Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do trabalho realizado em áreas onde há fontes de radiações ionizantes, assinale a alternativa incorreta.
Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatível com seu nível de formação.
Toda instalação radiativa deve dispor de monitoração individual e de áreas.
Os dosímetros individuais devem ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratórios de monitoração individual acreditados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita por meio de dosimetria com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.
Os trabalhadores devem realizar hemograma completo anualmente.
Em relação a trabalhos em estabelecimentos de saúde, assinale a alternativa correta.
Descontaminação é o processo de eliminação ou destruição de microrganismos na forma vegetativa, independentemente de serem patogênicos ou não, presentes nos artigos e nos objetos inanimados. A descontaminação pode ser de baixo, médio ou de alto nível. Pode ser feita com o uso de agentes físicos ou químicos.
Coleta interna consiste na remoção dos resíduos dos serviços de saúde do abrigo de resíduos até a unidade de tratamento ou disposição final, com utilização de técnicas que garantam a preservação das condições de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente, devendo estar de acordo com as orientações dos órgãos de limpeza urbana.
Exposição acidental a radiações ionizantes consiste na exposição deliberada por autoridade competente ocorrida durante o atendimento a situações de emergência, exclusivamente no interesse de salvar vidas, prevenir a escalada de acidentes que possam acarretar mortes e salvar uma instalação de vital importância para o país.
Dosimetria individual é a avaliação da dose de radiação absorvida por meio da contagem da frequência de aberrações cromossômicas em cultura de linfócitos do indivíduo irradiado.
Mutagenicidade é a capacidade que alguns agentes possuem de induzir mutações em organismos a eles expostos. Mutações são alterações geralmente permanentes na sequência de nucleotídeos do DNA, as quais podem causar uma ou mais alterações fenotípicas. As mutações podem ter caráter hereditário.
A respeito das lavanderias em serviços de saúde, assinale a alternativa incorreta.
A lavanderia deve possuir duas áreas distintas, sendo uma considerada suja e outra limpa. Na primeira, deve ocorrer recebimento, classificação, pesagem e lavagem de roupas; na segunda, manipulação das roupas lavadas.
Independentemente do porte da lavanderia, as máquinas de lavar devem ser de porta dupla ou de barreira. Nelas, a roupa utilizada é inserida pela porta situada na área suja, por um operador, e, depois de lavada, retirada na área limpa, por outro operador.
A comunicação entre as duas áreas somente é permitida por meio de visores, intercomunicadores ou portas de correr.
A calandra deve ter termômetro para cada câmara de aquecimento, que indique a temperatura das calhas ou do cilindro aquecido, e termostato.
calandra deve ter termômetro para cada câmara de aquecimento, que indique a temperatura das calhas ou do cilindro aquecido, e termostato.
De acordo com a legislação de segurança dos trabalhadores em saúde, assinale a alternativa incorreta.
Todo local onde exista a possibilidade de exposição ao agente biológico deverá ter lavatório exclusivo para a higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.
Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em seu interior.
O empregador deve fazer algumas proibições: a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos; o ato de fumar; o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho; a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim; o uso de calçados abertos.
Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores só podem iniciar suas atividades após avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.
O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos por ser mais eficiente.
Em relação à vacinação de trabalhadores saudáveis, assinale a alternativa incorreta.
As vacinas atenuadas, como a tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), varicela e febre tifoide oral, não devem ser aplicadas durante a gestação.
A vacina contra hepatite B poderá ser aplicada na gestante se houver uma alta exposição e risco para aquisição dessa doença.
A vacina contra gripe está indicada para mulheres grávidas, preferencialmente no segundo ou no terceiro trimestre de gestação, para evitar riscos de complicação se tiverem uma infecção por influenza nesse período.
Como contraindicações relativas, podem-se citar, para vacinas de bactérias atenuadas ou vírus atenuados: imunodepressão e gravidez; para qualquer vacina: alergia grave, de natureza anafilática, a um componente da vacina ou após uma dose anterior dela.
As vacinas aplicadas nos trabalhadores podem ser divididas em vacinas de uso geral aquelas que são indicadas independentemente da ocupação ou da exposição a riscos específicos e em vacinas de uso geral com indicação específica aquelas que são recomendadas independentemente da ocupação ou exposição a riscos específicos, mas que são particularmente prescritas para certos grupos de pessoas.
A respeito de acidentes que levem ao contato com materiais biológicos a que estão expostos os trabalhadores da saúde, assinale a alternativa incorreta.
O contato com urina, saliva, lágrima, líquido aminiótico, suor, fezes e vômitos é de baixo risco.
Caso a fonte apresente o teste rápido positivo ou desconhecido, os tipos de drogas usadas na profilaxia do HIV independem da intensidade da lesão.
Os quimioprofiláticos para HIV são usados durante quatro semanas.
No caso de a trabalhadora estar gestante, deve-se usar somente o AZT na quimioprofilaxia para HIV.
Para os comprovadamente vacinados contra hepatite B, não há necessidade de quimioprofilaxia para essa doença.
