Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A coleta da história clínica associada a um exame físico completo e adequado permite que o médico cardiologista realize um grande número de diagnósticos clínicos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Dispnéia aos esforços, hepatomegalia congestiva, knock pericárdico, pulso venoso de Kussmaul, pressão arterial convergente são encontrados com elevada freqüência nos pacientes com tamponamento cardíaco.
Um paciente com 60 anos de idade procurou o prontosocorro de um hospital, queixando-se de apresentar, nos últimos 2 dias, dor em cólica, localizada na fossa ilíaca esquerda, seguida de distensão abdominal e vômitos. Há 3 meses, verificou mudança do hábito intestinal, passando a apresentar longos períodos de constipação intestinal. O exame físico realizado é inteiramente normal e não existe antecedente de cirurgia abdominal.
As causas possíveis para o quadro clínico apresentado acima incluem
doença inflamatória de cólon.
Uma paciente com 32 anos de idade apresenta quadro crônico de espirros em salva, coriza hialina diária, obstrução nasal +1/+4 agravada por contato, principalmente, com poeira domiciliar, pêlo de animais e mudança de tempo. Procurou pronto atendimento e relatou quadro de cefaléia frontal intermitente há cinco dias, febre, tosse seca noturna. Refere ainda que tal quadro se instalou após um resfriado. Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.
A paciente provavelmente é portadora de rinite alérgica perene complicada por sinusiopatia inflamatória aguda.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) causa freqüente de morbidade tem importantes implicações clínicas em idosos. Acerca de HPB, julgue os itens seguintes.
Os alfa-bloqueadores têm melhor resposta em pacientes com próstata maiores que 40 g.
A respeito da biometria médica, julgue os itens que se seguem.
Utiliza como dados as características corporais fisiológicas únicas e estáveis, além de aspectos comportamentais funcionais.
Com relação à estenose aórtica, julgue os itens subseqüentes.
A dor anginosa apresentada pelos pacientes com estenose aórtica decorre de isquemia miocárdica e somente se manifesta naqueles pacientes em que há doença coronariana obstrutiva arteriosclerótica associada.
Acerca da osteoporose, julgue os itens a seguir.
Exames laboratoriais em pacientes com baixa densitometria permitem ao médico decidir qual tratamento indicar.
Em relação aos fatores que influenciam as perdas auditivas relacionadas ao trabalho é incorreto afirmar que
indivíduos portadores de perdas auditivas do tipo condutivas, como nos casos de seqüelas de otite média crônica, perfurações timpânicas e timpanoesclerose, são mais suscetíveis ao ruído.
indivíduos portadores de perdas auditivas sensorioneurais não-ocupacionais são naturalmente mais sensíveis ao ruído e constituem um grupo de alto risco para trabalhar em ambientes ruidosos.
características do ruído tais como a intensidade, o aspecto de freqüência e o tipo de ruído (contínuo, intermitente) constituem importantes fatores para o aparecimento da doença.
agentes como os fumos de chumbo, mercúrio e manganês, assim como solventes como o tolueno e o tetracloretileno são ototóxicos, e em exposições concomitantes ao ruído intenso podem apresentar efeitos sinérgicos sobre o aparelho auditivo.
a associação das exposições ao ruído intenso e à vibração podem apresentar efeito interativo na perda auditiva.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta fator de risco para as infecções puerperais.
Amniorrexe prematura
Trabalho de parto com período expulsivo prolongado (maior número de toques)
Uso de antibiótico profilático após o clampeamento do cordão umbilical
Desnutrição ou obesidade
Operação cesariana
Uma gestante de 27 anos de idade e com 35 semanas de gestação (bem datada por ultra-som no primeiro trimestre) chegou à emergência apresentando níveis pressóricos de 160/110 mmHg, edema nos membros inferiores, face e mãos e cefaléia occipital. A paciente negou antecedentes pessoais de hipertensão arterial pré-gestacional. A proteinúria de fita resultou positiva (++/4+). A cardiotocografia basal mostrou padrão reativo. A respeito desse caso clínico, é correto afirmar que,
em razão de o feto ser ainda prematuro, a conduta imediata mais adequada é a internação e estabilização da pressão arterial com hidralazina, diurético e fenobarbital.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...