Lista completa de Questões de Medicina do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É importante que na introdução desta medicação se faça a titulação da dose da mesma de modo gradativo, com aumento gradual em semanas. A sua introdução com rápido aumento da dose pode levar a reações dermatológicas e até a um comprometimento hepático severo. Das medicações descritas abaixo, a que apresenta maior risco é:
Mulher de 75 anos, cardiopatia em uso de antiarrítmicos. Há 8 meses queixa-se de esquecimento, tem dificuldades de lembrar onde deixou os objetos pessoais, não consegue manter a atenção, tem prejuízo na concentração, faz leitura e não assimila o que leu. Os familiares relatam que, há aproximadamente 8 meses, a paciente apresentou um quadro de tristeza, desânimo, perda de prazer por atividades que antes gostava, acorda de madrugada e não consegue mais dormir, refere que o sono não a descansa, sente fatigabilidade e comenta que se Deus a levasse, seria um alívio. Qual o diagnóstico mais provável e o tratamento indicado para o caso:
Demência tipo Alzheimer, anti-colinesterásicos.
Episódio depressivo grave, antidepressivos tricíclicos.
Episódio depressivo psicótico, antipsicótico.
Episódio depressivo moderado, uso de inibidor da recaptação da serotonina.
Demência de origem vascular, anti-colinesterásico.
Jovem de 28 anos, em tratamento com olanzapina 10mg/dia para tratamento de quadro psicótico do tipo esquizofrênico há 5 anos. Traz ao seu médico a queixa de estar evoluindo, há 4 meses, com comportamento de não conseguir parar de verificar se trancou a porta de casa e se fechou a válvula de gás de cozinha. Lava as mãos diversas vezes ao dia, pois imagina estar contaminado. Acha tudo muito estranho, fica angustiado e não consegue trabalhar. Neste caso, podemos afirmar que:
Trata-se de um quadro de transtorno obsessivo compulsivo associado à psicose e que estaria indicada a associação de um antidepressivo inibidor seletivo de recaptação de serotonina ou tricíclico para o alívio sintomático do quadro.
Trata-se de uma sintomatologia compulsiva associada à psicose e se deve aumentar a dose da olazapina.
Existe evidência da associação do aparecimento de sintomas obsessivos-compulsivos com o uso da olanzapina sendo indicada a sua troca.
Deve-se indicar o paciente para psicoterapia cognitivo-comportamental em associação ao tratamento em uso.
Deve-se associar o uso de sedativos e antidepressivos para o tratamento da sintomatologia obsessiva associada.
Sobre a Demência de Alzheimer, considere as afirmativas seguintes:
I. A sua incidência aumenta em 5% ao ano após os 65 anos.
II. A hipótese anticolinérgica é a mais provável de dano neuroquímico associado.
III. Quadros depressivos no idoso não têm relação com a sua prevalência.
IV. Não existe relação neuroquímica entre a Demência de Alzheimer e o Delirium.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Pacientes com esta doença têm genótipo com alterações normalmente no cromossomo 15 e um fenótipo clínico caracterizado por hipotonia neonatal e retardo de desenvolvimento seguido por desenvolvimento pós-natal de polifagia com subseqüente obesidade, baixa estatura, hipogonadismo hipogonadotrófico e leve a moderado retardo mental. Assinale a alternativa que indica a doença acima descrita:
Paulo, 32 anos, dá entrada no pronto-socorro com relato de estar tendo "visões" de vultos que se parecem com pessoas que estão atrás do mesmo, nos últimos 3 dias. Relata fazer uso de bebida alcoólica desde os 16 anos de idade e de que, ultimamente, tem feito uso de cerca de 1000ml/dia de pinga. Descreve se sentir muito mal, pela manhã, tendo que beber logo que acorda para parar de tremer. Na avaliação inicial apresentava-se, também, com tremores grosseiros de membros, taquicardia (Freq. Cardíaca de 120bpm), PA – 139/98 mmHg, náuseas, vômitos, sudorese profusa e dificuldade na marcha. A avaliação da pontuação da Ciwa-Ar foi de 28. O diagnóstico e a melhor conduta neste caso seria:
Síndrome de abstinência ao álcool grave. Internação imediata do paciente para tratamento com suporte hidroeletrolítico e vitamínico, farmacoterapia com benzodiazepínicos.
Dependência do álcool. Encaminhamento para a rede básica de saúde para acompanhamento ambulatorial.
Síndrome de abstinência ao álcool leve. Internação em hospital-dia para acompanhamento social do quadro.
Delirium tremens. Internação em hospital psiquiátrico para tratamento da psicose.
Esquizofrenia paranóide e abuso de álcool. Acompanhamento ambulatorial com antipsicótico e benzodiazepínico.
Sobre as diretrizes do INCA para a terapia farmacológica não-nicotínica do tratamento da dependência do tabaco, temos as seguintes indicações:
I. Fumantes que fumam o 1º cigarro até 30 minutos após acordar e fumam, no mínimo, 10 cigarros por dia.
II. Fumantes com escore do teste de Fagerström, menor do que 5.
III. Fumantes que já tentaram parar de fumar, anteriormente, apenas com a abordagem cognitivocomportamental, mas não obtiveram êxito devido a sintomas da síndrome de abstinência.
IV. Não haver contra-indicações clínicas.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Segundo o I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas, CEBRID (2002), a atual prevalência de dependência alcoólica no Brasil é de:
De acordo com a lei no 10.216/01, a internação compulsória dos pacientes psiquiátricos:
Deve ser feita somente com o consentimento do paciente.
Necessita de determinação judicial.
Dá-se sem o consentimento do paciente e somente a pedido de terceiros.
Necessita do consentimento do paciente e da determinação judicial, necessariamente.
Não necessita da determinação judicial.
A preocupação com o impacto ambiental dos resíduos em saúde no estado do Paraná tomou importante impulso com a publicação da resolução conjunta SEMA/SESA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...