Lista completa de Questões de Medicina do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após adequada avaliação clínica, baseada em apropriadas técnicas de anamnese e exame clínico, muitas vezes o médico necessita de exames laboratoriais não-invasivos (preferencialmente) e às vezes invasivos para a definição do diagnóstico e a tomada de decisão quanto à melhor terapêutica a ser instituída e previsão do prognóstico. Quanto a esses exames de laboratório, julgue os itens subseqüentes. Para o diagnóstico parasitológico específico da fase aguda (ou congênita) da tripanossomíase americana, o médico pode solicitar a pesquisa parasitológica direta do agente etiológico pelo método de Strout.
A hipertensão arterial pulmonar representa uma condição na qual a pressão sistólica da artéria pulmonar está constantemente elevada (acima do normal) de forma inadequada para um determinado nível de débito cardíaco. A respeito desse estado patológico, julgue os itens que se seguem. Estudos recentes têm demonstrado que o sildenafil, uma droga inibidora da fosfodiesterase, pode ser considerado opção promissora no tratamento dessa condição patológica.
A hipertensão arterial pulmonar representa uma condição na qual a pressão sistólica da artéria pulmonar está constantemente elevada (acima do normal) de forma inadequada para um determinado nível de débito cardíaco. A respeito desse estado patológico, julgue os itens que se seguem. São exemplos de causas de hipertensão pulmonar: a AIDS, a esquistossomose, a ressecção pulmonar, a comunicação interventricular congênita, a doença pulmonar obstrutiva crônica, a pneumoconiose e a anemia falciforme, entre outras.
Um homem de 40 anos de idade queixa-se de tosse produtiva, com duração de 14 dias, com grande quantidade de catarro mucopurulento e fétido. Relata que a quantidade de catarro aumentou nos últimos 2 dias e que ele passou a apresentar vários episódios de febre. Informa ser etilista pesado por vários anos e tabagista de 1 maço de cigarros por 25 anos e nega doenças prévias. Antes de procurar o hospital, ele foi a um posto de saúde, há 1 semana, onde foi submetido a exames para tuberculose, que foram negativos, e como não melhorasse, fez uso, por conta própria, de um comprimido de antibiótico (não se lembra do nome), há 1 dia. Ao exame clínico, apresentou sinais vitais normais, péssimas condições de higiene oral e dentária (várias cáries). Ritmo cardíaco regular, sem sopros. À ausculta pulmonar, havia redução do murmúrio vesicular no terço médio do hemitórax esquerdo. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose moderada, com contagem diferencial normal, sem outras alterações. O exame radiográfico do tórax na projeção póstero-anterior é apresentado na figura abaixo.
Tomando como base as informações acima apresentadas, julgue os itens seguintes.
Caso não seja possível identificar o agente etiológico, um exemplo de esquema antimicrobiano empírico adequado para essa situação deve considerar o uso de amoxicilinaclavulonato em associação com azitromicina, durante 3 semanas ou mais, dependendo da evolução individual.Um homem de 40 anos de idade queixa-se de tosse produtiva, com duração de 14 dias, com grande quantidade de catarro mucopurulento e fétido. Relata que a quantidade de catarro aumentou nos últimos 2 dias e que ele passou a apresentar vários episódios de febre. Informa ser etilista pesado por vários anos e tabagista de 1 maço de cigarros por 25 anos e nega doenças prévias. Antes de procurar o hospital, ele foi a um posto de saúde, há 1 semana, onde foi submetido a exames para tuberculose, que foram negativos, e como não melhorasse, fez uso, por conta própria, de um comprimido de antibiótico (não se lembra do nome), há 1 dia. Ao exame clínico, apresentou sinais vitais normais, péssimas condições de higiene oral e dentária (várias cáries). Ritmo cardíaco regular, sem sopros. À ausculta pulmonar, havia redução do murmúrio vesicular no terço médio do hemitórax esquerdo. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose moderada, com contagem diferencial normal, sem outras alterações. O exame radiográfico do tórax na projeção póstero-anterior é apresentado na figura abaixo.
Tomando como base as informações acima apresentadas, julgue os itens seguintes.
