Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às manifestações extra-articulares da espondilite anquilosante, assinale a opção correta.
uveite posterior
estenose aórtica
nefropatia por IgE
nefrolitíase de repetição
prostatite
Avalie as condições patológicas abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma (V ou F, respectivamente).
( ) A lesão do nervo radial devido a trauma é uma importante causa da síndrome do túnel do carpo.
( ) Gravidez é uma causa reversível de síndrome do túnel do carpo.
( ) Hipotireoidismo, acromegalia e diabetes mellitus são causas endocrinológicas da síndrome do túnel do carpo.
V, V, V
V, V, F
F, V, F
F, F, F
F, V, V
Um homem de 88 anos apresenta há 5 anos quadro de febre (37,5 a 38,2 oC) intermitente e mialgia. Queixa-se de uma certa rigidez dos membros inferiores e dores nos ombros. Relata episódios de fadiga. Nega emagrecimento e hiporexia. O exame físico é normal. O VHS foi de 105 mm/1ª hora. A fosfatase alcalina foi normal. Acerca do quadro descrito, assinale a opção correta.
artrite reumatóide
tuberculose
endocardite
polimialgia reumática
doença neoplásica
Avalie as afirmações abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma das causas de distúrbio ácido-base (V ou F, respectivamente).
( ) Acidose Tubular Renal (ATR) do tipo 1 e diarréia crônica produzem acidose metabólica com "anion gap" normal.
( ) A grande maioria dos casos de ATR secundária no adulto é causada por síndrome de Sjogren, lupus eritematoso sistêmico, hipergamaglobulinemia e hepatite crônica ativa.
( ) O diagnóstico de ATR do tipo 1 é sugerido quando existe uma alcalose metabólica, com "anion gap" normal, associado com pH urinário < 5,5.
V, V, F
V, V, V
F, V, F
F, F, F
F, V, V
Com relação à doença túbulo-intersticial, assinale a afirmação falsa.
A nefropatia por uso de analgésicos (fenacetínicos) é 3 a 5 vezes mais freqüente em mulheres. Em geral, o desenvolvimento de insuficiência renal crônica (IRC) está associado ao uso de 1g/dia por 2 a 3 anos ou à dose total de 2 Kg. A nefrocalcinose e a anemia são desproporcionais ao nível da IRC.
Pacientes com nefropatia plúmbica crônica apresentam hiperuricemia características; Artrite gotosa aguda está presente em 50% dos casos.
O uso de litium está associado à polidipsia e poliúria, devido à disfunção túbulo-intersticial.
Na nefropatia gotosa cerca de 25% dos casos apresenta pielonefrite e bacteriúria, devido à estase urinária intrerrenal.
A hipocalcemia crônica pode causar lesão túbulointersticial e insuficiência renal crônica.
Com relação ao manuseio de cólica nefrética, assinale a opção correta.
O exame de maior sensibilidade é a ultra-sonografia (98%). Quando existe metorismo intestinal, opta-se pela urografia excretora.
A grande maioria dos cálculos renais são radiotransparentes, contém ácido úrico; dessa forma o Rx simples de abdômen raramente contribui para a identificação do cálculo.
Intervenção de urgência está indicada quando existe deterioração da função renal, piohidronefrose, dor ou vômitos intratáveis, anúria, obstrução de alto grau num único rim solitário ou transplantado.
A grande maioria dos cálculos de 10 a 20 mm costuma ser eliminado espontaneamente.
O tratamento analgésico de primeira escolha é a morfina parenteral.
Uma mulher de 76 anos possui função renal normal e sua pressão arterial está controlada com o uso de inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA). Faz uso regular de anti-inflamatório não-esteróide (AINE) para osteoartrite. No consultório, ela se queixa de hiporexia e redução na ingesta de líquidos. Nessa ocasião foi diagnosticado pneumonia da comunidade. A creatinina sérica foi de 2,8 mg/dL. Assinale a opção correta nesse caso.
Suspender o IECA. Ele pode ser reintroduzido somente após o controle da infecção.
A restauração do volume extra-celular (hidratação) deve ser realizada somente após o restabelecimento do débito urinário.
O AINE pode ser mantido.
Substituir o IEC por um fármaco do grepo de inibidores do canal de cálcio dihidropiridínico de ação rápida.
Introduzir um diurético de alça.
Indique qual dos seguintes parâmetros da avaliação renal é o mais importante na definição e classificação de insuficiência renal crônica.
taxa de filtração glomerular
pressão arterial
resultado do estudo de imagem renal (ultrasonografia ou tomografia)
presença ou ausência de hematúria
o nível da proteinúria
Nos pacientes com hematúria persistente os exames subsidiários podem fornecer informações que ajudam a determinar a origem do sangramento. Existem exames que são muito específicos para determinar a origem glomerular. Assinale a opção correta.
macrohematúria
coágulos na urina
cilindros leucocitários
microhematúria
dimorfismo eritrocitário
Boa parte das doenças endócrinas possui um comportamento atípico em idosos. A respeito do assunto, julgue as seguintes afirmações marcando com F a afirmativa falsa e com V a verdadeira e em seguida assinale a opção correta.
( ) O ganho de peso associado à anorexia é encontrado com freqüência em casos de hipotiroidismo.
( ) Miopatia proximal por perda da massa muscular em membros inferiores pode ser identificada em portadores de diabetes mellitus.
( ) A ansiedade pode ser sintoma predominante entre as manifestações clínicas do hipoparatiroidismo.
V, V, V
V, F, F
F, F, F
F, V, F
F, V, V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...