Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Ministério da Saúde e com relação a pacientes com manifestações hemorrágicas de dengue, assinale a alternativa correta.
Nos sangramentos com alterações de TTPA, deve-se utilizar vitamina K, até estabilização do quadro hemorrágico.
Após o uso de concentrado de plaquetas, recomenda-se a sua contagem para verificar se o nível se elevou para o mínimo de 50.000/mm3.
O uso de concentrado de hemácias não está indicado em caso de hemorragias importantes.
A transfusão de plaquetas em pacientes com quadro de choque pode piorar ou induzir coagulação intravascular disseminada.
A hidratação precoce e adequada não é um fator determinante na prevenção de fenômenos hemorrágicos.
Um paciente de 32 anos de idade, sexo masculino, com asma de longa duração, realizou hemograma que mostrou eosinofilia de 1.000/mm3. O raio X de tórax detectou a presença de lesões císticas e tubulares nas regiões centrais de ambos os pulmões. A CT de tórax demonstrou bronquiectasias centrais, nódulos centrolobulares e espessamento de parede brônquica que envolve predominantemente os brônquios segmentares e subsegmentares dos lobos superiores. Nessa situação, qual é o diagnóstico?
Síndrome de Churg-Strauss
Pneumonia eosinofílica crônica
Granulomatose de Wegener
Fibrose cística
Aspergilose broncopulmonar alérgica
Considere um paciente de 38 anos de idade, sexo masculino, há trinta dias com quadro de prurido generalizado, fadiga, desconforto abdominal no quadrante superior direito e perda ponderal. Os exames laboratoriais mostraram elevação dos níveis séricos de fosfatase alcalina, gama glutamiltransferase e, em menor escala, das aminotransferases. Os valores das bilirrubinas séricas eram normais. A ecografia hepática não mostrou anormalidades. A colangioressonância mostrou estreitamentos e irregularidades em vários pontos da via biliar, com aspecto de colar de contas.
Na situação do texto IV, qual doença deve ser investigada por coexistir entre 60% e 80% dos casos?
Síndrome de Sjögren
Doença inflamatória intestinal
Hepatite C
Hepatite B
Pancreatite crônica
Considere um paciente de 38 anos de idade, sexo masculino, há trinta dias com quadro de prurido generalizado, fadiga, desconforto abdominal no quadrante superior direito e perda ponderal. Os exames laboratoriais mostraram elevação dos níveis séricos de fosfatase alcalina, gama glutamiltransferase e, em menor escala, das aminotransferases. Os valores das bilirrubinas séricas eram normais. A ecografia hepática não mostrou anormalidades. A colangioressonância mostrou estreitamentos e irregularidades em vários pontos da via biliar, com aspecto de colar de contas.
Com base na situação descrita no texto IV, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto nesse caso.
Cirrose biliar primária
Colangiocarcinoma
Hepatite autoimune
Cirrose hepática
Colangite esclerosante primária
Considere um paciente de 21 anos de idade, sexo feminino, recentemente diagnosticada como asmática, relatando sibilos e dispneia 3 vezes por semana (mas não diariamente), despertares noturnos pelos sintomas 3 a 4 vezes por mês, uso de beta agonista de curta duração para o controle dos sintomas três vezes por semana, pouca limitação das atividades diárias pela doença, VEF1 85% do esperado para idade e sexo e relação VEF1/CVF normal. O risco de exacerbações que exijam uso de corticoides sistêmicos orais é de 4 por ano. Qual é a classificação da gravidade da asma da paciente?
Indeterminada
Intermitente
Persistente leve
Persistente moderada
Persistente grave
Durante a internação para tratamento de síndrome de abstinência alcoólica, um paciente desenvolveu quadro de ataxia, nistagmo, estrabismo, apatia, desatenção, desorientação e prejuízo da memória. Nessa situação, qual é a substância específica que deve ser ministrada?
Tiamina
Riboflavina
Cianocobalamina
Piridoxina
Niacina
Assinale a alternativa que apresenta droga indicada para tratar pacientes com intoxicação por antidepressivo tricíclico com eletrocardiograma que mostre prolongamento do intervalo QRS.
naloxone
bicarbonato de sódio
gluconato de cálcio
adrenalina
glucagon
Um paciente de 23 anos de idade, sexo feminino, tentou suicídio ingerindo vários comprimidos de substância desconhecida. Um parente informou que a paciente teve uma crise convulsiva antes de chegar ao hospital. Ao exame, apresentava-se muito sonolenta e respondia aos estímulos verbais e movimentava-se espontaneamente. Havia midríase bilateral, e os reflexos profundos testados estavam preservados. A pele estava levemente avermelhada e seca, e a temperatura axilar era de 38 oC. A frequência cardíaca era de 116 bpm, a frequência respiratória era de 18 irpm, e a pressão arterial aferida era de 90 mmHg × 60 mmHg. Não havia anormalidades na ausculta pulmonar. No exame do abdômen, verificou-se redução importante dos ruídos hidroaéreos, e a bexiga era palpável na região suprapúbica. Nessa situação, assinale a alternativa que apresenta a substância responsável pelos sinais e sintomas descritos.
nicotina
anfetaminas
teofilina
anti-histamínicos
opioides
Considerando o tratamento de pacientes com quadro de anafilaxia, assinale a alternativa correta.
O tratamento com glucagon endovenoso é útil em caso de uso recente de betabloqueadores pelo paciente.
O uso de atropina endovenosa reduz a incidência de arritmias decorrentes do uso de adrenalina.
Os corticoides são comprovadamente eficazes no tratamento do choque na fase aguda da anafilaxia.
O uso de anti-histamínicos por via endovenosa comprovadamente reduz a obstrução das vias aéreas.
A via de administração subcutânea de adrenalina é a de escolha nos casos de gravidade de leve a moderada.
Quanto ao tratamento farmacológico da crise convulsiva, assinale a alternativa correta.
Deve-se instituir tratamento continuado, de manutenção, após uma única crise, em qualquer circunstância.
O tratamento de manutenção deve ser instituído em pacientes com crises recorrentes de etiologia desconhecida, ou conhecida, mas irreversível.
O tratamento de manutenção nunca deve ser instituído em portadores de tumores cerebrais.
Infecção associada à convulsão é contraindicação absoluta para o tratamento de manutenção.
Traumatismo craniano, em qualquer circunstância, é impeditivo para o tratamento de manutenção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...