Cushing.

  • D.

    Hiperparatireoidismo secundário.

  • E.

    Insuficiência hepática.

Em casos de insuficiência renal aguda, indica-se substituição da função renal por meio de técnicas dialíticas de emergência em pacientes com

I hiperpotassemia grave e refratária ao tratamento clínico.

II presença de miocardite aguda.

III manifestações de encefalopatia urêmica.

IV alcalose metabólica grave e de difícil controle.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Durante a reanimação inicial, tem contra-indicação para a passagem de sonda vesical o traumatizado que apresentar

  • A. hematúria macroscópica.
  • B. fratura de bacia.
  • C. sangue no toque retal.
  • D. extenso hematoma perineal.
  • E. dor em hipogástrio.

Qual das seguintes características é própria das reações de hipersensibilidade imediata e NÃO é própria das reações de hipersensibilidade retardada/

  • A. Pode ser transferida por linfócitos.
  • B. Existem edema, dilatação vascular e contração de músculo liso.
  • C. Existem infiltrados celulares perivasculares com edema.
  • D. As citocinas são os principais mediadores.

São agentes etiológicos das pneumonias congênitas, pneumonia intra-uterina e na 1.ª semana de vida, pneumonia após a 1.ª semana de vida e pneumonia intersticial respectivamente:

  • A.

    Treponema pallidum, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Chlamydia trachomatis.

  • B.

    Escherichia coli, Streptococcus pneumoniae, Ureaplasma urealyticum, vírus da rubéola.

  • C.

    Micoplasmas, vírus sincicial respiratório, Escherichia coli, Toxoplasma gondii.

  • D.

    Bordetella pertusis Treponema pallidum, Toxoplasma gondii, Pneumocistis carinni.

  • E.

    Adenovírus, varicela, Listéria monocytogenes, bacilos gram negativos.

Com relação à monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) — método não-invasivo que possibilita a medida indireta e intermitente da pressão arterial durante 24 horas —, assinale a opção correta.

  • A.

    Deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita de hipertensão arterial sistêmica, pois, além de não-invasivo, permite fazer esse diagnóstico com alta precisão.

  • B.

    Uma das vantagens desse exame é permitir uma avaliação não-invasiva do comportamento da pressão arterial durante o sono.

  • C.

    Nesse exame, pode-se usar um único tipo manguito/bolsa inflável com largura e comprimento padrão para todos os pacientes, independentemente do valor da circunferência do braço.

  • D.

    Apesar das vantagens relacionadas ao diagnóstico, as variáveis obtidas na análise da MAPA não possibilitam nenhuma avaliação prognóstica da hipertensão arterial, segundo os estudos atuais.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O imunomodulador que tem ação farmacológica mais importante no tratamento do olho seco é:

  • A.

    tetraciclina.

  • B.

    ômega-6

  • C.

    ciclosporina.

  • D.

    acetilcisteína.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...