Lista completa de Questões de Medicina do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma jovem com 20 anos de idade diz nunca ter menstruado. Os achados clínicos e laboratoriais são os seguintes: fenótipo feminino; 160,0 cm de altura; 55 kg de peso; distribuição normal de pelos terminais; caracteres sexuais secundários desenvolvidos; gonadotrofinas normais; estradiol normal; vagina em fundo cego. Acerca desse caso clínico, é correto afirmar que
a paciente pode ser portadora de agenesia mulleriana.
Julgue o próximo item, referente a achado citológico de ASCUS do colo do útero.
Segundo o Sistema Bethesda, esse achado é sugestivo de lesão escamosa intra-epitelial de alto grau e o tratamento se faz por meio da conização do colo.
Uma jovem com 25 anos de idade manifesta preocupação na consulta porque os achados do exame de ultra-som da pelve foram compatíveis com ovários micropolicísticos. Os intervalos dos seus ciclos menstruais variam de 26 a 34 dias. A distribuição de pêlos terminais está aumentada em buço e coxas (pontuação 3, segundo Ferriman e Gallwey).
Acerca dessa situação clínica, julgue o item abaixo.
Os achados clínicos e laboratoriais descritos não permitem diagnosticar síndrome dos ovários policísticos.
Considere o caso de uma paciente que apresenta uma lesão ulcerada em vulva, única, indolor, fundo limpo, borda endurecida sobrelevada e acompanhada por linfadenopatia satélite para julgar o item seguinte.
Provavelmente, trata-se de cancro mole e a confirmação do diagnóstico se faz pela coloração de Gram do raspado das bordas da lesão, por meio da técnica de PCR ou por cultura.
Uma jovem com 20 anos de idade queixava-se de corrimento transvaginal amarelado com início há cinco dias. Tinha intercursos sexuais com o namorado e usava o método de tabela como contraceptivo. Associado ao quadro, vinha apresentando discreto desconforto pélvico durante as relações sexuais. Ao exame, além do corrimento, apresentava o colo discretamente doloroso à mobilização e com aspecto de cervicite.
Acerca desse quadro clínico, julgue o item que se segue.
Chlamydia trachomatis ou Neisseria gonorrhoeae poderiam ser os agentes causais. O diagnóstico pode ser feito por meio do exame de Papanicolaou, para Chlamydia trachomatis, e de bacterioscopia, para a Neisseria gonorrhoeae, de material colhido da endocérvice.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao diabetes melito gestacional (DMG).
O DMG não está associado com malformações no concepto.
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao diabetes melito gestacional (DMG).
O DMG é definido como intolerância a carboidratos, de gravidade variável, com início ou primeiro reconhecimento durante a gestação.
Uma jovem com 20 anos de idade, quando estava na 35.ª semana de gestação, foi atendida em emergência de obstetrícia, queixando-se de cefaléia e escotomas. Os níveis tensionais eram de 170 mmHg × 110 mmHg. Os exames de laboratório tiveram os seguintes resultados: plaquetas: 99.000 cel./mm3; proteinúria de fita 3+; proteinúria de 24 horas: 600 mg; TGO: 40 mg/dL; TGP: 45 mg/dL; desidrogenase lática: 300 UI/L; hemoglobina: 10,8 g/dL; hematócrito: 35%; bilirrubinas: totais: 0,9 mg/dL; direta: 0,5 mg/dL; indireta: 0,4 mg/dL; glicemia de jejum: 95 mg/dL; ácido úrico: 6,0 mg/dL; creatinina: 1,2 mg/dL. A cardiotocografia fetal foi reativa.
Com referência ao caso acima descrito, julgue o item a seguir.
A paciente deveria ter sido tratada inicialmente com sulfato de magnésio, visando estabilização das manifestações clínicas, e o parto deveria ser programado para a 37.ª semana de gestação, ocasião em que o feto já apresentaria maturidade pulmonar.
A respeito das modificações do organismo materno durante a gestação, julgue o próximo item.
Durante a gestação normal, há aumento da freqüência do pulso em repouso e do débito cardíaco, e há diminuição da resistência vascular sistêmica e pulmonar.
Acerca dos tumores do ovário, julgue os itens que se seguem.
Os disgerminomas não são sensíveis à terapia de irradiação, tampouco à quimioterapia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...