Questões de Medicina

Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à anemia em idosos, julgue os itens que se seguem.

A anemia macrocítica é a mais comum em pacientes com mais de 75 anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No adenocarcinoma gástrico, existem condições consideradas como fatores de risco. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.

Paciente que tenha sido submetido a cirurgia gástrica, sobretudo a gastroenteroanastomose (Billroth II) apresenta risco quatro vezes menor para desenvolver câncer gástrico do que paciente com história de vagotomia e piloroplastia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um paciente de 56 anos de idade, hipertenso, obeso, com história de DM do tipo 2 há 20 anos, deu entrada na emergência com quadro de perda súbita de consciência. Ele fazia seguimento médico irregular e usava insulina. Segundo seus familiares, não vinha obtendo controle adequado do DM nos últimos meses e apresentava apenas poliúria e polidipsia precedendo o quadro agudo. No exame físico, apresentou-se inconsciente, hidratado, com respiração espontânea e creptos pulmonares difusos, com pressão arterial inaudível e freqüência cardíaca de 140 bpm. O abdome não apresentou anormalidades. O exame de membros inferiores não demonstrou edema ou sinais de trombose venosa profunda. No exame neurológico, não apresentou quaisquer sinais localizatórios. A glicemia capilar realizada no momento de sua entrada na emergência foi de 340 mg/dL.

Em relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.

A realização de tomografia computadorizada de crânio é fundamental nessa situação, para excluir-se a possibilidade de acidente vascular cerebral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do hiperparatireoidismo primário, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A cintilografia com Sestamibi apresenta grande sensibilidade para o diagnóstico dos adenomas de paratireóide.

  • B.

    Pode cursar com níveis normais de cálcio total, caso o paciente apresente hipoalbuminemia.

  • C.

    Até 10% dos pacientes podem cursar com níveis normais de paratormônio.

  • D.

    Nas formas familiares de hiperparatireoidismo ocorre predomínio dos adenomas em relação às hiperplasias de paratireóide.

  • E.

    Quando é confirmada a presença de um único nódulo na paratireóide, a melhor conduta é cirúrgica.

Um homem com de 64 anos de idade, internado para tratamento de insuficiência cardíaca e cardiomiopatia chagásica, foi transferido das enfermarias clínicas para o CTI. Ele mostra-se agitado, taquidispnéico, confuso, com palidez intensa, sudorese, freqüência cardíaca de 58 bpm e pressão arterial de 70 mmHg × 40 mmHg. O eletrocardiograma (ECG) desse paciente mostra ondas P bloqueadas e conduzidas com intervalos PR constantes.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Pacientes portadores de doença de Chagas freqüentemente apresentam quadros de BAV, não havendo indicação de implante de marcapasso cardíaco na situação descrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

A despeito da melhora nos índices sanitários brasileiros, as parasitoses intestinais ainda representam importante problema de saúde pública. Acerca da escolha do medicamento a ser utilizado no tratamento dessas enfermidades, julgue as associações propostas nos itens subseqüentes.

teníase – mebendazol

  • C. Certo
  • E. Errado

É correto afirmar que:

  • A.

    A alfametildopa é a droga anti-hipertensiva ideal para ser usada em grávidas hipertensas.

  • B.

    Os diuréticos em geral, e em particular a hidroclorotiazida, são drogas anti-hipertensivas ultrapassadas, devendo ser cogitadas excepcionalmente.

  • C.

    Drogas do tipo vasodilatador direto, como o minoxidil, têm lugar na monoterapia anti-hipertensiva como medicamentos de primeira opção.

  • D.

    Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina são drogas indicadas para o uso em grávidas ou mulheres com risco de engravidar e que apresentam hipertensão arterial sistêmica.

A síndrome parkinsenóide pode ser um efeito colateral do uso de neurolépticos e se caracteriza por presença de

  • a.

    tremores, hipomimia e febre.

  • b.

    roda denteada, crises oculogiras e marcha em bloco.

  • c.

    roda denteada, acinesia e hipomimia.

  • d.

    marcha em bloco, distonia e crises oculogiras.

  • e.

    tremores, febre e acinesia.

Acerca da fisiologia respiratória, julgue os itens subseqüentes.

Nas pneumopatias, a principal causa de retenção de CO2 são os distúrbios na relação VA/Q.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de nascimento prematuro e de recém-nascido de baixo peso para a idade gestacional, julgue os itens seguintes.

O recém-nascido prematuro tem maior predisposição à doença da membrana hialina.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...