Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Mulher de 32 anos de idade foi submetida, há dois meses, à toracectomia ampla na ressecção de tumor desmoide gigante da região posterior do hemitórax esquerdo. O pós-operatório imediato transcorreu sem intercorrências, mas a dor no local permanece importante, e o exame histopatológico da peça cirúrgica de 2,8 kg revela comprometimento microscópico da margem anterior de quatro dos seis arcos costais ressecados. Nesse caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta.
Não há nada a fazer, pois o comprometimento microscópico da margem cirúrgica não altera o prognóstico nesse caso.
radioterapia adjuvante.
Realizar quimioterapia adjuvante.
Realizar nova intervenção com complementação da ressecção.
Realizar radioterapia e quimioterapia combinadas.
Homem de vinte anos de idade, usuário de drogas injetáveis, apresenta febre esporádica, tumefação e sinais inflamatórios na região paraesternal esquerda. Não há história de trauma no local. A tomografia computadorizada (TC) demonstra aumento de partes moles e presença de coleção líquida retroesternal com nível hidroaéreo. Nesse caso, a primeira hipótese diagnóstica é de
empiema pleural.
pericardite aguda.
osteomielite primária de esterno.
infecção tímica.
tuberculose óssea.
Rapaz de dezesseis anos de idade, assintomático, foi submetido há oito meses à ressecção bem sucedida de osteossarcoma de fêmur esquerdo. A radiografia simples de tórax demonstra nódulo isolado de dois centímetros de diâmetro na periferia do lobo pulmonar inferior direito. Não há radiografias anteriores para comparação. Nesse caso, a melhor conduta é
biopsia excisional seguida ou não por quimioterapia.
biopsia incisional seguida ou não por quimioterapia.
biopsia incisional seguida ou não por radioterapia.
biopsia excisional seguida ou não por radioterapia.
PET-CT de corpo inteiro para estadiamento, seguida de eventual ressecção cirúrgica.
Com relação ao divertículo de Zenker, assinale a alternativa incorreta.
Disfagia e(ou) regurgitação estão presentes na maioria dos casos.
Origina-se na parede posterior da hipofaringe, imediatamente acima do músculo cricofaríngeo.
O tratamento cirúrgico envolve esofagomiotomia e pode ser feito sob anestesia locorregional.
Apresenta tendência à degeneração maligna.
É do tipo pulsão.
No estadiamento e no diagnóstico de nódulo pulmonar justapleural suspeito de dois centímetros de diâmetro, espiculado e de baixa densidade , a depender dos sinais e dos sintomas do paciente, não é indicado
PET-CT de corpo inteiro.
mediastinoscopia cervical.
biopsia de lesão óssea sincrônica suspeita.
RMN de crânio.
biopsia pulmonar incisional a céu aberto.
Em relação à síndrome do derrame pleural e(ou) ao procedimento de pleurotomia mínima (drenagem torácica fechada em selo dágua), assinale a alternativa incorreta.
No derrame pleural tuberculoso, a presença do bacilo álcool-ácido-resistente é incomum, e a biopsia pleural é importante para o diagnóstico.
Derrame pleural moderado a grande unilateral, ou bilateral, está frequentemente presente em pacientes urêmicos terminais, tanto pelo excesso de líquidos presentes no organismo, como pela serosite associada à doença, o que torna a pleurotomia mínima mandatória.
Na pancreatite aguda, o derrame é usualmente bilateral, e o líquido pleural tende a ser rico em amilase.
Na sarcoidose, o derrame pleural é infrequente e, quando ocorre, tende a ser unilateral e a ter resolução espontânea.
No lúpus eritematoso sistêmico (LES), pleurite, com ou sem derrame pleural, é a manifestação clínica pleuropulmonar mais comum. O derrame usualmente regride com o tratamento clínico da doença.
Em relação à anatomia vascular do tórax, assinale a alternativa incorreta.
A artéria intercostal suprema origina-se do tronco costocervical da artéria subclávia e, usualmente, dá origem às três primeiras artérias intercostais posteriores.
A artéria toracoacromial fornece irrigação sanguínea para a parede torácica anterior e para o músculo grande peitoral, entre outros.
As veias intercortais, de forma predominante, drenam para as veias mamárias, anteriormente, e para as veias ázigos e hemiázios, posteriormente.
Os ramos terminais das artérias mamárias (torácicas internas) são as artérias epigástricas superiores e as musculofrênicas.
A artéria brônquica direita frequentemente nasce da aorta como um tronco comum a uma das artérias intercostais posteriores direitas.
Tendo em vista que a reconstrução da via digestiva é um dos principais objetivos no tratamento das doenças benignas ou malignas de esôfago, julgue os itens que se seguem.
A substituição esofágica com tubo gástrico anisoperistáltico é realizada por meio da confecção de um tubo, utilizando-se a grande curvatura gástrica que é nutrida pela artéria gastroepiploica esquerda.
Tendo em vista que a reconstrução da via digestiva é um dos principais objetivos no tratamento das doenças benignas ou malignas de esôfago, julgue os itens que se seguem.
O cólon esquerdo é o principal substituto do esôfago após a esofagectomia para doença maligna.
Tendo em vista que a reconstrução da via digestiva é um dos principais objetivos no tratamento das doenças benignas ou malignas de esôfago, julgue os itens que se seguem.
Para os casos de câncer de esôfago inoperável localizado próximo à junção esofagogástrica, a utilização de prótese pode ser uma boa opção para a reconstrução da via digestiva. Nesse caso, a prótese metálica autoexpansível não recoberta é a mais adequada para o procedimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...