Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O trabalhador vítima de acidente de trabalho, cuja recuperação exija um tempo superior a 15 dias para tratamento, terá direito ao auxílio doença acidentário, a ser pago pela Previdência Social, a partir do 16o dia de afastamento e
terá direito ao depósito do Fundo de Garantia somente até o terceiro mês de afastamento do trabalho e garantia de 12 meses de estabilidade.
terá direito a indenização de 50% do seu salário e garantia de estabilidade de 6 meses.
terá direito, a partir de sua alta, a uma estabilidade de 18 meses e depósito de Fundo de Garantia.
poderá retornar ao trabalho, sem garantia do seu emprego, mas com depósito de Fundo de Garantia de todo o período de afastamento.
terá direito a uma estabilidade de 12 meses e depósito do Fundo de Garantia no período de afastamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e V.
II, IV e V.
Intoxicação é o processo de alteração mórbida do organismo causado por substâncias exógenas
ou endógenas caracterizado por desequilíbrio fisiológico decorrente de alterações bioquímicas.
caracterizado por quadro clínico típico para cada xenobiótico ou grupo de xenobióticos.
caracterizado por quadro laboratorial típico para cada xenobiótico ou grupo de xenobióticos.
caracterizado por desequilíbrio psicológico e afetivo decorrentes de alterações bioquímicas.
ou endógenas e caracterizado por quadro clínico típico para cada xenobiótico ou grupo de xenobióticos.
Segundo a Norma Regulamentadora 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA),
consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos e de acidentes existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
na ausência de valores quantitativos da exposição dos trabalhadores a agentes químicos não previstos na NR 15, deve-se adotar limites de exposição ocupacional estabelecidos pela American Conference of Governmental Industrial Higyenists- ACGIH, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho.
as ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do Engenheiro de Segurança ou Técnico de Segurança do Trabalho, sem a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.
considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações para que as exposições a agentes ambientais retornem aos limites de tolerância ultrapassados, minimizando os riscos de agravos à saúde do trabalhador.
a elaboração e implementação do PPRA é obrigatória, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando sempre à avaliação ambiental quantitativa dos riscos ocupacionais existentes e sua divulgação junto à CIPA.
De acordo com a Norma Regulamentadora 7, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) deverá conter, dentre outras informações: I
técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho − SSST.
II
. O nome completo do trabalhador, o número de registro de sua entidade, e sua função, a indicação dos procedimentosmédicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados.
III
. O nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM.IV
. A data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no ConselhoRegional de Medicina.
V
. A definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu.Está correto o que se afirma em
IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, II e III, apenas.
A Norma Regulamentadora 7 − Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO estabelece que
o programa é um documento que necessita ser homologado e registrado nas Delegacias Regionais do Trabalho, além de ter uma cópia arquivada nas dependências da empresa.
as empresas de grau de risco 1 e 2 com até 25 empregados e as empresas de grau de risco 3 e 4 com até 10 empregados estão desobrigadas da elaboração do Programa.
o programa deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
há obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, exclusivamente com objetivo de dar assistência médica ao conjunto dos seus trabalhadores.
há obrigatoriedade de sua elaboração e implantação do Programa, por parte dos empregadores e instituições, com o objetivo de monitorar, individualmente, somente os trabalhadores expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos definidos pela NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA).
As doenças causadas por agentes biológicos foram as primeiras a ser associadas aos ambientes de trabalho. De acordo com o tipo de atividade realizada, pode haver maior probabilidade de contágio e adoecimento por determinadas doenças infectoparasitárias. A atividade laboral com maior probabilidade de contágio e adoecimento por Carbúnculo é a exercida por
jardineiros.
lavradores.
limpadores de fossa.
lixeiros.
vaqueiros.
Sobre as dermatoses ocupacionais, é correto afirmar:
As dermatites de contato são as formas mais comuns de dermatoses relacionadas ao trabalho.
No sexo masculino, as lesões predominam em mãos e pálpebras.
A dermatite alérgica de contato é mais comum que a dermatite de contato irritativa.
No Brasil, 20% dos casos de câncer cutâneo têm origem ocupacional.
Os jovens são menos acometidos por possuir maior capacidade de regeneração da camada córnea.
A audiometria tonal liminar, por vias aéreas e ósseas, é o exame consagrado universalmente para avaliação da perda auditiva ocupacional. Em relação ao diagnóstico de PAIR − Perda Auditiva Induzida por Ruído, é correto afirmar:
O exame é classificado dentro dos limites aceitáveis quando todos os limiares tonais são iguais ou menores que 40 dB (NA).
A perda nunca ultrapassa os 40 dB (NA) nas baixas e médias frequências (média aritmética dos limiares em 500, 1000 e 2000 Hz).
A ocorrência de piora igual ou superior a 25 dB em frequências isoladas é sugestiva de agravamento de PAIR.
O exame é classificado dentro dos limites aceitáveis quando todos os limiares tonais são iguais ou menores que 30 dB NA.
A ocorrência de piora igual ou superior a 25 dB na média aritmética no grupo de frequências de 500 a 2000 HZ é sugestiva de agravamento de PAIR.
As doenças ocupacionais respiratórias apresentam diferentes expressões histológicas ante agressões de agentes externos inaláveis. A correta associação entre a expressão histológica e o agente causador está apresentada em:
Dano alveolar difuso → radiações.
Pneumonia intersticial descamativa → berílio.
Pneumonia intersticial por células gigantes → sílica.
Proteinose alveolar → teflon.
Doença granulamotosa intersticial difusa → asbesto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...