Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, as doenças cardiovasculares atingem a população adulta em plena fase produtiva, sendo responsáveis por 65% do total de óbitos de pessoas na faixa etária de trinta a sessenta e nove anos. Acerca dessas afecções, julgue os itens de 97 a 100.
A nesiritida, forma recombinante do peptídio natriurético cerebral, possui potente ação diurética e natriurética, induzindo a redução das pressões de enchimento ventricular e a melhora do débito cardíaco, sendo medicamento indicado para o tratamento alternativo de pacientes que, além do diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada, apresentem, concomitantemente, hipotensão arterial significativa e dispneia decorrente de sobrecarga de volume, apesar do uso de diuréticos de alça.
Julgue os itens a seguir, a respeito de doenças gastrintestinais e hepáticas.
A difilobotríase é uma parasitose intestinal causada pela tênia do peixe (Diphyllobothrium latum), adquirida pela ingestão de pescados crus ou mal cozidos, podendo manifestar-se por meio de fraqueza, apetite aumentado por sal, desconforto abdominal. Uma minoria de pacientes com essa parasitose apresenta anemia megaloblástica e neuropatia periférica decorrentes de deficiência de vitamina B12.Julgue os itens a seguir, a respeito de doenças gastrintestinais e hepáticas.
Transmitida principalmente por via sexual, a hepatite C é causada por um vírus DNA (o vírus da hepatite C HCV), sendo seu diagnóstico feito pela detecção de anti-HCV; tal infecção viral associa-se frequentemente à ocorrência de hepatite fulminante, embora a evolução para hepatite crônica seja muito rara.
A respeito das doenças respiratórias, julgue os itens que se seguem.
Considere o seguinte quadro clínico. Um jovem de dezoito anos de idade, estudante universitário, com diagnóstico definido de asma, procurou assistência médica, relatando a existência de tosse e chiado diários no peito. Ele informou a necessidade de usar agonistas beta-2 de curta duração para alívio dos sintomas pelo menos uma vez ao dia e disse que esses sintomas o acordam cerca de duas vezes por semana. Na oportunidade, o paciente informou também que, quando tais sintomas pioram, ele falta às aulas, o que tem ocorrido com frequência, e que essa piora também lhe dificulta conciliar o sono. O exame espirométrico mostrou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) em 70% do valor predito para a sua idade. Com base nesse quadro clínico, é correto afirmar, de acordo com a atual classificação da gravidade da asma, que o paciente tem asma intermitente.
A respeito das doenças respiratórias, julgue os itens que se seguem.
Considere o seguinte quadro clínico. Um paciente de quarenta e cinco anos de idade procurou atendimento médico, relatando febre, tosse com expectoração purulenta e de odor fétido (pútrido), sudorese noturna e perda de peso havia duas semanas. Relatou também etilismo significativo. Seus dentes estavam em péssimo estado de conservação e a radiografia de tórax realizada mostrou lesão cavitária escavada, única, com paredes espessas e nível hidroaéreo em seu interior. Nesse quadro clínico, a principal hipótese diagnóstica é abscesso pulmonar, devendo o tratamento empírico inicial ser feito com clindamicina.
A respeito das doenças respiratórias, julgue os itens que se seguem.
Com relação aos exames complementares utilizados na avaliação de pacientes com suspeita de embolia pulmonar (EP), é correto afirmar que: a tomografia computadorizada helicoidal do tórax tem substituído a cintilografia de ventilação-perfusão com vistas ao diagnóstico de EP, em muitos centros médicos; no radiograma de tórax, o sinal de Westermark representado pela presença de uma área de consolidação com formato aproximadamente triangular, cuja base está voltada para a pleura , embora raro, é sugestivo do diagnóstico de EP; as anormalidades eletrocardiográficas encontradas na grande maioria dos pacientes com diagnóstico de EP são desvio do eixo do complexo QRS para a direita, padrão S1-Q3-T3, bloqueio pelo ramo direito do feixe de His e onda P pulmonale.
O sistema endócrino envolve as glândulas de secreção interna que liberam hormônios no sangue. Acerca das doenças endócrinas, julgue os próximos itens.
Em pacientes com diagnóstico de hiperparatireoidismo primário, é muito frequente a constatação do sinal de Chvostek (contração involuntária dos músculos faciais, incluindo-se a rima labial, o nariz e o olho em resposta à percussão do nervo facial) e do sinal de Trosseau (indução de espasmo do carpo após insuflação do manguito do esfigmomanômetro acima do nível da pressão arterial sistólica por pelo menos três minutos).
O sistema endócrino envolve as glândulas de secreção interna que liberam hormônios no sangue. Acerca das doenças endócrinas, julgue os próximos itens.
Entre os tipos de insulina utilizados no tratamento do diabetes melito inclui-se a insulina glargina, análogo insulínico basal de ação prolongada, cujas principais vantagens são a presença de atividade por mais de 24 horas e a ausência de picos pronunciados de concentração, o que possibilita seu uso em única dose diária e a oferta de constantes níveis insulínicos basais.
O sistema endócrino envolve as glândulas de secreção interna que liberam hormônios no sangue. Acerca das doenças endócrinas, julgue os próximos itens.
Como o hormônio tireoidiano induz aumento do cronotropismo e do inotropismo cardíacos e também promove redução na resistência vascular periférica, pacientes com hipertireoidismo tendem a apresentar aumento do débito cardíaco e da pressão arterial diferencial, em decorrência dos efeitos cardiovasculares desse hormônio.
Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, há mais de 30 milhões de brasileiros com diagnóstico de algum tipo de doença reumática, que se manifesta clinicamente por várias formas, como artrite reumatoide, espondiloartropatias e colagenoses, entre outras. A respeito dessas moléstias, julgue os itens seguintes.
Embora o uso de corticoides sistêmicos ainda represente o tratamento farmacológico de primeira linha para pacientes com diagnóstico de espondilite anquilosante, medicamentos antifator de necrose tumoral (anti-TNF), como, por exemplo, o infliximab, têm sido recomendados para o tratamento inicial desses pacientes, especialmente dos que também apresentem artrite periférica (em membros inferiores).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...