Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A osteoporose é uma doença com graves repercussões na velhice. Quando associada a quedas, a chance de fraturas aumenta em até 25 vezes. Julgue os itens seguintes acerca desse assunto.
A suplementação de 1 g de cálcio está indicada para mulheres a partir dos 50 anos de idade.
A doença ulcerosa péptica (DUP) continua afetando milhões de pessoas em todo o mundo, sendo, até recentemente, considerada de etiologia desconhecida e de evolução, em geral, crônica. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A mudança do esquema terapêutico no retratamento da infecção pelo Helicobacter pylori não interfere na eficácia da erradicação da doença.
Um adolescente com 14 anos de idade apresenta quadro evolutivo de cefaléia generalizada, severa e de duração prolongada. Mostra, ao mesmo tempo, ataxia, com fraqueza no lado direito do corpo. Relata, também, a sensação de formigamento nos membros inferiores, particularmente nas porções distais das mãos e dos pés e na face. Apresenta, ainda, diplopia, borramento da visão e disartria. Não há febre nem sinais de irritação meníngea. Todos os exames laboratoriais foram normais, à exceção de uma ressonância magnética, que revelou imagens de placas, de 3 mm a 4 mm de diâmetro, localizadas em áreas do tronco cerebral e da medula.
Em face do quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.
O quadro e as imagens da ressonância magnética são muito sugestivos de esclerose múltipla.
Um paciente de 56 anos de idade, hipertenso, obeso, com história de DM do tipo 2 há 20 anos, deu entrada na emergência com quadro de perda súbita de consciência. Ele fazia seguimento médico irregular e usava insulina. Segundo seus familiares, não vinha obtendo controle adequado do DM nos últimos meses e apresentava apenas poliúria e polidipsia precedendo o quadro agudo. No exame físico, apresentou-se inconsciente, hidratado, com respiração espontânea e creptos pulmonares difusos, com pressão arterial inaudível e freqüência cardíaca de 140 bpm. O abdome não apresentou anormalidades. O exame de membros inferiores não demonstrou edema ou sinais de trombose venosa profunda. No exame neurológico, não apresentou quaisquer sinais localizatórios. A glicemia capilar realizada no momento de sua entrada na emergência foi de 340 mg/dL.
Em relação ao caso clínico apresentado acima, julgue os itens que se seguem.A conduta imediata adequada seria iniciar hidratação venosa vigorosa e esquema de insulina endovenosa, pois trata-se de estado hiperosmolar.
Com relação ao tratamento da obesidade mórbida, assinale a opção incorreta.
A deficiência de micronutrientes, tais como ferro, ácido fólico, vitaminas pode ocorrer em pacientes submetidos a gastroplastia por técnica de Capella.
Agonistas do Neuropeptídeo Y (NPY) podem ser úteis no tratamento da obesidade.
A leptina e topiramato são substâncias potencialmente úteis no tratamento da obesidade.
O tratamento comportamental deve ser mantido em todos os graus de obesidade.
A sibutramina tem ação predominante sobre a absorção intestinal de açúcares e gorduras.
Um homem com de 64 anos de idade, internado para tratamento de insuficiência cardíaca e cardiomiopatia chagásica, foi transferido das enfermarias clínicas para o CTI. Ele mostra-se agitado, taquidispnéico, confuso, com palidez intensa, sudorese, freqüência cardíaca de 58 bpm e pressão arterial de 70 mmHg × 40 mmHg. O eletrocardiograma (ECG) desse paciente mostra ondas P bloqueadas e conduzidas com intervalos PR constantes.
A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O paciente encontra-se em típico estágio II de choque cardiogênico, em estado de hipotensão descompensada por intensa vasodilatação periférica.
A despeito da melhora nos índices sanitários brasileiros, as parasitoses intestinais ainda representam importante problema de saúde pública. Acerca da escolha do medicamento a ser utilizado no tratamento dessas enfermidades, julgue as associações propostas nos itens subseqüentes.
ancilostomíase mebendazol
Assinale a opção que melhor identifica o correto manuseio da taquicardia.
A taquicardia paroxística supra-ventricular é geralmente pouco tolerada necessitando de imediata cardioversão.
Se não houver ciência da causa da arritmia, deve-se iniciar massagem do seio carotídeo ou manobra de Valsalva.
Utiliza-se adenosina intravenosa somente se o paciente estiver fazendo uso de dipiridamol.
A ecocardiografia transesofagiana é considerada um exame essencial para determinar se futuros eventos trombo-embólicos irão ocorrer. Portanto, poderá ser útil na indicação do uso de anticoagulantes.
A droga ideal para controlar a freqüência cardíaca na síndrome de Wolff-Parkinson-White é o digital.
Quanto à insuficiência cardíaca com déficit de contratilidade é correto afirmar:
Os betabloqueadores estão formalmente contra-indicados.
Programas de exercícios físicos fazem parte do esquema terapêutico.
Digitálicos estão obsoletos, não sendo mais cogitado o seu uso.
Inibidores de enzima conversora da angiotensina devem ser usados somente quando houver concomitantemente hipertensão arterial.
Ao prescrever Tranilcipramina deve-se orientar dieta alimentar com restrição de
carne
açúcar
sal.
gordura
queijo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...