Lista completa de Questões de Medicina do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando uma criança não adquire um marco do desenvolvimento referente a sua idade, qual a conduta do pediatra?
Orientar a mãe para estimular e reavaliar o desenvolvimento no próximo retorno.
Enviar a criança para um serviço especializado em fisioterapia e terapia ocupacional.
Solicitar um quociente de desenvolvimento (QD).
Solicitar consulta especializada com neuropediatra.
Assinale a alternativa correta:
As crianças, de 1 a 12 anos de idade, HIV positivas ou com imunodeficiência de IgG2 não devem receber vacina contra Hib.
As vacinas conjugadas contra Hib são constituídas, basicamente, por agentes vivos e atenuados.
A vacina contra o Hib, habitualmente é aplicada associada com a DPT, é denominada de Tetra ou Tetra-Hib e deve ser administrada, de acordo com o Ministério da Saúde aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade e reforço entre o 4º e 5º ano.
A vacina contra o Hib é indicada a partir dos 2 meses de idade porque o Haemophilus Influenzae tipo b é causa de meningite no primeiro ano de vida.
Um escolar acompanhado da sua mãe tem como queixa déficit de crescimento. Seus dados antropométricos revelam: índice Peso / Idade de 80% de adequação para o percentil 50, Estatura / Idade de 91% de adequação e Peso / Estatura de 95% de adequação. Com a apresentação destes resultados podemos afirmar que:
é um desnutrido agudo.
é um desnutrido crônico.
é um desnutrido pregresso.
é uma criança com crescimento proporcional peso / estatura.
Lactente, 2 meses, soropositivo para HIV por transmissão vertical, assintomático, veio para iniciar puericultura. As condutas imediatas devem ser:
Leite artificial exclusivo, vacinar contra a tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influezae tipo B.
Leite artificial exclusivo, vacinar contra a poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
Leite artificial exclusivo, vacinar contra tétano, tuberculose, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
Leite materno exclusivo, vacinar contra a tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B.
O desenvolvimento físico depende de fatores genéticos, hormonais e ambientais (alimentação, clima, afetividade ...). Dentre os fatores hormonais destacam-se o hormônio de crescimento (GH), a tiroxina, insulina, cortisol e gonadotrofinas. Sobre os eventos endócrinos relacionados ao crescimento é verdadeiro afirmar, exceto que:
os pigmeus deixam de crescer devido uma deficiência congênita na produção da IGF I (fator de crescimento insulina like).
um dos mecanismos pelo qual o hormônio do crescimento intensifica o depósito de proteínas é a aumentada tradução do RNA que ocasiona maior síntese protéica pelos ribossomos.
deixamos de crescer quando diminuem os níveis séricos do GH, determinando fechamento das cartilagens de conjugação dos ossos longos.
na deficiência da somatostatina encontramos um crescimento excessivo.
Criança de 6 anos apresenta há um dia quadro de febre baixa (37,50C), cefaléia e mal estar. Evolui com exantema caracterizado por aspecto de eritema difuso na face, com distribuição em "vespertílio" e edema das bochechas. No tronco e nos membros, o aspecto da lesão é de rendilhado, maculopapular, com palidez central. Com base nesses dados, qual o agente etiológico mais provavelmente envolvido no caso?
Herpes vírus tipo 6.
Parvovírus B19.
Staphylococcus aureus.
Vírus do Dengue.
Menino de 7 anos de idade apresenta baixa estatura, o que preocupa os pais. Na determinação da idade óssea pelo método de Gruelich-Pyle, o pediatra deve solicitar uma radiografia de:
mão esquerda e punho.
joelho direito e tornozelo.
mão direita e braço.
joelho esquerdo e quadril.
O pico de velocidade de crescimento no sexo feminino ocorre:
antes do surgimento do broto mamário.
nos estádios I e II mamário de Tunner.
nos estádios V e VI de pêlos pubianos de Tunner.
após a menarca.
Menino, 5 anos, previamente hígido, com queixa de febre, tosse, dificuldade respiratória e diminuição da acuidade visual há 6 dias. Exame físico: bom estado geral, T = 38,5 'C, roncos e sibilos esparsos, hepatoesplenomegalia discreta. Hemograma: Hb = 13 g/dl; glóbulos brancos = 10.000 leucócitos/mm3 (04% bastonetes; 40% segmentados; 25% eosinófilos; 28% linfócitos; 03% monócitos); reações sorológicas para Mononucleose e Hepatite B negativas; eletroforese de proteínas séricas com gamaglobulina = 3,5 g/dl (normal = 0,8-1,6 g/dl). O diagnóstico provável é:
Toxocaríase
Leucemia eosinofílica.
Toxoplasmose
Pneumonia bacteriana atípica.
Em relação à gonorréia é correto afirmar, EXCETO que:
A maioria dos indivíduos com infecção gonocócica disseminada têm sintomas de gonorréia urogenital, anorretal e / ou faríngea.
Nas mulheres, dentre as principais complicações destacam-se a endometrite e a salpingite
Em geral é disseminada por portadores assintomáticos.
Em geral a inflamação unilateral aguda das glândulas de Bartholin decorre da gonorréia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...