Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Avalie as afirmações abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada um das complicações da febre tifóide (V ou F, respectivamente)
( ) A perfuração da vesícula biliar é a causa mais comum de abdômen agudo
( ) Pode apresentar diversas manifestações neuropsiquiátricas: psicose, delírio, encefalopatia, meningite e dificuldade na marcha.( ) Pode apresentar anemia e coagulação intravascular disseminada. Essa última geralmente é de apresentação subclínica.
V, V, F
V, V, V
F, V, F
F, F, F
F, V, V
O paciente típico com hemorragia subaracnóide apresenta uma forte cefaléia de início súbito, que surge após um esforço físico. Às vezes ocorre uma perda transitória da consciência. O vômito pode surgir mais adiante. Avalie as afirmações abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada um dos achados do exame físico que podem estar presentes num paciente com hemorragia subaracnóide (V ou F, respectivamente).
( ) presença de hemorragia retinal ou papiledema no fundo de olho.
( ) presença de rigidez de nuca, agitação, diminuição do nível de consciência.
( ) sinais neurológicos focais: paralisia do 3º par, 6º par, nistagmo ou ataxia.
V, V, F
V, V, V
F, V, F
F, F, F
F, V, V
Uma mulher de 69 anos com história de bronquite crônica, hipertensão e discreta insuficiência renal foi internada com quadro de infecção pulmonar e descompensação do DPOC. Foi medicada com Beta2-simpaticomimético por nebulização, corticosteróides e sulfametoxazol-trimetropin. No 7º dia de tratamento a paciente estava bem melhor clinicamente. Os achados do exame de laboratório foram os seguintes:
Assinale a opção correta, que identifique a causa mais provável da hipercalemia.a terapêutica com corticosteróide.
defeito na excreção de potássio, secundário a nefropatia.
o uso de sulfametoxazol-trimetropin.
insuficiência adrenal aguda.
uso de beta2-simpaticomomético.
Assinale, abaixo, a opção que, em associação ao manuseio da endocardite infecciosa, contém afirmação falsa.
Até 24% dos pacientes com endocardite infecciosa não apresentam sopro.
Lesões cutâneas superficiais, nos últimos 3 meses, aumenta o risco para desenvolver endocardite.
Pelo menos 2% das hemoculturas positivas são decorrentes de contaminação, com resultado falsopositivo. A troca de agulha antes da inoculação do inócuo para os frascos reduz significativamente a chance de contaminação.
A sensibilidade da ecocardiografia transtorácica é superior ao da ecocardiografia transesofagiana, na exclusão de abscesso perivalvar.
A causa mais comum de endocardite infecciosa é estafilococo aureus (23%), estafilococus coagulase negativo (20%) e estreptococus (20%).
Indique qual dos seguintes fatores está associado com uma menor progressão do vírus C da hepatite (HCV) para doença hepática crônica.
uso de bebida alcoólica
gênero feminino
idoso
genótipo do HCV do tipo 2
co-infecção com outros vírus, p. ex. HIV
A dissecção da artéria aorta é um grande dilema diagnóstico e terapêutico. Avalie as afirmações abaixo e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma (V ou F, respectivamente).
( ) A dissecção de aorta é muito incomum, exceto nos pacientes com síndrome de Marphan. Na síndrome de Marphan cerca de 27 a 48% dos pacientes falecem de dissecção ou ruptura da aorta.
( ) Em pacientes hipertensos com dor torácica e em 1/3 superior do abdômen,a dissecção de aorta deve ser levada em consideração no tratamento. Os achados do exame físico que podem ser detectados são a presença de redução ou ausência dos pulsos periféricos, associados à insuficiência aórtica.
( ) A terapêutica medicamentosa anti-hipertensiva de urgência inclui labetalol IV; ou nitroprussiato e propranolol IV; ou trimetafan.
V, V, V
V, V, F
F, V, F
F, F, F
F, V, V
A hipercalcemia é um achado relativamente comum na prática médica. Assinale a única condição patológica que não está associada com hipercalcemia.
sarcoidose
mieloma múltiplo
intoxicação por vitamina D
hipoparatireoidismo
uso de hidroclorotiazida
São causas de aumento da dosagem de amilase sérica, exceto
caxumba.
doença hepática.
uremia.
úlcera péptica perfurada.
trombose mesentérica.
Assinale a opção correta do fator que pode levar a um coma mixedematoso.
excesso de medicação (overdose) de propiltiouracil
doença de Graves avançada
progressão do hipotireoidismo não-tratado
diabetes mellitus descompensado
insuficiência adrenal
Um homem de 75 anos apresenta história de 4 dias de queimação e dor na região esquerda do tórax. Relata que há dois dias surgiram eritema e pequenas vesículas, acompanhados de mal-estar e cefaléia. Assinale o diagnóstico mais provável nesse caso.
doença de Lyme
herpes-zoster
infecção pelo vírus parvovírus B19
pênfigo foliáceo
eritema endurado de Bazin
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...