Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à poluição e doenças ocupacionais, é correto afirmar que:
a pneumoconiose dos mineiros de carvão apresenta muita poeira no pulmão e pouca fibrose.
a siderose apresenta muita poeira no pulmão e áreas de fibrose (fibrose maciça progressiva).
a silicose clássica dos mineiros de rocha dura ou quartzo apresenta pouca poeira no pulmão e fibrose nodular generalizada.
a baritose apresenta pouca poeira no pulmão e fibrose intersticial difusa.
a asbestose apresenta muita poeira no pulmão e fibrose nodular generalizada.
Em relação a idosos, é correto afirmar que:
Como é muito baixo o risco de hipoglicemia decorrente do uso de sufoniluréias, como a clorpropamida e a glibenclamida, elas podem ser consideradas drogas de preferência para o tratamento de idosos com diabetes tipo 2.
As biguanidas, como a metformina, aumentam a secreção insulínica pelas células beta-pancreáticas.
Na síndrome plurimetabólica, quando houver indicação de droga hipoglicemiante oral, as biguanidas, como a metformina, se constituem em drogas de primeira escolha.
Quando diabetes tipo 2 é diagnosticado, o tratamento baseado exclusivamente em exercício físico e dieta oferece uma chance desprezível de controlar a doença.
O aumento do uso de tecnologias diagnósticas na apendicite aguda tem por objetivo aumentar a acurácia diagnóstica e diminuir a incidência de apendicectomias negativas. Considerando esses aspectos e comparando-os com a observação clínica, assinale a opção considerada FALSA:
o diagnóstico ultra-sonográfico não é melhor do que o diagnóstico do que cirurgião
a acurácia diagnóstica da laparoscopia é menor do que a da tomografia computadorizada
em serviços experientes, a incidência de apendicectomias negativas está em torno de 6%
nos casos suspeitos sem indicação imediata de cirurgia, a sintomatologia desaparece em cerca de um terço dos casos
A tuberculose é um dos principais problemas nos lúpus eritematosos sistêmicos (LES). Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A tuberculose tende a se apresentar nas formas extrapulmonares nos pacientes com LES. A TB renal é a causa mais frequente de TB extrapulmonar.
II. Pacientes com LES apresentam maior índice de infecções devido a vários fatores, incluindo neutropenia/linfopenia, defeitos na quimiotaxia, distúrbios do sistema reticuloendotelial, deficiência do complemento, deficiência da lectina ligada à manose, uso de agentes imunossupressores, particularmente corticosteróides em altas doses. Além destas, é importante ressaltar que fatores étnicos, como raça negra, situação socioeconômica precária e anticorpos anti-DNA de dupla hélice seriam preditores de altos níveis de lúpus em atividade, assim como de doença prévia.
III. É possível que uma tuberculose extrapulmonar de foco renal, após tratamento com tuberculostáticos e remissão clínica, evolua para glomerulonefrite lúpica classe III.
Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.
Paciente do sexo feminino, de 58 anos de idade, procura serviço médico com queixa de tosse seca e dispnéia aos médios esforços. É portadora de artrite reumatóide, estável com o uso de antiinflamatório. Nega tabagismo. Ao exame do aparelho respiratório, estertores no início da inspiração. A função pulmonar mostra um padrão obstrutivo moderadamente grave sem resposta ao broncodilatador e a capacidade de difusão do monóxido de carbono está normal. Radiografia do tórax normal. O diagnóstico mais provável é:
linfangiomiomatose.
bronquiolite obliterante.
asma.
bronquite crônica.
deficiência de alfa-1-anti-tripsina.
Quanto ao tratamento da osteoporose é correto afirmar EXCETO que:
Fluoreto de sódio se constitui em tratamento habitual, como recurso que estimula a ação dos osteoblastos, aumentando a formação óssea.
Suplementação de cálcio, suplementação de vitamina D, exercício físico e exposição ao sol fazem parte do esquema terapêutico básico.
Estrógenos (terapia de reposição hormonal) se constituem em tratamento habitual, como recurso que contribui para o bloqueio da ação dos osteoclastos, diminuindo a perda óssea.
Paratohormônio se constitui em tratamento habitual, como recurso que contribui para o bloqueio da ação dos osteoclastos, diminuindo a perda óssea.
Das afirmativas abaixo sobre câncer colo-retal com metásta-ses hepáticas, sincrônicas ou metacrônicas, escolha a opção verdadeira.
A ressecção em cunha das metástases hepáticas proporciona menor sobrevida que a lobectomia hepática anatômica
Na doença avançada, a ressecção paliativa do tumor primário, mesmo que assintomático, melhora a sobre-vida
A cirurgia da metástase hepática isolada (sem outras áreas afetadas) proporciona sobrevida de 5 anos de até 40%
Se as metástases hepáticas forem irressecáveis, a quimioterapia não melhora a qualidade e expectativa de vida
O excesso de glicocorticoides determina uma doença óssea precoce, o que facilita a ocorrência de fraturas e por isso demanda cuidados e orientações desde o início do tratamento. De quanto em quanto tempo é necessário monitorar paciente em uso crônico de glicocorticoides com exame de densidade mineral óssea (DMO)?
Em relação à prevenção de eventos tromboembólicos, é correto afirmar EXCETO que:
a fibrilação atrial pode ser considerada a condição clínica isolada de maior risco relativo para acidente vascular cerebral.
na fibrilação atrial crônica existe indicação formal para anticoagulação oral com cumarínico (ex. warfarina), considerado mais efetivo que as drogas antiplaquetárias (AAS, ticlodipina e clopidrogrel), mas devido o risco de sangramento, o RNI (International Normalized Ratio) deve permanecer abaixo de 2,0.
quando a monitorização clínica com o RNI (International Normalized Ratio) for inviável, recomenda-se o uso do AAS em baixas doses, ao invés de anticoagulantes cumarínicos.
doença aterosclerótica coronariana, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca são condições clínicas de risco relativo consideravelmente elevado para acidente vascular cerebral.
As opções abaixo são consideradas fatores de mau prognóstico (baixa sobrevida a longo prazo) no câncer de cólon, quando de sua apresentação inicial, EXCETO:
conteúdo elevado de DNA tumoral
CEA muito elevado
perfuração ou obstrução
tumor sincrônico em outro segmento do cólon
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...