Questões de Medicina do ano 2011

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O fator de risco de natureza ocupacional e a respectiva doença causalmente relacionada são:

  • A.

    óxido de etileno − neoplasia maligna da bexiga.

  • B.

    campos eletromagnéticos − neoplasia maligna da bexiga.

  • C.

    radiações ionizantes − neoplasia maligna dos ossos e cartilagens articulares dos membros.

  • D.

    campos eletromagnéticos − neoplasia maligna dos ossos e cartilagens articulares dos membros.

  • E.

    radiações ionizantes − metahemoglobinemia.

A relação correta entre agente químico que pode oferecer risco para a saúde de trabalhadores expostos e a situação de trabalho onde o agente é encontrado é

  • A.

    berílio − produção de tintas.

  • B.

    arsênio − produção de tintas.

  • C.

    cádmio − fabricação de tubos fluorescentes e de ampolas de raios X.

  • D.

    bromo − fabricação de tubos fluorescentes e de ampolas de raios X.

  • E.

    benzeno − soldagem.

Segundo a NR-15, Anexo 3, a exposição de trabalhadores ao calor deve ser avaliada por meio do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo" − IBUTG. Para avaliação de ambientes

  • A.

    internos ou externos sem carga solar deverão ser medidas as temperaturas de bulbo úmido natural, de bulbo seco e de globo.

  • B.

    internos ou externos sem carga solar deverão ser medidas apenas as temperaturas de globo e de bulbo seco.

  • C.

    externos com carga solar deverão ser medidas as temperaturas de globo e de bulbo seco, apenas.

  • D.

    externos com carga solar deverão ser medidas as temperaturas de bulbo úmido natural, de globo e de bulbo seco.

  • E.

    as medições devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura do tórax.

Conforme NR-28, quando o agente da inspeção do trabalho constatar situação de grave e iminente risco à saúde e/ou à integridade física do trabalhador, com base em critérios técnicos, deverá

  • A.

    notificar o empregador concedendo prazo para correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento de itens notificados, e que impliquem grave e iminente risco, deverá ser limitado a, no máximo, 10 dias.

  • B.

    propor de imediato ao Ministério Público do Trabalho a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

  • C.

    propor de imediato à autoridade regional competente a interdição do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

  • D.

    interditar o estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento ou embargar parcial ou totalmente a obra, determinando as medidas que deverão ser adotadas para a correção das situações de risco.

  • E.

    lavrar auto de infração pelo descumprimento dos preceitos legais e ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador à vista do laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado.

A NR18 − Norma Regulamentadora das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção determina que as áreas de vivência deverão dispor de

  • A.

    alojamento, lavanderia e área de lazer, nos casos em que houver trabalhadores alojados.

  • B.

    canteiros de obras com, no mínimo, instalações sanitárias e ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 ou mais trabalhadores.

  • C.

    instalações sanitárias mistas, sem necessidade de indicação de gênero.

  • D.

    vestiário para troca de roupas apenas para as empresas que exijam o uso de uniforme.

  • E.

    alojamentos equipados com armários duplos coletivos.

Segundo o Anexo II da NR-17, o tempo máximo de trabalho diário em efetiva atividade de teleatendimento/ telemarketing é de

  • A.

    08 horas, nele incluídas as pausas.

  • B.

    06 horas, nele incluídas as pausas.

  • C.

    04 horas de efetivo atendimento.

  • D.

    06 horas de efetiva atividade, com 02 pausas de 15 minutos.

  • E.

    08 horas de efetiva atividade, com 04 pausas, de 12 minutos cada uma.

Segundo a NR-16 que regula as Atividades e Operações Perigosas,

  • A.

    o exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30%, incidente sobre o salário, com os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

  • B.

    é obrigatório as empresas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar, classificar ou determinar atividade perigosa.

  • C.

    o exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 35%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

  • D.

    as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 300 litros para os inflamáveis líquidos e 150 quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.

  • E.

    as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 litros para os inflamáveis líquidos e 135 quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.

A NR-9 − Norma Regulamentadora que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA − estabelece:

  • A.

    A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA serão realizadas somente pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

  • B.

    A estrutura mínima do PPRA deve apresentar planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma, bem como estratégia e metodologia de ação, forma do registro, manutenção e divulgação dos dados.

  • C.

    Os empregadores deverão informar aos trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponíveis para prevenir ou limitar tais riscos e para proteger-se dos mesmos.

  • D.

    Na ocorrência de riscos ambientais, nos locais de trabalho, que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, esses não deverão interromper as atividades até que o fato seja comunicado ao superior hierárquico direto para as devidas providências.

  • E.

    A implantação de medidas de caráter coletivo, diferentemente do que ocorre com as medidas de caráter individual, prescinde de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional − PCMSO

  • A.

    integra o conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras.

  • B.

    deverá ser planejado e implantado com base nos agravos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais normas regulamentadoras.

  • C.

    não pode ser alterado, ainda que o médico detecte mudanças nos riscos ocupacionais decorrentes de alterações nos processos de trabalho, uma vez que a mudança de critérios de solicitação de exames pode comprometer as reavaliações dos trabalhadores.

  • D.

    é um documento que deve ser homologado e registrado nas Delegacias Regionais do Trabalho, e necessariamente arquivado no estabelecimento à disposição da fiscalização.

  • E.

    deverá ter caráter reparador dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica.

Quanto ao funcionamento da Comissão interna de prevenção de acidentes − CIPA, a NR 5 estabelece que

  • A.

    a CIPA terá reuniões ordinárias trimestrais, de acordo com o calendário preestabelecido.

  • B.

    o membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a duas reuniões ordinárias sem justificativa.

  • C.

    no caso de afastamento definitivo do presidente, os membros titulares da representação dos empregados escolherão o substituto, entre seus titulares, em 5 dias úteis.

  • D.

    as reuniões da CIPA terão as atas assinadas pelos presentes e após registro em cartório serão arquivadas por um período de 20 anos.

  • E.

    as reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando houver solicitação expressa de qualquer uma das representações.

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