Lista completa de Questões de Medicina do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao transtorno do pânico, julgue os próximos itens. Na diferenciação diagnóstica desse transtorno, deve-se considerar o hipertireoidismo, a abstinência ou intoxicação por drogas, as anemias, a hipoglicemia, o feocromocitoma e a epilepsia do lobo temporal.
Em relação ao transtorno do pânico, julgue os próximos itens. No primeiro ataque de pânico, que é sempre espontâneo e inesperado, os sintomas começam de forma crescente, atingindo, no máximo, em torno de dez minutos e raramente ultrapassando 30 minutos.
Em relação ao transtorno do pânico, julgue os próximos itens. O sistema límbico e o locus ceruleus estão particularmente envolvidos no ataque de pânico.
Em relação ao transtorno do pânico, julgue os próximos itens. Aproximadamente, entre 15% a 17% dos parentes em primeiro grau dos pacientes com transtorno do pânico apresentam o mesmo quadro.
De acordo com o conceito de Akiskal (1992), os sintomas maníacos e depressivos estariam em combinação com o temperamento básico ciclotímico, hipertímico e depressivo. Na formulação teórica de Akiskal, essas misturas levariam a três diferentes tipos de transtornos mistos bipolares. A respeito dessa teoria, julgue os itens subseqüentes. A eficácia do tratamento com o lítio, considerado tratamento de primeira linha para a mania aguda, está em torno de 70% a 80%, sendo a sintomatologia maníaca clássica, com humor eufórico e grandiosidade, preditiva de boa resposta.
De acordo com o conceito de Akiskal (1992), os sintomas maníacos e depressivos estariam em combinação com o temperamento básico ciclotímico, hipertímico e depressivo. Na formulação teórica de Akiskal, essas misturas levariam a três diferentes tipos de transtornos mistos bipolares. A respeito dessa teoria, julgue os itens subseqüentes. Paciente portador de transtorno bipolar do tipo III apresenta temperamento hipertímico, com episódio depressivo. Esses episódios, em geral, estão associados a agitação, excitação sexual e pressão de discurso.
De acordo com o conceito de Akiskal (1992), os sintomas maníacos e depressivos estariam em combinação com o temperamento básico ciclotímico, hipertímico e depressivo. Na formulação teórica de Akiskal, essas misturas levariam a três diferentes tipos de transtornos mistos bipolares. A respeito dessa teoria, julgue os itens subseqüentes. O transtorno bipolar do tipo II está associado a surtos psicóticos ou crises de hipertimia, o que gera sintomas como labilidade do humor, irritabilidade, fuga de idéias, impulsividade, depressão e erotização.
De acordo com o conceito de Akiskal (1992), os sintomas maníacos e depressivos estariam em combinação com o temperamento básico ciclotímico, hipertímico e depressivo. Na formulação teórica de Akiskal, essas misturas levariam a três diferentes tipos de transtornos mistos bipolares. A respeito dessa teoria, julgue os itens subseqüentes. O transtorno bipolar do tipo I é, em geral, psicótico — com sintomas psicóticos incongruentes com o humor — e representa a intrusão de um temperamento depressivo de base em paciente maníaco superposto parcialmente a transtornos esquizoafetivos e a transtornos psicóticos agudos e polimorfos.
Um paciente de 30 anos de idade que apresentava comportamento estranho há seis meses foi atendido no ambulatório de psiquiatria. Relatou-se que, nas últimas cinco semanas, apresentou delírios paranóides bizarros e alucinações e, nos últimos 30 dias, apresentou discurso urgente e desorganizado, mostrando-se grandioso. Estava distraído e hiperativo e permanecia longos períodos sem dormir e sem conseguir realizar seu trabalho cotidiano.
Com relação a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Caso seja constatado que o paciente apresenta esquizofrenia, a clozapina pode ser uma droga de escolha para o seu tratamento, quando os outros antipsicóticos falharem, já que não produz efeito extrapiramidal, não causa discinesia tardia e não eleva a prolactina, mas é necessário considerar que de 0,5% a 2% dos pacientes correm risco de apresentar agranulocitose.Um paciente de 30 anos de idade que apresentava comportamento estranho há seis meses foi atendido no ambulatório de psiquiatria. Relatou-se que, nas últimas cinco semanas, apresentou delírios paranóides bizarros e alucinações e, nos últimos 30 dias, apresentou discurso urgente e desorganizado, mostrando-se grandioso. Estava distraído e hiperativo e permanecia longos períodos sem dormir e sem conseguir realizar seu trabalho cotidiano.
Com relação a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Para diminuir os sintomas de agitação e induzir o sono, correto que se prescreva ao paciente benzodiazepínicpotente de ação rápida.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...