Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente alcoólatra com icterícia, perda ponderal, febrícula e tosse pouco produtiva, admitido para tratamento clínico apresenta no decorrer do acompanhamento, fezes escurecidas, hipotensão arterial e acentuação da palidez cutaneomucosa.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Na hepatite alcoólica, o nível de bilirrubinas totais é geralmente maior que 10 mg/dL e o tempo de protrombina é maior ou igual a 6 segundos acima do controle.
Para um paciente hipermétrope foi prescrita uma lente de +5,00 esf. Na montagem dos óculos, houve uma descentração temporal de 5 mm, que introduziu um efeito prismático. Com relação a esse quadro, julgue os itens seguintes.
O efeito prismático não interfere nas vergências.
Uma criança do sexo feminino, com 6 anos de idade, encontra-se na fase de convalescença de varicela. Há 36 horas, passou a apresentar alteração importante do equilíbrio, com quedas freqüentes e dificuldade de permanecer de pé ou sentada sem apoio. Nota-se, ainda, sonolência, nistagmo e discreto grau de irritabilidade. O exame do líquido cefalorraquidiano mostrou seis células por campo, com predomínio de linfomononucleares. O resultado da tomografia computadorizada de crânio foi normal.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O exame do líquido cefalorraquidiano da criança é patognomônico de cerebelite aguda.
Julgue os itens subseqüentes, acerca das dermatoses ocupacionais.
Eritema ab igne ocorre por exposição crônica a fonte de calor moderada
O complexo Mycobacterium avium ficou mais conhecido entre os clínicos após o surgimento da AIDS. A doença causada por esse complexo acomete especialmente aqueles que têm células CD4 abaixo de 50/mm3 e, no Brasil, tem sido rara nos últimos anos. A respeito da doença causada por esse complexo, julgue os seguintes itens.
O tratamento na forma disseminada grave é feito com etambutol, claritromicina e ciprofloxacina.
Um paciente com 15 anos de idade procurou atendimento médico, informando apresentar tosse seca associada a dispnéia e sibilância torácica após a realização de exercícios. Nenhuma alteração foi encontrada no exame físico. Na prova de função pulmonar, observou-se perda de 200 mL (perda de 7% do valor teórico) no volume expirado no primeiro segundo após o paciente pedalar em uma bicicleta ergométrica por 5 min.
No quadro clínico acima, os fármacos que podem ser prescritos ao paciente incluem
os inibidores de leucotrienos.
Uma paciente com 50 anos de idade foi atendida no pronto-socorro, relatando apresentar, há 2 dias cefaléia, náuseas, vômitos e astenia. Tais sintomas desenvolveram-se após a introdução de dieta à base de água.
A respeito das causas relacionadas aos sintomas apresentados, no caso clínico em apreço, julgue os itens subseqüentes.Apesar de a paciente não estar anoréxica, o diagnóstico de hipercloremia é plausível.
Um paciente com 27 anos de idade, negro, procurou atendimento médico com quadro de crises álgicas nos membros inferiores e no abdome, astenia, adinamia e hiporexia. Ao exame físico, apresentava estatura de 111 cm, peso de 32 kg, ausência de pilificação axilar e estádio puberal G1P1. O paciente estava também hipocorado e distrófico. A idade óssea era de 10 anos, Hb 9,6 mg%, Ht 32. A avaliação hormonal evidenciou TSH = 0,01 (VN 0,35-5,0), T4 livre = 2,1 (VN 4,5-12,0) e testosterona livre = 3,1. O teste de hipoglicemia insulínica demonstrou pico do GH após estímulo = 0,2 ng/dL e cortisol = 3 ng/dL.
A respeito do quadro clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.
Deve-se considerar que o diagnóstico é de anemia falciforme e que o paciente apresenta hipopituitarismo por provável infarto hipofisário prévio.
Acerca da sífilis, doença infectocontagiosa ainda muito recorrente, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento da sífilis primária pode ser feito com penicilina G benzatina 2.400.000 UI via intramuscular, em dose única.
Um paciente tabagista, que fuma em média 30 cigarros ao dia, queixa-se de desconforto respiratório e mal-estar. Tem tosse produtiva com secreção amarelada, quadro que ele afirma ter piorado nos últimos 5 dias. Ao exame, verifica-se que seu tórax está dilatado em seu diâmetro ântero-posterior e láterolateral, com diminuição difusa do murmúrio vesicular e sibilos expiratórios universalmente audíveis.
Acerca do quadro clínico apresentado e das doenças pulmonares, julgue os itens subseqüentes.
Corticoterapia está proscrita para esses casos, pois os pacientes têm as vias aéreas colonizadas e freqüentemente falecem de pneumonias graves.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...