Marcos, do sexo masculino, 35 anos de idade, casado, procedente e morador de São Paulo, relatou que, em 2001, após ser realizada radiografia de tórax, apresentou nódulo de pequeno tamanho em terço superior de hemitórax esquerdo. A tomografia computadorizada na mesma ocasião não mostrou alterações. Não havia procurado nenhum serviço até o ano de 2006, quando então repetiu a radiografia, que apresentou o mesmo nódulo, sem alteração. Durante o período de 1989 a 2000, trabalhou como polidor, cortador e acabador. De 2001 a 2006, era motorista. Queria saber se o nódulo que apresentava no pulmão tinha relação com seu trabalho e se poderia continuar trabalhando. Entre os antecedentes importantes, menciona tuberculose pulmonar no passado. Em visita ao local de trabalho, realizada em 30/1/2006, foi observado que, na época em que exercia a função de cortador, era responsável pelo corte das peças em máquina umidificada; depois, usava uma politriz também umidificada e terminava o acabamento em uma máquina sem umidificação, que possuía como proteção um sistema de ventilação local exaustora. Para todas as funções, eram usados como protetores auriculares um do tipo plug e do tipo concha, além de máscaras contra poeiras e névoas testadas pela Fundacentro e aprovada pelo Ministério do Trabalho. Foi observado que a marmoraria em que Marcos trabalhava apresentava adequadas condições de trabalho, com boa limpeza do local, pouca formação de poeira no ambiente, fornecimento correto de equipamentos de proteção individual e controle médico anual adequado de seus funcionários.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Considerando que o nódulo não mostrou alteração em quatro anos, que há um antecedente de tuberculose pulmonar e que o paciente não apresentou nenhum sinal clínico de doença, o diagnóstico deve ser estabelecido como sequela de tuberculose pulmonar.
Mesmo que o nódulo não tenha sido alterado, fica claro que houve exposição a aerodispersíveis (sílica) e que se trata, portanto, de uma pneumoconiose.
A associação entre pneumoconiose e tuberculose é muito comum, e, nesse caso, o tratamento apresenta-se bastante difícil, pois essa associação leva à resistência bacteriana aos quimioterápicos.
Provavelmente se trata de um mero achado que não guarda nenhuma ligação com tuberculose e penumoconiose, pois não foi realizado o teste de PPD.
Pelo fato de Marcos ter se afastado da atividade, durante o período em que foi motorista, provavelmente a pneumoconiose estabilizou-se.
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
I Como o valor definido pelo Anexo 11 da NR 15 estabelece como limite de tolerância o valor 0,1 mg/m3 para o chumbo e como não foram coletadas as oito amostras necessárias, então não se pode estabelecer o nexo causal ocupacional de intoxicação por chumbo.
II Não tendo sido identificada a presença da linha azul gengival (linha azul de Burton) no exame físico, então não se pode estabelecer com certeza o nexo causal ocupacional de intoxicação por chumbo, pois os sintomas podem ter sido desencadeados por outros riscos, como o ergonômico.
III Em visita subsequente que foi realizada à empresa com engenheiro e técnico de segurança do trabalho, deveriam ser propostas recomendações para melhor adequação dos equipamentos de proteção individual, assim como providências para melhorar o sistema de exaustão. Também deveria ser proposta, à empresa, a realização de exames laboratoriais, nesse caso: dosagem de chumbo no sangue e de ácido delta aminolevulínico na urina dos demais empregados.
IV A conduta definida em relação ao paciente deveria ser de tratamento com um dos tipos de agentes quelantes indicados para esses casos: o ácido dimercaptosuccínico ou o ácido etileno diamino tetracético.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas um item está certo.
Apenas dois itens estão certos.
Apenas três itens estão certos.
Todos os itens estão certos.
Em relação às doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT), assinale a alternativa correta.
Tanto a epicondilite lateral quanto a medial caracterizam-se pela compressão do nervo mediano, em sítios anatômicos próximos.
Bursite do ombro é a inflamação aguda ou crônica que acomete tendões da bainha dos rotadores, especialmente por compressão da bursa e do tendão supraespinhoso.
A tenossinovite de Quervain resulta da constrição da bainha comum dos tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar.
A síndrome cervicobraquial e a cervicalgia dão-se devido a um distúrbio funcional ou orgânico resultante da fadiga neuromuscular.
A epicondilite lateral e a medial têm incidência equivalentes.
Com a finalidade de elaborar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), um médico do trabalho fez visita técnica a um laboratório de anatomia humana de um hospital-escola, onde verificou a existência de dois riscos: o biológico e o químico (uso de formol). Também elaborou o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). Com base nessa situação, assinale a alternativa correta, de acordo com a legislação vigente.
Os técnicos em necropsia fazem jus ao adicional de insalubridade de grau médio, tendo em vista o risco biológico existente, que é avaliado quantitativamente, considerando-se o número de colônias de bactérias observadas em placa de cultura exposta 24 horas no ambiente de trabalho.
Assim como os técnicos em necropsia, os técnicos de enfermagem que trabalham em contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como em contato com objetos de uso desses pacientes (não previamente esterilizados), fazem jus ao adicional de insalubridade de grau máximo.
Caso o limite de tolerância para formol não seja ultrapassado, os técnicos em necropsia fazem jus ao adicional de insalubridade de grau médio, tendo em vista o risco biológico constatado devido à atividade exercida.
Caso o limite de tolerância para formol seja ultrapassado, os trabalhadores técnicos em necropsia farão jus aos dois adicionais: o químico e o biológico, sendo, nesse caso, somados os valores.
Para efeitos de exame periódico de saúde, os trabalhadores do laboratório de anatomia humana deverão ser submetidos à dosagem de formol no sangue com a finalidade de se monitorar a exposição (marcador biológico).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...