Lista completa de Questões de Medicina para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à trombose venosa profunda, é correto afirmar EXCETO que:
O tratamento deve prosseguir, após alguns dias de utilização da heparina, com o uso de anticoagulantes cumarínicos via oral, como a warfarina.
O tratamento na fase aguda deve contar com heparinização.
O exame complementar mais útil é a ultra-sonografia de veias profundas, devendo a venografia venosa ser utilizada somente quando o diagnóstico não está esclarecido.
Raramente o exame físico é normal e há ausência de sintomas, sendo remota a possibilidade da embolia pulmonar ser a primeira manifestação clínica.
A sarcoidose é uma doença granulomatosa de etiologia indefinida cujas manifestações cutâneas podem ser o primeiro sinal clínico da doença. Os órgãos mais frequentemente atingidos são os pulmões e gânglios linfáticos. Quanto à sarcoidose, analise as afirmativas e marque a opção CORRETA.
I. O acometimento muscular acontece mais frequentemente com apresentação isolada, sem envolver outros órgãos, tendo a miosite aguda como apresentação mais comum.
II. Pacientes com a síndrome de Lofgren apresentam excelente resposta à corticoterapia, com taxas de remissão acima de 90%.
III. A presença de adenopatia hilário bilateral como achado único na radiografia simples de tórax prediz doença de mal prognóstico, com taxas de remissão de 20%.
IV. A diabetes insípida, o hipogonadismo e a hiperprolactinemia são as manifestações endócrinas mais comuns na sarcoidose.
Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.
Em relação à histoplasmose, é correto afirmar que:
o teste cutâneo com histoplasmina é útil como teste diagnóstico individual de histoplasmose doença, na maioria dos pacientes que residem em áreas endêmicas.
um teste de imunodifusão é específico e sensível no diagnóstico da doença.
radioimunoensaio dos anticorpos IgG e IgM é específico mas não sensível.
infecção primária em adultos com enfisema centrolobular preexistente produz doença subaguda a crônica com cavitação do lobo superior se assemelhando à tuberculose pulmonar, e deve ser tratado com anfotericina B.
a grande maioria das pessoas com histoplasmose aguda não necessitam de terapia mesmo que o diagnóstico seja confirmado
É correto afirmar EXCETO que:
Freqüentemente as perdas dentárias após os 45 anos decorrem de um processo natural de afrouxamento das estruturas dentárias, raramente de natureza infecciosa.
As bolsas periodontais podem gerar sintomas diversos, como hemorragia, mau hálito ou desconforto local.
Ocasionalmente ocorre a formação de abscessos agudos (abscessos periodontais), lesões dolorosas, causadores de tumefação dos tecidos adjacentes ao dente, linfadenite regional e sintomas tóxicos gerais.
A infecção do periodonto é fonte potencial de bacteremia.
Na correção cirúrgica do aneurisma de aorta abdominal justarenal, a insuficiência renal aguda é melhor e mais facilmente prevenida com
administração de dopamina em baixa dose
hipotermia regional
infusão de manitol antes do clampeamento supra-renal
limitação da isquemia renal a menos de 30 minutos
Sobre as possíveis complicações do tratamento da artrite reumatoide, analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA.
I. Na manutenção das doses de quaisquer agentes anti‐TNF, tanto no início quanto ao final de anos de tratamento, o mais frequente e importante dentre os eventos adversos é representado pelas infecções, que costumam ser prioritariamente bacterianas, afetando principalmente trato respiratório, pele, partes moles e trato urinário. Quando ela é viral, o risco de hospitalização é duas vezes maior no paciente em uso de anti‐TNF do que nos pacientes em uso de MTX isolado e este risco aumenta quatro vezes quando se considera o primeiro semestre de tratamento.
II. O uso de agentes anti‐TNF parece estar associado a alto risco de alterações hematológicas, com ocorrência de plaquetopenia e leucopenia por neutropenia. Como rotina, a avaliação do hemograma deve ser de utilidade imediatamente antes de dar início e no seguimento dos pacientes utilizando imunobiológicos.
III. A maioria das reações cutâneas relacionadas com a administração de inibidores do TNF tem intensidade leve a moderada, requerendo a interrupção do medicamento, e as reações mais frequentes são: eritema, urticária, eczema ou exantema, que podem, por sua vez, ser acompanhadas de dor ou edema.
IV. As doenças reumáticas de natureza inflamatória estão associadas à mortalidade elevada, em grande parte decorrente de causas neurológicas e gastrointestinais.
Marque a opção que apresenta a afirmativa CORRETA.
Na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são considerados pontos indicadores importantes, EXCETO:
apenas 15 a 20% dos fumantes têm DPOC clinicamente relevante.
nos fumantes, a espirometria é o melhor teste para identificar a DPOC e quantificar sua intensidade.
a oxigenioterapia suplementar melhora o prognóstico do paciente com DPOC estável crônica, que têm hipoxemia crônica.
a administração de corticóides orais resulta em melhora significativa da função pulmonar em apenas aproximadamente 15% a 20% dos pacientes com DPOC estável.
a antibioticoterapia preventiva é uma conduta que aumenta a probabilidade de melhora da função pulmonar, reduzindo o risco de deterioração nas exacerbações.
Em relação à próstata é correto afirmar, EXCETO que:
Para o diagnóstico do carcinoma de próstata, o antígeno prostático (PSA) constitui-se em teste mais específico do que a determinação dos níveis séricos de fosfatase ácida.
A maioria dos pacientes apresenta doença extensa na ocasião do diagnóstico de carcinoma de próstata.
Diante da suspeita de carcinoma, a biópsia deve ser sempre considerada.
Considerando a localização habitual do carcinoma de próstata, é pequena a chance de detectá-lo por meio do toque retal.
Das afirmativas abaixo sobre mucocele do apêndice, escolha a opção FALSA:
são mais freqüentes nas mulheres
20% a 50% são assintomáticos
a ultra-sonografia é diagnóstica
pode ser causado por fecalito, carcinóide e cistadenoma de ovário
A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória e crônica que apresenta longa duração e alto custo de gerenciamento e monitoramento. Sobre o tratamento da artrite reumatoide, marque a opção INCORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...