Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à vacinação, julgue os seguintes itens.

A gravidez e a lactação são as únicas contra-indicações para a aplicação de vacina anti-hepatite B.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca de fraturas e luxações.

As fraturas verticais e transversais da patela são comuns na prática traumatológica e são tratadas com fixação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à aniridia, julgue o item subseqüente.

A ausência congênita da íris, que pode estar associada ao tumor de Wilms, é um retardo na diferenciação do cálice óptico. A falta completa da íris é rara, e o seu coto só é visível ao se realizar uma gonioscopia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.

Os riscos da hipertensão sistólica isolada são semelhantes ou superiores aos da elevação da pressão sistólica e diastólica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A osteoporose é uma doença com graves repercussões na velhice. Quando associada a quedas, a chance de fraturas aumenta em até 25 vezes. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.

O uso de antiinflamatórios constitui a terapia de escolha no caso de dor associada a osteoporose.

  • C. Certo
  • E. Errado

No adenocarcinoma gástrico, existem condições consideradas como fatores de risco. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Um dos mecanismos pelos quais a infecção crônica pelo H. pylori, especialmente a cepa Cag-A positivo, promove carcinogênese é a indução de processo inflamatório crônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um adolescente com 14 anos de idade apresenta quadro evolutivo de cefaléia generalizada, severa e de duração prolongada. Mostra, ao mesmo tempo, ataxia, com fraqueza no lado direito do corpo. Relata, também, a sensação de formigamento nos membros inferiores, particularmente nas porções distais das mãos e dos pés e na face. Apresenta, ainda, diplopia, borramento da visão e disartria. Não há febre nem sinais de irritação meníngea. Todos os exames laboratoriais foram normais, à exceção de uma ressonância magnética, que revelou imagens de placas, de 3 mm a 4 mm de diâmetro, localizadas em áreas do tronco cerebral e da medula.

Em face do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

Em quadros como o do adolescente em questão, é indispensável para o diagnóstico correto da doença em causa a realização de cromatografia de aminoácidos, que revelará acentuado pico de lisina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 56 anos de idade, hipertenso, obeso, com história de DM do tipo 2 há 20 anos, deu entrada na emergência com quadro de perda súbita de consciência. Ele fazia seguimento médico irregular e usava insulina. Segundo seus familiares, não vinha obtendo controle adequado do DM nos últimos meses e apresentava apenas poliúria e polidipsia precedendo o quadro agudo. No exame físico, apresentou-se inconsciente, hidratado, com respiração espontânea e creptos pulmonares difusos, com pressão arterial inaudível e freqüência cardíaca de 140 bpm. O abdome não apresentou anormalidades. O exame de membros inferiores não demonstrou edema ou sinais de trombose venosa profunda. No exame neurológico, não apresentou quaisquer sinais localizatórios. A glicemia capilar realizada no momento de sua entrada na emergência foi de 340 mg/dL.

Em relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.

Esse paciente apresenta infarto agudo do miocárdio extenso e choque cardiogênico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 30 anos, sexo masculino, procurou o endocrinologista com história de ganho progressivo de peso, diminuição de libido, astenia há 3 anos. O exame físico evidenciou obesidade de padrão ginecóide, ginecomastia e redução de volume testicular. A avaliação hormonal evidenciou: LH = 0,01 IU/L, FSH = 0,2 IU/L, testosterona livre= 5,3 mg/dl (VR- 8,0 a 20 mg/dl), prolactina=63 ng/ml (VR-5 a 25 ng/ml). A ressonância magnética nuclear de sela túrcica demonstrou lesão infiltrativa da região préóptica do hipotálamo, haste centrada aspecto habitual, com parênquima hipofisário preservado. Acerca das possibilidades diagnósticas, pode-se afirmar que

  • A.

    a hipofisite linfocítica deve ser considerada tendo em vista a sua maior prevalência no sexo masculino.

  • B.

    o paciente apresenta um quadro de hipogonadismo central por uma provável Síndrome de Kalmann.

  • C.

    a dosagem sérica da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) pode auxiliar no esclarecimento diagnóstico.

  • D.

    o espessamento da haste é um sinal precoce do desenvolvimento de um tumor hipofisário nãofuncionante.

  • E.

    o germinoma é um tumor que pode se manifestar com esse quadro clínico e ocorre caracteristicamente nessa faixa etária.

Um homem com de 64 anos de idade, internado para tratamento de insuficiência cardíaca e cardiomiopatia chagásica, foi transferido das enfermarias clínicas para o CTI. Ele mostra-se agitado, taquidispnéico, confuso, com palidez intensa, sudorese, freqüência cardíaca de 58 bpm e pressão arterial de 70 mmHg × 40 mmHg. O eletrocardiograma (ECG) desse paciente mostra ondas P bloqueadas e conduzidas com intervalos PR constantes.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Em situações como essa, geralmente ocorre pressão de artéria pulmonar maior ou igual a 18 mmHg e índice cardíaco menor que 1,8 L/min/m2.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...