Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O colesterol médio de 144 indivíduos acompanhados em uma Coorte foi de 240 mg/dL, e o desvio-padrão da amostra, de 48 mg/dL. Qual é o erro padrão da média?
1,6
4
6
10
24
A redução da mortalidade infantil é uma das Metas do Milênio estabelecidas pela OMS, sendo um dos principais indicadores de desenvolvimento de uma nação. Assinale a alternativa que apresenta o principal indicador de acompanhamento, as ações estabelecidas e os resultados obtidos nas últimas décadas no Brasil em relação à redução da mortalidade infantil.
A taxa de mortalidade infantil foi reduzida drasticamente pela melhoria do acompanhamento pré-natal, refletindo na diminuição da mortalidade neonatal.
A criação das casas de parto foi a política que mais influenciou na redução da taxa de mortalidade infantil.
A proporção de nascidos vivos aumentou muito nos últimos anos com a melhoria da qualidade da assistência hospitalar.
A taxa de mortalidade infantil apresentou grande redução no Brasil em grande parte decorrente da diminuição das mortes por diarreia no componente pós-neonatal.
A mortalidade hospitalar de menores de um ano é o melhor indicador, pois a assistência neonatal foi a ação mais implementada para a redução da mortalidade infantil.
A epidemiologia é um instrumento essencial tanto para a gestão de serviços de saúde quanto para a aplicação prática de evidências que visam melhorar a condição de vida da população. Para alcançar seus objetivos, o profissional deve conhecer as abordagens epidemiológicas e sua aplicabilidade no seu cenário de atuação. Assinale a alternativa correta, com relação a essa abordagem.
Para estudar a ocorrência e a distribuição dos processos de saúde e doença em uma população, são utilizados desenhos de estudos analíticos.
Os ensaios clínicos têm sua importância restrita à indústria farmacêutica.
O estabelecimento das relações entre uma etiologia e a doença a ela associada pode ser alcançada por meio de metodologias como a Coorte.
A utilização de conceitos epidemiológicos na administração dos serviços não tem o objetivo de orientar o direcionamento dos gastos em saúde.
As hipóteses sobre a distribuição de agravos e as relações entre causa e efeito não podem ser conseguidas pelos estudos descritivos em decorrência das suas limitações metodológicas.
O sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para as doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) tem o objetivo de monitorar a distribuição e a frequência dos fatores de risco relacionados às DANTs. Acerca da metodologia desse sistema, assinale a alternativa correta.
O VIGITEL utiliza-se de uma amostra probabilística das populações das capitais dos estados e do Distrito Federal para a realização de um estudo de corte transversal.
Trata-se de um estudo de coorte cuja amostra é de conveniência.
O VIGITEL usa fontes de dados secundários para realizar um estudo ecológico.
O VIGITEL utiliza-se de uma amostra não probabilística oriunda de arquivos de atendimento de postos de saúde e hospitais e realiza um estudo de Coorte retrospectiva.
A amostra analisada pelo VIGITEL representa indivíduos que ligam para o disque-saúde e, no final do atendimento, respondem ao questionário da pesquisa.
Os determinantes sociais de saúde (DSS) são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população (Comissão Nacional sobre os DSS). A respeito desse assunto, dentro de uma perspectiva histórica mundial, assinale a alternativa correta.
A criação da primeira escola de saúde pública no mundo, na Universidade Johns Hopkins, representou a afirmação do paradigma social da saúde pública.
A campanha de erradicação da varíola na década de 50 do século passado corroborou para que a concepção de DSS fosse norteadora das ações de saúde pública nas décadas seguintes.
Na década de 70 do século passado, a conferência de Alma-Ata, e as atividades saúde para todos no ano 2000 recolocaram em destaque o tema dos DSS.
Na década de 80 do século passado, o predomínio do enfoque da saúde como bem coletivo contrapõe-se à atenção à saúde individual.
As Metas do Milênio da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram um retrocesso no processo de ênfase nos DSS.
O Brasil vem passando por transformações econômicas, sociais e demográficas profundas nos últimos cinquenta anos. Chama a atenção nesse processo a intensa urbanização da população (de acordo com último censo, em 2010, 84% da população encontra-se em área urbana) e o aumento da longevidade, o que leva ao aumento progressivo da proporção de idosos na população, no decorrer do tempo. Nesse cenário, prevalecem as doenças e os agravos não transmissíveis crônico-degenerativas (DANTs) e com diminuição da magnitude das doenças infectoparasitárias, que causam impacto direto nos serviços de saúde. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
O gestor da saúde pública não deve mais se preocupar com as doenças infectoparasitárias e direcionar os recursos disponíveis para financiamento da assistência médica das DANTs.
As medidas de prevenção terciária são as mais adequadas para as DANTs e, portanto, devem ser priorizadas.
O modelo de causalidade chamado de tríade epidemiológica é o que melhor explica a história natural das DANTs.
O Brasil encaixa-se no modelo de transição epidemiológica clássico.
A promoção à saúde é a ação que aborda de forma mais completa os fatores de risco das DANTs, tendo em vista os conhecimentos atuais.
Com relação ao ambiente hospitalar, julgue os itens que se seguem.
Pacientes portadores de microrganismos transmitidos por gotículas de tamanho superior a que podem ser geradas durante tosse, espirro ou conversação, podem ser mantidos em quarto com outros pacientes com o mesmo agente etiológico. Nesse caso, a distância mínima entre dois pacientes deve ser de um metro, e a porta do quarto pode permanecer aberta.
Com relação ao ambiente hospitalar, julgue os itens que se seguem.
Cirurgias contaminadas são aquelas realizadas em tecidos recentemente traumatizados e abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenham ocorrido falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local.
Julgue os itens de 110 a 118, relativos a autorizações para procedimentos assistenciais.
Em paciente com diagnóstico de tumor cerebral, o médico assistente deve cobrar os seguintes procedimentos: microcirurgia e cranioplastia.
Julgue os itens de 110 a 118, relativos a autorizações para procedimentos assistenciais.
O estudo urodinâmico inclui o perfil da pressão intrauretral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...