Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Gestante de 30 anos, secundigesta com um parto normal anterior, em trabalho de parto com dilatação cervical de 7,0 cm. Após realização de amniotomia, apresentou sangramento importante com presença de DIP 2 à cardiotocografia. A causa mais provável é:

  • A.

    Compressão de cordão umbilical.

  • B.

    Rotura uterina espontânea.

  • C.

    Compressão reflexa do pólo cefálico

  • D.

    Descolamento prematuro de placenta.

  • E.

    Rotura de vasa prévia.

Em relação aos exames laboratoriais na sífilis, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A. Os testes treponêmicos específicos se tornam negativos após o tratamento adequado da sífilis primária e secundária.
  • B. O exame de campo escuro é o teste diagnóstico de escolha no cancro duro, mas é inválido na mucosa oral, devido à presença de treponemas saprófitas deste local.
  • C. Um exame VDRL positivo na sífilis recente pode se tornar negativo durante o período de latência tardia.
  • D. Entre os testes sorológicos, o FTA-ABS é o mais sensível na sífilis primária, com reatividade iniciando-se na terceira semana de infecção.

Em relação à nefropatia por IgA (D. Berger), todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A. Apresentação clínica mais comum é hematúria.
  • B. Menos de 5% dos casos progridem para doença renal terminal.
  • C. Associação com cirrose hepática, doença celíaca e infecção pelo HIV.
  • D. Mais comum em crianças e jovens adultos, sendo homens mais acometidos que mulheres.

Em pós-operatórios de grandes cirurgias abdominais, analisando a função pul-monar, podemos afirmar, EXCETO:

  • A. A analgesia completa não restaura a função pulmonar aos níveis do pré-operatório.
  • B. A capacidade vital diminui em até 40% nas primeiras quatro horas de pós-operatório.
  • C. Os pacientes idosos são mais vulneráveis por possuírem complacência pul-monar aumentada e volume residual diminuído.
  • D. A capacidade residual funcional cai para valores em torno de 70% dos obti-dos no pré-operatório em até 24 horas, permanecendo diminuído por alguns dias.

As funções usuais da célula T incluem todas as abaixo exceto:

  • A.

    Produção de linfocinas.

  • B.

    Supressão das atividades das células T

  • C.

    Promoção das atividades das células B

  • D.

    Citólise direta.

  • E.

    Apresentação de antígeno.

São sinais maiores da Doença Reumática, EXCETO:

  • A. Nódulo subcutâneo.
  • B. Cardite.
  • C. Coréia.
  • D. Artralgia.

Qual dos tumores não costuma ser relacionado a hemorragias intraparenquimatosas encefálicas?

  • A.

    Melanoma.

  • B.

    Carcinoma broncogênico.

  • C.

    Carcinoma de células renais.

  • D.

    Coriocarcinoma.

  • E.

    Carcinoma de tireóide.

Sobre a Atenção Hospitalar no Sistema Único de Saúde, é correto afirmar, EXCETO:

  • A. A valorização das unidades hospitalares resulta no isolamento destas em relação ao sistema de saúde no que se refere ao dimensionamento e ade-quação da sua oferta de serviços.
  • B. A rede hospitalar brasileira apresenta-se heterogênea do ponto de vista da incorporação tecnológica e complexidade de serviços, com concentração de recursos e de pessoal em complexos hospitalares nas cidades de médio e grande portes.
  • C. Na distribuição das unidades hospitalares, há desequilíbrio regional, com favorecimento das regiões Sul e Sudeste.
  • D. Historicamente, o modelo hospitalocêntrico de organização da saúde propi-cia uma abordagem ampla dos problemas sanitários do Brasil.

Gestante de 33 anos, primigesta, lúpica, com 34 semanas de gestação, dá entrada no pronto-socorro apresentando edema de membros inferiores; PA=180 x 110 mmHg, proteinúria ++, altura uterina de 31 cm, BCF=152 bpm. O toque mostra colo grosso, posteriorizado e impérvio. A melhor conduta é

  • A.

    diminuição da pressão arterial por meio da utilização de hidralazina endovenosa imediatamente.

  • B.

    administração de sulfato de magnésio e realização de parto cesáreo imediatamente.

  • C.

    internar a paciente, monitorizar a vitalidade fetal e medicá- la com anti-hipertensivos.

  • D.

    administrar analgésicos e sedativos por via endovenosa.

  • E.

    não medicá-la pois trata-se de uma evolução natural da gestação em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico.

Todas as questões relativas à sífilis estão corretas, EXCETO:

  • A. As palmas e plantas são freqüentemente envolvidas na sífilis secundária.
  • B. A linfadenomegalia vista na sífilis secundária, em geral, é discreta, assimé-trica e dolorosa.
  • C. Lesões de mucosas ocorrem na sífilis secundária e são extremamente in-fecciosas.
  • D. Aproximadamente um terço dos pacientes que entram em contato cutâneo ou mucoso com uma lesão de sífilis recente se tornarão infectados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...