Lista completa de Questões de Medicina do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir. A bulimia nervosa está associada aos transtornos caracterizados pela impulsividade e instabilidade, enquanto o transtorno de compulsão alimentar periódica está associado ao transtorno do tipo evitativo e ansioso.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir. Como existe uma associação entre a anorexia nervosa e os transtornos de compulsão alimentar, são indicadas dietas hipocalóricas para pacientes portadores daquela patologia.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir. As características de personalidade de indivíduos com bulimia nervosa são semelhantes às características de personalidade de indivíduos com anorexia, diferindo apenas quanto à impulsividade e à instabilidade afetiva.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir. Traços como obsessividade, perfeccionismo, passividade e introversão são comuns em paciente com anorexia nervosa e permanecem mesmo após a recuperação do peso.
A educação em saúde é considerada medular para o campo do sanitarismo. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. A educação em saúde pode ser definida como umprática social que preconiza a mudança de hábitospráticas e atitudes e a transmissão e apreensão conhecimentos, além da mudança gradual na forma pensar, sentir e agir, por meio da seleção e utilização de métodos pedagógicos participativosproblematizadores.
A tríade clássica para cogitar o diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal é
demência, transtorno da marcha e incontinência urinária.
oftalmoplegia, ataxia e delirium.
perda de memória de fixação, ataxia e nistagmo.
demência, disartria e agnosia.
desorientação espacial, crises convulsivas e nistagmo.
Os mecanismos de ação da naltrexona e do acamprosato para a terapêutica da dependência do álcool, são, respectivamente,
favorecimento dos receptores nicotínicos e favorecimento dos receptores opiáceos.
bloqueio de receptores muscarínicos e bloqueio da ação glutamatérgica.
bloqueio de receptores opiáceos e favorecimento da ação gabaérgica.
bloqueio da recaptação da dopamina e bloqueio de receptores endocanabinóides.
favorecimento dos receptores endocanabinóides e bloqueio de receptores glutamatérgicos.
Os antipsicóticos atuam em diversos neuroreceptores. O receptor mais importante no controle dos sintomas positivos da esquizofrenia e as vias neuronais envolvidas nos efeitos terapêuticos dos neurolépticos são, respectivamente:
ação parcial dopaminérigica em D4; vias histaminérgicas e mesocorticais.
ação dopaminérgica D1, D2, D4 e D5; vias adrenérgicas e límbicas.
agonista dopaminérgico em D4; vias mesolímbicas e mesocorticais.
agonista dopaminérigo em D2; vias nigroestriatais e mesocorticais.
antagonismo dopaminérgico D2; vias mesolímbicas e mesocorticais.
No serviço de emergência geral dá entrada um paciente com Depressão Maior e em tratamento há dois meses com clomipramina. A alteração do ECG que sugere intoxicação pela clomipramina e o sintoma associado que poderia contribuir para sinal de prognóstico mais reservado, respectivamente, são:
diminuição do intervalo PR; hipertensão arterial.
supra-desnivelamento do segmento ST; taquicardia.
alargamento do complexo QRS; bradicardia.
redução do complexo QRS; taquicardia.
inversão de onda T; hipotensão arterial.
Em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar é preciso associar, algumas vezes, dois estabilizadores de humor. Na associação de acido valpróico/divalproato e lamotrigina deve-se considerar que a dose de lamotrigina deve ser
reduzida devido ao aumento da meia-vida de eliminação; reduz o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
aumentada devido à redução da meia-vida de eliminação; reduz o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
aumentada devido à redução da meia-vida de eliminação; aumenta o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
reduzida devido ao aumento da meia-vida de eliminação; aumenta o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
mantida, uma vez que não há mudança da meia-vida de eliminação; aumenta o risco de Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...