A grande maioria dos casos que recebem o mesmo diagnóstico que o do paciente descrito tem como agentes etiológicos as bactérias anaeróbias.Um homem de 40 anos de idade queixa-se de tosse produtiva, com duração de 14 dias, com grande quantidade de catarro mucopurulento e fétido. Relata que a quantidade de catarro aumentou nos últimos 2 dias e que ele passou a apresentar vários episódios de febre. Informa ser etilista pesado por vários anos e tabagista de 1 maço de cigarros por 25 anos e nega doenças prévias. Antes de procurar o hospital, ele foi a um posto de saúde, há 1 semana, onde foi submetido a exames para tuberculose, que foram negativos, e como não melhorasse, fez uso, por conta própria, de um comprimido de antibiótico (não se lembra do nome), há 1 dia. Ao exame clínico, apresentou sinais vitais normais, péssimas condições de higiene oral e dentária (várias cáries). Ritmo cardíaco regular, sem sopros. À ausculta pulmonar, havia redução do murmúrio vesicular no terço médio do hemitórax esquerdo. Exames laboratoriais evidenciaram leucocitose moderada, com contagem diferencial normal, sem outras alterações. O exame radiográfico do tórax na projeção póstero-anterior é apresentado na figura abaixo.
Tomando como base as informações acima apresentadas, julgue os itens seguintes.
A radiografia de tórax apresenta achado de consolidação simples no pulmão esquerdo, que, correlacionada com o quadro clínico, indica o diagnóstico de pneumonia comunitária (não-complicada).Diversas drogas podem causar lesão em praticamente todos os constituintes do fígado, a hepatite aguda é a síndrome mais comum. A hepatotoxicidade a drogas é uma das principais causas de hepatite fulminante. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes. O cetoconazol é um dos agentes antifúngicos mais freqüentemente associados a hepatotoxicidade, geralmente expressa por hepatite tóxica, que pode evoluir para insuficiência hepática fulminante.
Diversas drogas podem causar lesão em praticamente todos os constituintes do fígado, a hepatite aguda é a síndrome mais comum. A hepatotoxicidade a drogas é uma das principais causas de hepatite fulminante. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes. O uso da droga ecstasy 3,4 metilenodioximetanfetamina (MDMA) pode causar lesão hepática grave por efeito hepatotóxico direto ou após hipertermia e rabdomiólise.
ma senhora de 60 anos de idade, com história pregressa de diabetes melito mal controlado, coronariopatia crônica e hipertensão arterial, buscou o serviço de emergência queixando-se de anorexia, seguida de vômito e de dor constante no hipocôndrio direito, mal definida e sem associação com sangramento digestivo, diarréia ou dor torácica. O exame clínico mostrou paciente aparentemente desconfortável e ictérica (+/+4), pressão arterial de 135 mmHg × 85 mmHg, freqüência cardíaca de 102 bpm, temperatura axilar de 39 ºC. Ritmo cardíaco regular com quarta bulha. Pulmões limpos. Abdome livre, com dor à palpação do hipocôndrio direito e do epigástrio, presença de dor intensa e apnéia inspiratória à palpação profunda da borda costal direita durante inspiração forçada, dor à palpação superficial na região infra-escapular direita, ausência de dor à descompressão brusca. Exame pélvico e retal sem anormalidades. Exames laboratoriais mostraram leucocitose moderada, aumento dos níveis séricos de transaminases (duas vezes o limite superior da normalidade) e hiperbilirrubinemia leve. O eletrocardiograma da admissão não apresentou alterações sugestivas de isquemia miocárdica.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
A ultra-sonografia do abdome superior e a cintilografia hepatobiliar (usando compostos do ácido iminodiácetico HIDA) são exames úteis na diferenciação diagnóstica, entretanto as atuais técnicas de tomografia computadorizada helicoidal são de maior utilidade para o diagnóstico nessa situação.ma senhora de 60 anos de idade, com história pregressa de diabetes melito mal controlado, coronariopatia crônica e hipertensão arterial, buscou o serviço de emergência queixando-se de anorexia, seguida de vômito e de dor constante no hipocôndrio direito, mal definida e sem associação com sangramento digestivo, diarréia ou dor torácica. O exame clínico mostrou paciente aparentemente desconfortável e ictérica (+/+4), pressão arterial de 135 mmHg × 85 mmHg, freqüência cardíaca de 102 bpm, temperatura axilar de 39 ºC. Ritmo cardíaco regular com quarta bulha. Pulmões limpos. Abdome livre, com dor à palpação do hipocôndrio direito e do epigástrio, presença de dor intensa e apnéia inspiratória à palpação profunda da borda costal direita durante inspiração forçada, dor à palpação superficial na região infra-escapular direita, ausência de dor à descompressão brusca. Exame pélvico e retal sem anormalidades. Exames laboratoriais mostraram leucocitose moderada, aumento dos níveis séricos de transaminases (duas vezes o limite superior da normalidade) e hiperbilirrubinemia leve. O eletrocardiograma da admissão não apresentou alterações sugestivas de isquemia miocárdica.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Colecistite aguda, úlcera péptica perfurada, pancreatite aguda e infarto do miocárdio são exemplos de doenças que devem ser consideradas no diagnóstico diferencial dessa paciente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...