Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à toxicologia dos solventes orgânicos, considere: I
II
. Os efeitos agudos em exposições elevadas são iguais para todos os solventes orgânicos.III
. Os solventes clorados são extremamente hepatotóxicos; entretanto, de início, não há aumento de gamaglutamiltransferase(CGT) nem de bilirrubinas.
IV
. A maior parte do tetracloroetileno absorvido é biotransformado em ácido tricloroacético.Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
I, II e III.
II e IV.
I, II e IV.
De acordo com a convenção no 155 da Organização Internacional do Trabalho, que dispõe sobre a Segurança e Saúde dos Trabalhadores, é correto afirmar:
A expressão áreas de atividade econômica abrange unicamente as áreas em que há trabalhadores empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho − CLT, incluída a administração pública.
O controle da aplicação das leis e dos regulamentos relativos à segurança, à higiene e ao meio ambiente de trabalho deverá estar assegurado por um sistema de regulação apropriado e suficiente.
O sistema de controle deverá prever sanções somente em caso de reincidência de infração das leis ou dos regulamentos.
Os empregadores devem ser obrigados a garantir que os lugares de trabalho, a maquinaria, o equipamento e as operações e processos que estejam sob seu controle sejam seguros e não envolvam risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Na ação a nível nacional, deverão ser tomadas medidas para orientar tanto empregadores como trabalhadores com o objetivo de ajudá-los a cumprir com suas obrigações legais.
Alguns gestos, posturas e esforços realizados no trabalho estão relacionados à ocorrência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Considere as associações abaixo, que especificam as doenças que compõem o grupo LER/DORT e a respectiva condição causadora. I
II
. Síndrome do Canal de Guyon → carimbar.III
. Síndrome do Desfiladeiro Torácico → operar ferramentas manuais vibratórias.IV
. Lombociatalgia → operação de tratores e empilhadeiras.Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
I, II e III.
II e IV.
I, II e IV.
Trabalhadores apresentam um maior risco de câncer de bexiga quando expostos, dentre outros, aos seguintes agentes cancerígenos (Grupo II da classificação de Schilling):
emissões de fornos de coque e alcatrão.
sílica e aminas aromáticas.
asbesto e mercúrio inorgânico.
ácido sulfúrico e óleos minerais.
betume e chumbo.
De acordo com a relação de doenças relacionadas ao trabalho, constantes no Regulamento da Previdência Social, são agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacionais relacionados às síndromes mielodisplásicas:
amina aromática e compostos arsenicais.
cromo e seus compostos tóxicos.
tetracloreto de carbono e trinitrotolueno.
benzeno e radiações ionizantes.
Constitui fator de risco relativamente bem documentado do ponto de vista epidemiológico para a neoplasia maligna da laringe a exposição ocupacional a
poeiras da indústria do couro.
névoas de ácidos inorgânicos fortes.
cloreto de vinila.
dicloro-difenil-tricloroetano (DDT).
radiações ionizantes.
Segundo a Convenção no 148, da Organização Internacional do Trabalho sobre a Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à Contaminação do Ar, ao Ruído e às Vibrações no Local de Trabalho, é correto afirmar:
Sempre que vários empregadores realizarem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, estes deverão compartilhar as informações contidas no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) de cada empresa, sem descaracterizar, entretanto, a responsabilidade de cada empregador quanto à saúde e à segurança dos trabalhadores que empregam.
Sempre que vários empregadores realizarem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho, terão o dever de colaborar para aplicar as medidas prescritas, prevendo-se a responsabilidade compartilhada de todos os empregadores na ocorrência de qualquer dano à saúde do trabalhador.
Deverão ser adotadas medidas, considerando as condições e os recursos nacionais, para promover a pesquisa no campo da prevenção e limitação dos riscos devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho.
Os trabalhadores ou seus representantes terão direito a apresentar propostas, receber informações e orientação, mas somente os membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) poderão recorrer a instâncias apropriadas, a fim de assegurar a proteção contra riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho.
Os trabalhadores terão direito a apresentar propostas, receber informações e orientação, mas somente seus representantes formalmente constituídos poderão recorrer a instâncias apropriadas, a fim de assegurar a proteção contra riscos profissionais devidos à contaminação do ar, ao ruído e às vibrações no local de trabalho.
Na construção de indicadores de saúde do trabalhador, é correto afirmar que, com dados
da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) com óbito (numerador) e da PEA População Economicamente Ativa (denominador), é possível calcular o CMG − Coeficiente de Mortalidade Geral.
do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) (numerador) e da PEA (População Economicamente Ativa) (denominador), é possível calcular os Coeficientes de Incidência de agravos notificáveis.
do SIH (Sistema de Informações Hospitalares) (numerador) e do SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica) (denominador), é possível calcular o Risco Relativo de agravos hospitalares.
da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) com óbito (numerador) e do SIH (Sistema de Informações Hospitalares) (denominador), é possível calcular a Letalidade.
da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) com óbito (numerador) e do SIH (Sistema de Informações Hospitalares) (denominador), é possível calcular o CG − Coeficiente de Gravidade.
A respeito de agentes físicos, riscos à saúde e psicopatologia do trabalho, julgue os itens a seguir.
Consideram-se agentes físicos, entre outros, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.
A respeito de agentes físicos, riscos à saúde e psicopatologia do trabalho, julgue os itens a seguir.
A duração do período de trabalho sob ar comprimido poderá ser superior a 8 horas, em pressões de trabalho de 0 kgf/cm2 a 1,0 kgf/cm2; superior a 6 horas, em pressões de trabalho de 1,1 kgf/cm2 a 2,5 kgf/cm2; e superior a 4 horas, em pressão de trabalho de 2,6 kgf/cm2 a 3,4 kgf/cm2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...