Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à estenose aórtica, julgue os itens subseqüentes.
A insuficiência cardíaca constatada em pacientes com estenose aórtica deve-se a uma exclusiva disfunção contrátil do miocárdio, a insuficiência sistólica.
Julgue os itens a seguir, relativos ao sistema musculoesquelético.
O tecido ósseo apresenta duas formas, o osso cortical ou compacto e o trabecular interno ou esponjoso, sendo que este constitui cerca de 80% do esqueleto.
Em relação aos testes audiométricos é incorreto afirmar que
os símbolos referentes à via de condução aérea devem ser ligados utilizando-se linha contínua para a orelha direita e linha interrompida (---) para a orelha esquerda.
os símbolos da via de condução óssea não devem ser interligados.
genericamente, a primeira freqüência a ser testada, tanto na via de condução aérea, quanto na via óssea é a de 1000Hz.
a audiometria tonal é o exame de referência para fins previdenciários, trabalhistas e judiciais.
na audiometria, quando do uso de cores para a caracterização das orelhas, utiliza-se a cor vermelha para caracterizar a orelha esquerda.
Acerca dos aspectos legais da homeopatia, julgue os itens a seguir.
Considera-se farmácia homeopática aquela que somente manipula produtos e fórmulas oficinais e magistrais que obedeçam à farmacotécnica dos códigos e formulários homeopáticos.
Paciente que se apresenta na Emergência Obstétrica com 34 semanas de gestação e em trabalho de parto. Vem apresentando há 24 horas queixa de dor lombar, náuseas e hipertermia. Qual a melhor conduta a ser tomada de imediato?
Internamento e administração de cefazolina via EV
Internamento e solicitação de ecografia para definir a evidência de trabalho de parto prematuro
Internamento e solicitar exame parcial de urina e urocultura com contagem de colônias.
Internamento e inibição do trabalho de parto prematuro
Administrar norfloxacino em nível ambulatorial durante 10 dias
Uma gestante de 29 anos de idade e com IMC (índice de massa corporal) de 30 encontra-se atualmente na 25.ª semana de gestação. Na gestação anterior, o filho nasceu com 4.100 gramas. Tem história familiar de diabetes melito tipo 2 (pai e tio paterno). Fez uma curva glicêmica na 25.ª semana, que resultou nos seguintes valores: jejum: 110 mg/dL; 60 minutos: 195 mg/dL; 120 minutos: 160 mg/dL; 180 minutos: 140 mg/dL. Nessa situação,
os valores da curva glicêmica estão entre os limites normais recomendando-se apenas repetir a curva glicêmica entre a 32.ª e a 34.ª semanas de gestação.
Acerca da etiopatogenia dos defeitos congênitos, julgue os itens seguintes.
Deformações resultam de forças mecânicas extrínsecas. Fatores intra-uterinos geradores dessas deformações incluem gravidez múltipla, morfologia anormal da matriz e oligoidrâmnio. Os defeitos são caracteristicamente simétricos.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao diagnóstico e tratamento da diverticulite.
Quando ocorre perfuração intestinal não-bloqueada, o tratamento cirúrgico é obrigatório, entretanto não se deve realizar a ressecção da área inflamada.
Após avaliação preliminar e solicitação de exames complementares, um paciente com 48 anos de idade retornou ao ambulatório, com o seguinte quadro: queixas vagas de mal-estar, índice de massa corporal de 32,4, pressão arterial de 154 mmHg × 96 mmHg, glicemia de 130 mg%, triglicerídeos de 246, colesterol total de 284 mg/dL, com LDL de 188 mg/dL, HDL de 38 mg/dL e VLDL de 58 mg/dL. A glicemia anterior era de 128 mg% e o teste de tolerância à glicose era de 204 mg% após a segunda hora.
Com base nesse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
Nesse tipo de paciente, a obesidade abdominal costuma estar associada à resistência aos efeitos da insulina na utilização periférica de glicose, levando a hiperinsulinemia, hipertensão e alteração do perfil lipídico, aumentando em até 3 vezes o risco cardiovascular, segundo a Organização Mundial de Saúde.
A síndrome nefrótica não é uma doença, mas um conjunto de sinais e sintomas freqüentemente vistos em pacientes com doenças glomerulares. A respeito da síndrome nefrótica, julgue os itens a seguir.
Na síndrome nefrótica, são observados edema, hipertensão arterial sistêmica, proteinúria (maior que 3 gramas/1,73 m2 nas 24 horas), hipoalbuminemia e hiperlipidemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...