Lista completa de Questões de Medicina do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que indica um quadro de doenças que é indicada a vitamina D.
O feocromocitoma é um tumor raro. Sobre este tema, analise as afirmativas e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Tem origem no tecido cromafim da medula da suprarrenal. São habitualmente tumores benignos curáveis pela cirurgia, mas se não corretamente diagnosticados e tratados, podem ter uma elevada taxa de mortalidade e morbilidade.
( ) Sua apresentação clínica é pouco variável com cefaléias, hipersudorese e palpitações presentes na maioria dos casos.
( ) O diagnóstico de incidentalomas é cada vez mais frequente.
( ) A incidência de malignidade é muito variável e baseia-se na presença de tecido cromafim em locais onde habitualmente este não se encontra.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Quais das seguintes afirmativas NÃO é uma manifestação clínica da acromegalia?
Analise as assertivas sobre os glicocorticoides e marque a opção INCORRETA.
Sobre o emprego de corticoterapia em população pediátrica, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a relação da depressão com pacientes com diabetes, analise as assertivas.
I. Acredita-se que o aumento das catecolaminas no paciente com depressão poderia desencadear o aumento da glicemia.
II. Há efeitos neuroquímicos sobre os sistemas centrais serotoninérgicos, noradrenérgicos, e dopaminérgicos, diminuindo a atividade dessas aminas.
III. A depressão acomete cerca de 10% da população de pacientes com diabetes Mellitus tipo 2.
Marque a opção que indica a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
Paciente de 14 anos, afrodescendente, moradora de uma comunidade ribeirinha, situada em área de risco, dá entrada no pronto-socorro com queixa de febre, dor abdominal em quadrantes inferiores irradiada para região dorsal média, associada à polidipsia e à poliúria, há 5 dias. Ao exame, encontra-se em regular estado geral, descorada, desidratada, anictérica, acianótica, taquidispneica, febril, sem edema, sem linfonodomegalias, pulsos cheios e taquicárdica. Aumento do tempo de enchimento capilar, hipoperfundida, pressão arterial de 90/60, glicemia de 200mg/Dl, saturação em área ambiente de 88%, exame abdominal com abdômen flácido, porém doloroso à apalpação em região supra púbica, Giordano positivo a direita, manobra de descompressão brusca negativa. Propedêutica torácica e precordial, denotando estado hiperdinâmico e ritmo respiratório de cheyne-strokes. Gasometria arterial mostrando acidose metabólica com hiperlactatemia. Evolui com rebaixamento do nível de consciência, Glasgow 8 e pupilas midriáticas médio fixas. Tomografia do crânio com atenuação difusa da definição córticosubcortical. Sobre este caso, o que NÃO é correto afirmar?
Homem, 72 anos, é internado com paralisia facial direita, fraqueza no braço direito e alguma dificuldade para falar. Estes sintomas estão presentes desde o momento do café da manhã. Não foi relatada cefaleia ou diminuição da consciência. Há duas semanas, teve perda transitória de visão, sem dor, no olho esquerdo, que regrediu espontaneamente em algumas horas. Tem hipertensão há muitos anos e infarto agudo do miocárdio há quatro anos, tratado com angioplastia percutânea. Usa aspirina diariamente, metoprolol e sinvastatina. Não fuma. No momento que o plantonista o examina, quase 5 horas depois, os sintomas praticamente desapareceram. Está afebril, frequência cardíaca de 62bpm, pressão arterial de 135/87 mmHg. A força é 4/5 no braço e na mão direita. Restante do exame neurológico normal. Sem sopro carotídeo, coração é rítmico e sem sopros, mas com galope B4. Restante do exame físico também normal. Exames laboratoriais, provas de função renal, hepática, perfil lipídico e hemograma também normais. Na manhã seguinte, o paciente não apresenta sintomas. Sobre o diagnóstico, marque a opção CORRETA.
Mulher, 32 anos, com história de diarreia crônica e de cálculos biliares e agora com fístula retrovaginal. Sobre o diagnóstico, marque a opção CORRETA.
Qual a causa mais provável da pneumonia em pacientes com AIDS?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...