Lista completa de Questões de Medicina do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os distúrbios alimentares, é INCORRETO afirmar:
Muito freqüentemente, os indivíduos bulímicos consomem alimentos altamente calóricos de fácil ingestão, como sorvetes e bolos e o vômito é, de longe, o artifício mais utilizado para controlar o peso.
Uma característica da bulimia nervosa é o sinal de Russel, que consiste de abrasões, calos ou cicatrizes nas costas das mãos que são utilizadas para induzir o vômito.
Na anorexia nervosa, os pacientes podem perder peso pela redução da ingestão total de alimentos, pela exclusão de alimentos altamente calóricos, pelo uso de laxantes, mas não pela indução de vômitos.
Como anormalidades laboratoriais na anorexia nervosa, podemos encontrar a leucopenia, anemia leve, liberação anormal de hormônio luteinizante, a elevação da uréia no sangue e funções hepáticas elevadas.
Assinale a afirmativa CORRETA:
As recaídas da psicose puerperal são raras, não se impondo, então, a manutenção da terapêutica neuroléptica ou antidepressiva durante um certo tempo após o final das manifestações.
A psicose do pós-parto tem início insidioso e geralmente ocorre entre o 20º e o 30º dia após o parto, apresentando um estado confusional de riqueza e polimorfismo característicos.
Na melancolia involutiva, não conseguimos observar relações com conflitos inconscientes ou libido, e os delírios hipocondríacos e as idéias de negação não são encontrados com freqüência.
A melancolia de involução é uma síndrome típica da pré-senilidade, que atinge sobretudo a mulher, com grande ansiedade, que vai desde a instabilidade até a agitação ou atitudes passionais.
Todas as assertivas abaixo estão corretas, EXCETO:
A esquizofrenia não apresenta formas clínicas de início por "crises progressivas" sobre um fundo de caráter esquizóide ou esquizoneurótico.
Nas "psicoses delirantes agudas", o delírio é súbito e polimorfo, sendo múltiplos e variados os seus temas: de perseguição, de grandeza, de transformação sexual, etc.
Nas "psicoses alucinatórias agudas", uma das formas clínicas das "psicoses delirantes agudas", predominam todos os tipos de alucinações.
Assinale abaixo a assertiva INCORRETA:
Alteração da personalidade, ausência de insight e julgamento pobre dominam os primeiros estágios das demências de lobo frontal.
Mesmo nos estágios finais, a doença de Alzheimer não apresenta uma crescente frontalidade, o que pode ser diferenciado por imagem funcional na doença de Pick.
A proteína beta-amilóide, que está concentrada em placas senis, tem sido associada à doença de Alzheimer, aparecendo cedo no cérebro de pacientes com essa doença.
Os aspectos principais das demências subcorticais incluem raciocínio lento, prejuízo da função executiva, anormalidades da lembrança e transtornos visuo-espaciais
Sobre a semiologia da percepção, assinale a alternativa INCORRETA:
É raro que alucinações olfativas se apresentem isoladas, estando, em geral, associadas às alucinações cenestésicas.
As alucinações distinguem-se das interpretações, que são juízos falsos sobre percepções exatas.
Baillarger chamou de alucinações psíquicas fenômenos alucinatórios que apresentam objetividade espacial.
Para Henri Ey, os chamados "estados crepusculares" podem ocorrer em todos os quadros abaixo, EXCETO:
Epilepsia.
Síndrome de Sheeham.
Histeria.
Embriaguez Alcoólica Patológica
A partir do texto de Freud sobre o caso do Presidente Schreber, é INCORRETO afirmar:
Freud coloca o mecanismo de projeção como insuficiente para explicar a paranóia e diz que aquilo que foi internamente abolido retorna desde fora.
Freud coloca que a formação delirante, vista como produto patológico, é na realidade uma tentativa de reconstrução após a catástrofe, mas nunca é inteiramente bem sucedida.
Para Freud, as psicoses surgiriam principalmente de um confllito entre o ego e o instinto sexual e que as formas que elas assumem mantêm relação com o desenvolvimento seguido pela libido e pelo ego.
Freud diz que o paranóico percebe o mundo externo e que leva em consideração quaisquer alterações que nele possa acontecer e que a relação alterada dele com o mundo deve-se pela perda do seu interesse libidinal.
Sobre as "Cinco lições de psicanálise" de Freud, assinale abaixo a assertiva CORRETA.
A deformação nos sonhos é obra das forças defensivas do ego, ou seja, das resistências que na vigília impedem a passagem para a consciência dos desejos reprimidos (recalcados) do inconsciente.
A ansiedade é uma das reações do superego contra desejos reprimidos (recalcados) violentos, e daí ser explicável a presença dela nos sonhos, levando então à formação dos pesadelos.
A destruição do caráter civilizado pelos impulsos instintivos libertados da repressão (recalque) é um desfecho temido e possível com o tratamento psicanalítico.
O desejo consciente escapa a qualquer influência, é independente das tendências contrárias, ao passo que o inconsciente é atalhado por tudo o que se lhe opuser.
Assinale abaixo a assertiva CORRETA.
O uso da maprotilina em altas doses é seguro, não podendo levar ao desencadeamento de convulsões.
A carbamazepina não produz efeitos de neurotoxicidade e, portanto, não produziria diplopia.
A associação de fluoxetina com clomipramina deve ser feita com cuidado, pois o risco de convulsões é aí aumentado.
A tioridazina é um neuroléptico que não diminui o limiar convulsivo e, portanto, não pode produzir convulsões.
Sobre os antipsicóticos atípicos, assinale a assertiva INCORRETA.
As propriedades antagonistas serotoninérgicas-dopaminérgicas não são suficientes para explicar os efeitos colaterais da clozapina, como ganho de peso, sedação e agranulocitose.
A risperidona possui usos preferenciais nos pacientes mais velhos com psicose, agitação e distúrbio de comportamento associado à demência, mas não é efetiva nos sintomas positivos da esquizofrenia.
A olanzapina é mais potente que a clozapina e é altamente eficaz nos sintomas positivos da esquizofrenia, melhorando também mais os sintomas negativos do que os antipsicóticos convencionais.
A quetiapina não provoca síndrome extrapiramidal em qualquer dose e tende a ser o antipsicótico de preferência nos pacientes com mal de Parkinson e psicose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...