Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É indevida a emissão de AIH:
para uma internação de urgência ou eletiva.
durante uma internação que tenha atingido o dobro do tempo médio de permanência.
durante uma internação para realização de um novo procedimento.
para atendimento em regime de Hospital Dia.
para uma nova internação
O movimento apresentado pelo olho na DVD tem três componentes, a saber:
Medicina - Neurologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Paciente de 76 anos, sexo masculino, com história de trauma leve craniano há 26 dias (bateu cabeça no batente da porta do carro quando dele saía), foi trazido à Unidade de Emergência por seus familiares por apresentar, há 3 dias, dor de cabeça, acompanhada de confusão mental (desorientou-se em casa, ficou agitado, não reconheceu sua esposa). No exame clínico foi notada hipertensão arterial (180x120 mmHg), discreto apagamento do sulco nasolabial à direita, desvio pronador à direita na manobra dos braços estendidos, pupilas isocóricas, reflexo fotomotor presente e simétrico. Não tem antecedentes de coagulopatias e de alcoolismo. A hipótese diagnóstica para o caso, mecanismo de formação da lesão e tratamento mais prováveis são:
hematoma extradural, lesão da artéria meníngea média por fratura do osso temporal e craniotomia.
hematoma subdural agudo, lesão por encapsulamento fibroblástico com tecido neoformado em torno de um cerne de produtos de degradação de coágulo inicial e irritante ao córtex, monitorização da pressão intracraniana e craniotomia.
hematoma subdural crônico, lesão por encapsulamento fibroblástico com tecido neoformado em torno de um cerne de produtos de degradação de coágulo inicial e irritante ao córtex cerebral, monitorização da pressão intracraniana e craniotomia.
contusão cerebral frontal, crescimento e edema perilesional do hematoma intraparenquimatoso, monitorização da pressão intracraniana e craniotomia com abordagem do hematoma e drenagem com cauterização das paredes do hematoma para evitar ressangramento.
hematoma subdural crônico, neoformado em torno de um cerne de produtos de degradação de coágulo inicial e irritante ao córtex cerebral, trepanação craniana com lavagem exaustiva da cavidade para retirada dos produtos de degradação do sangue.
Medicina - Ginecologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A causa mais comum de síndrome nefrótica durante a gestação é
trombose da veia renal.
pré-eclâmpsia.
diabetes gestacional.
lúpus eritematoso sistêmico.
amiloidose.
As seguintes alternativas em relação aos achados laboratoriais vistos no lúpus eritematoso e na doença mista do tecido conjuntivo estão corretas, EXCETO:
Em relação ao diagnóstico das hemofilias, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Sobre a Síndrome de Budd-Chiari, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Medicina - Anatomia Patologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A causa mais comum de edema pulmonar é
insuficiência ventricular direita.
insuficiência de átrio direito.
insuficiência ventricular esquerda
hipoproteinemia com baixa de pressão oncótica
aumento da permeabilidade capilar por substâncias tóxicas
São direitos da criança e do adolescente, EXCETO:
Medicina - Parte Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta:
Cirurgia múltipla refere-se a procedimentos quando realizados por equipes distintas, em incisões e regiões anatômicas diferentes, no mesmo ato anestésico, para solucionar patologias distintas
O valor de cada procedimento pode ser modificado quando da utilização de procedimentos especiais, correspondendo à parte variável do valor da AIH.
O tempo de permanência do paciente deverá estar sempre compreendido entre a metade e o dobro da permanência média estabelecida para cada procedimento.
As AIH com homônimos deverão ser informadas pelo prestador para análise pela auditoria que deverá conferir se as mesmas foram emitidas em conformidade com as determinações do manual do SIH.
É da competência do nível federal do SNA auditorias para apuração de denúncias recebidas através de diferentes instâncias (Ministério da Saúde, Ministério Público, Ouvidorias, entre outros), que deverão confirmar a denúncia, avaliar se é procedente ou não e dar ciência ao usuário, quando for o caso, na conclusão da auditoria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...