Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os episódios depressivos caracterizam-se por humor triste, perda do interesse e do prazer nas atividades cotidianas. Acerca dos trabalhadores acometidos por esses transtornos, assinale a alternativa correta.
O afastamento do trabalhador de seu trabalho com a finalidade de evitar agravo do quadro é extremamente recomendável, mesmo que esses episódios não sejam relacionados ao trabalho.
O uso de benzodiazepínicos é geralmente indicado, e o efeito terapêutico tem início, em média, após duas semanas.
O prognóstico e a abordagem independem do fato de que a causa dos episódios esteja relacionada ou não ao trabalho, pois geralmente há predisposição pessoal.
O tratamento deve ser acompanhado por especialista ou por equipe multidisciplinar.
A organização do trabalho pode ser fator desencadeante, e, nesses casos, essas causas raramente são sutis.
Um trabalhador asmático desenvolve crise ao entrar em contato com substâncias químicas durante suas atividades laborais. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
crise deve ser considerada como doença profissional, classificada na Categoria I de Schlling: o trabalho como causa necessária.
Não é possível afirmar se se trata de doença ocupacional, pois não há informação de que houve afastamento do trabalho.
Como esse trabalhador foi exposto a risco químico, certamente fará jus ao adicional de insalubridade, tanto que adoeceu devido à exposição ao risco.
Esse trabalhador deverá ser afastado do trabalho, mas não haverá necessidade de emissão de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) de imediato, pois não se tem certeza do nexo causal.
Trata-se de uma doença ocupacional classificada como Schlling Categoria III, e deve-se emitir a CAT, mesmo sem a certeza do nexo causal.
Com relação à perda auditiva induzida por exposição ao ruído (PAIR), assinale a alternativa correta.
A PAIR, por ser neurossensorial, difere da perda causada por outros agentes agressores, como produtos químicos (solventes), que não são neurossensoriais.
Na audiometria, verificam-se perdas importantes em várias frequências, principalmente na baixa.
A PAIR tem como características principais a irreversibilidade e a progressão gradual, mesmo após o afastamento dos níveis sonoros elevados.
A exposição a outros riscos, como o químico (solventes), físico (vibrações), não interfere na evolução do quadro.
O trauma acústico não é considerado uma forma de PAIR.
Em relação à saúde mental e trabalho, é correto afirmar que
a síndrome do esgotamento profissional (Burneut) está diretamente relacionada a antecedentes familiares de transtornos depressivos.
a síndrome de esgotamento profissional (Burneut) é caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e diminuição do envolvimento pessoal no trabalho.
a síndrome da fadiga crônica ocorre em atividades pesadas e manuais em que os trabalhadores exercem um grande esforço físico.
a experiência de estresse no trabalho contribui inevitavelmente para o desenvolvimento de agravos à saúde.
o transtorno de estresse pós-traumático relacionado ao trabalho caracteriza-se por uma resposta rápida a um evento ou situação estressante de natureza ameaçadora ou catastrófica.
Em relação à Organização do Trabalho e Ergonomia, é correto afirmar:
A organização do trabalho atual, em que o estabelecimento de metas, produtividade e qualidade são fatores importantes na qualidade final dos produtos, não representa risco de agravos à saúde dos trabalhadores envolvidos.
A exigência de adequação dos trabalhadores às características organizacionais das empresas, associada ao aumento da produtividade e padronização dos procedimentos, melhora a performance dos trabalhadores e atua positivamente sobre a organização do trabalho.
Transformações do trabalho e das empresas, estabelecimento de metas e produtividade, qualidade dos produtos e serviços e competitividade de mercado são fatores necessariamente positivos para o crescimento profissional dos trabalhadores nas empresas.
Necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades, estabelecimento de metas e produtividade são fatores que não influenciam a organização do trabalho.
Necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades, estabelecimento de metas e produtividade e tensão imposta pela organização do trabalho são fatores que interferem de forma significativa na ocorrência das doenças relacionadas à organização do trabalho.
A Classificação proposta por Schilling agrupa as doenças segundo sua relação com o trabalho. De acordo com essa Classificação, as doenças em que o trabalho é
fator contributivo ou provocador de um distúrbio latente estão no Grupo I de Schilling e têm como exemplo a asma e a asbestose.
fator contributivo, mas não necessário, estão no Grupo III de Schilling e têm como exemplos o câncer e a asma.
provocador de um distúrbio latente, estão no Grupo II de Schilling e têm como exemplos a silicose e as varizes.
causa necessária, estão no Grupo I de Schilling e têm como exemplos a intoxicação pelo chumbo e a silicose.
causa necessária, estão no Grupo II de Schilling e têm como exemplos o câncer e as doenças mentais.
A Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública que, além de estudar e intervir nas relações de saúde e trabalho, tem o objetivo de promover e proteger o trabalhador por meio de diversas ações. Nessa concepção, trabalhadores são todos os homens e mulheres que exercem atividades
remuneradas para sustento próprio e que estejam inseridos apenas no mercado formal de trabalho.
para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, nos setores formais e informais da economia, inclusive aqueles que realizam trabalhos temporários ou estejam definitivamente afastados do mercado de trabalho.
somente remuneradas, para sustento próprio e/ou de seus dependentes, e as voluntárias, exporadicamente, e que estejam em atividade exclusiva no mercado informal da economia.
no mercado formal ou informal da economia, excetuando-se os regidos por regimes estatutários, cooperativas ou militares.
para sustento próprio e/ou de seus dependentes no mercado formal ou informal de trabalho, excetuando-se aqueles afastados definitiva ou temporariamente do mercado de trabalho como adoecidos, aposentados ou desempregados.
Na análise de estudos epidemiológicos, a principal medida de associação estimada é o Odds Ratio (OR) para o estudo
seccional.
de coortes.
caso-controle.
ecológico.
de intervenção.
Assédio moral no trabalho é definido como
qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
estado biológico gerado por situações sociopsicológicas, constituído tanto pelo agente estressante quanto pela reação do organismo submetido à ação do agente estressante (sobrecarga e más condições de trabalho), podendo levar a uma depressão por esgotamento.
tipo de comportamento despótico de certos administradores despreparados, que submetem todos os empregados, sem distinção, a uma pressão terrível ou os tratam com violência e falta de respeito.
atitude agressiva, desrespeitosa e discriminatória de um superior hierárquico sobre um subordinado, devido a um descontentamento com uma tarefa realizada.
conjunto de decisões administrativas que dizem respeito à organização do trabalho, como transferências e mudanças de função à revelia do trabalhador envolvido.
Observa-se um aumento significativo do número de acidentes do trabalho totais ocorridos nos últimos 3 anos, ou seja, desde 2008, devido
ao aumento do número de notificações de acidentes não só do mercado formal, mas também dos acidentes ocorridos em trabalhadores do mercado informal, de cooperativas e estatutários.
ao aumento do número de notificações de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho pelas empresas decorrentes de vistorias realizadas nos ambientes de trabalho, tanto pelo Ministério do Trabalho, quanto pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais.
ao aumento no número de trabalhadores contratados pelo mercado formal, principalmente pela construção civil, consequentemente, elevando o número de trabalhadores sob risco.
ao cruzamento das informações do Código Internacional de Doenças (CID 10) com o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) através da relação entre a lesão ou agravo e a atividade desenvolvida pelo trabalhador, denominado Nexo Técnico Epidemiológico.
à explosão de casos de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e também pelas doenças mentais relacionadas ao trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...