Lista completa de Questões de Medicina do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Menina de dez meses de idade foi levada ao posto de saúde com história de cinco dias de rinorreia amarelada e febre, acompanhada há dois dias de aumento do volume da região submandibular direita, hiperemia e dor. Ao exame físico, criança prostrada, eupneica, consciente, afebril e hidratada, apresentando massa cervical anterior direita, endurecida, com aproximadamente 3 cm no maior diâmetro, levemente aderida a planos profundos, hiperemiada e dolorosa à palpação. Observam-se ainda alguns linfonodos submandilulares bilaterais, medindo o maior 0,5 cm. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
Deve-se tratar com anti-inflamatórios e tranquilizar a mãe, não havendo necessidade de acompanhamento.
O diagnóstico é de adenite possivelmente bacteriana, que tem como agentes mais frequentes S. aureus e S. pyogenes.
A principal conduta é a drenagem cirúrgica, para alívio da dor, e coleta de material para realização de cultura.
Deve-se indicar internação para tratamento com cefalosporinas de terceira geração por via endovenosa.
A solicitação de ultrassonografia na fase aguda é fundamental para elucidação etiológica.
Um lactente de cinco meses de idade começou, há seis horas, com choro e irritabilidade, acompanhados de febre alta e vômitos em jato. Foi atendido na emergência, estando pálido, com extremidades frias, choro intenso, fontanela anterior abaulada e rigidez de nuca evidente. Não foram observadas petéquias.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A quimioprofilaxia está indicada em contactantes somente nos agentes etiológicos meningococo e pneumococo.
No Brasil, desde 1999, foi introduzida a vacina conjugada contra o HIB; no entanto, a frequência da doença descrita causada pelo Haemophilus influenza tipo B continua praticamente no mesmo nível anterior.
A ceftriaxona pode ser utilizada até a definição do agente etiológico.
O resultado da bacterioscopia autoriza a mudança de esquema antibiótico independentemente da cultura do liquor.
A restrição hídrica está indicada rotineiramente na fase inicial de tratamento da doença.
Texto IV, para responder às questões 32 e 33
Menina de um ano e sete meses de idade foi levada ao pronto-socorro com febre alta e relato de ter tido uma convulsão. A mãe informou que a criança iniciara quadro gripal há uma semana e que, há um dia, começou a ter febre que chegou a 40 ºC rapidamente e que a criança nunca antes tivera convulsão. Após abaixar a febre, a criança foi examinada sendo detectada obstrução nasal importante, hiperemia discreta da orofaringe, opacidade e abaulamento da membrana timpânica direita.
Com relação ao caso apresentado no texto, no que diz respeito ao foco infeccioso detectado, assinale a alternativa correta.
O agente etiológico mais frequente é o Staphylococus aureus.
O abaulamento da membrana timpânica visível à otoscopia é um achado de forte poder diagnóstico.
A doença é mais frequente na criança escolar que no lactente.
A vacina contra H.influenzae tipo B representa um excelente benefício na prevenção da doença.
É recomendada a prescrição de anti-histamínicos sistêmicos e descongestionantes tópicos.
Texto IV, para responder às questões 32 e 33
Menina de um ano e sete meses de idade foi levada ao pronto-socorro com febre alta e relato de ter tido uma convulsão. A mãe informou que a criança iniciara quadro gripal há uma semana e que, há um dia, começou a ter febre que chegou a 40 ºC rapidamente e que a criança nunca antes tivera convulsão. Após abaixar a febre, a criança foi examinada sendo detectada obstrução nasal importante, hiperemia discreta da orofaringe, opacidade e abaulamento da membrana timpânica direita.
Com relação à crise febril na situação apresentada no texto, assinale a alternativa correta.
Deve-se iniciar anticonvulsivante de manutenção para prevenir nova crise.
A crise febril, se não tratada precocemente, pode deixar sequela.
A recorrência da crise febril não sofre influência de história de crises na família.
A curta duração do início da febre e o desencadeamento da crise são fatores que se relacionam com recorrência da crise.
A crise febril é considerada complexa se for generalizada com duração de até dez minutos.
Lactente de dois meses de idade deu entrada no pronto-socorro com história de quadro gripal caracterizado por coriza, febre baixa e tosse por três dias, que evoluiu com piora da tosse e falta de ar. À ausculta pulmonar, evidenciava sibilos expiratórios disseminados nos dois HT. FR: 64 irpm e SpO2: 90%. Foi feito resgate com três nebulizações de soro fisiológico e fenoterol sem melhora evidente, sendo indicada a internação. Foi realizada radiografia de tórax, que demonstrou hipertransparência bilateral, retificação do diafragma e infiltrado perihilar bilateral. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Deve-se prescrever penicilina cristalina por se tratar de provável pneumonia bacteriana.
Deve-se prescrever nebulização com brometo ipatrópio, uma vez que a nebulização com fenoterol não foi efetiva.
A medida mais importante é a oferta de oxigênio inalatório.
A prescrição precoce de corticoide é consenso no tratamento da doença.
Deve-se suspender o aleitamento materno e iniciar hidratação venosa.
Um menino de oito anos de idade foi levado ao pronto-socorro com crise grave de asma. A mãe informou que ele tem tido pelo menos duas crises ao mês. Ao exame, apresentava-se agitado, com palidez de mucosas, sudorese fria, FC: 130 bpm, FR; 35 irpm, SpO2: 91% e ausculta pulmonar com MV diminuído difusamente com sibilos expiratórios disseminados em ambos os HT. Feito um resgate na primeira hora com três nebulizações de SF (0,9%), fenoterol (5 gotas), com melhora parcial do quadro, fato que levou o médico a repetir a conduta e a indicar internação. O paciente evoluiu bem, recebendo alta vinte horas após.
Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
Na alta hospitalar, deve ter sido prescrita antibioticoterapia e nebulização (com 3 mL de soro fisiológico e 5 gotas de fenoterol) de 4/4 horas por sete dias.
Deve-se prescrever corticoide inalatório enquanto durar a crise e orientar o uso de formoterol antes do exercício físico.
Provavelmente, recebeu alta precoce e sem controle laboratorial e radiológico.
Durante a internação, foi realizada espirometria para a confirmação de quadro obstrutivo ou restritivo.
A alta deve ter sido concedida com prescrição de corticoide oral e nebulização (com 3 mL de soro fisiológico e 5 gotas de fenoterol de 4/4 horas) por cinco dias e encaminhamento para ambulatório de asma visando à profilaxia da doença.
Uma menina de sete anos de idade foi levada ao posto de saúde por apresentar, há dez dias, febre, dor de garganta, caroços dolorosos no pescoço e erupção cutânea. Há cinco dias, está usando amoxacilina prescrita quando procurou o pronto-socorro de um hospital público, mas não houve melhora. O exame físico mostra uma paciente febril, discretamente pálida, mucosas hipocoradas, sem esforço respiratório, com linfonodos submandibulares e cervicais anteriores aumentados de tamanho e dolorosos. O exame de orofaringe revela amígdalas hipertrofiadas, hiperemiadas e com exsudato mucoso. Abdômen com evidências de esplenomegalia. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Deve-se solicitar hemograma, que provavelmente irá apresentar leucocitose com desvio para a esquerda com linfócitos atípicos e trombocitopenia.
Deve-se iniciar corticoide oral para prevenir obstrução respiratória alta.
É uma doença de etiologia viral, sendo preconizado para o tratamento repouso relativo e sintomático.
Para o diagnóstico, deve-se solicitar pesquisa de anticorpos heterófilos, que apresenta uma expressiva positividade na infância.
Deve-se internar a paciente e iniciar penicilina cristalina e corticoide IV.
As parasitoses intestinais ainda constituem um importante problema de saúde pública. Conhecer os aspectos clínicos e epidemiológicos dessas doenças é essencial para a atuação do pediatra em sua prática clínica diária. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Na giardíase, os trofozoítas são as formas infectantes responsáveis pela disseminação da doença, sendo o íleo o habitat preferencial.
A trichiuríase acomete preferencialmente lactentes jovens e apresenta manifestações clínicas muito variáveis dependendo da intensidade da infecção.
O ciclo evolutivo da amebíase é constituído pelas larvas trofozoítas que se fixam na mucosa do duodeno, onde sofrem o encistamento.
A ancilostomíase, em crianças com alta taxa parasitária, além dos sintomas clássicos, comumente provoca deficit ponderoestatural, baixo rendimento escolar e atraso no desenvolvimento psíquico.
A ancilostomíase, em crianças com alta taxa parasitária, além dos sintomas clássicos, comumente provoca deficit ponderoestatural, baixo rendimento escolar e atraso no desenvolvimento psíquico.
Texto III, para responder às questões 26 e 27.
Um menino de três anos de idade foi levado ao pronto-socorro (PS) por sua mãe, por apresentar história de tosse produtiva e febre há cinco dias. Ao exame físico, constatou-se regular estado geral, afebril, hidratado, acianótico, FR: 44 irpm, FC: 120 bpm, SpO2: 90%. À ausculta, MV diminuído na base do HTD com crepitações finas e broncoespasmo moderado bilateral. Foi solicitada radiografia de tórax, que demonstrou área de hipotransparência no 1/3 inferior do HTD e hemograma (Hts-4.5000; Hb: 11,0; Htco: 36%; leucócitos: 14.500; NB: 2%, NS: 35%, Eos: 2%, Linf: 53%, Mon: 8).
Com base na situação apresentada no texto, assinale a alternativa correta acerca da conduta de tratamento a ser adotada.
Prescrever uma nebulização com SF (0,95%) e fenoterol (5 gotas) no PS e liberar para casa, com orientação de que seja realizada a mesma nebulização de 4/4 horas.
Internar o paciente e prescrever corticoide IV e nebulização com SF (0,9%) de 6/6 horas.
Internar o paciente e iniciar oxacilina (dose: 200 mg/kg/dia, 6/6 horas), corticoide IV e nebulização (SF (0,9%), fenoterol-(5 gotas)) de 4/4horas e O2 suplementar (cateter nasal de 2 L/min).
Internar o paciente e iniciar penicilina cristalina IV (dose: 100.000 UIkg/dia, de 4/4 horas), O2 suplementar (cateter nasal de 2 L/min), nebulização (SF (0,9%) e fenoterol-(5 gotas)) de 4/4 horas.
Liberar para casa com a prescrição de amoxacilina (50 mg/kg/dia, de 8/8 horas, por 10 dias), nebulização (SF (0,9%) e fenoterol-(5 gotas)) de 4/4 horas.
Texto III, para responder às questões 26 e 27.
Um menino de três anos de idade foi levado ao pronto-socorro (PS) por sua mãe, por apresentar história de tosse produtiva e febre há cinco dias. Ao exame físico, constatou-se regular estado geral, afebril, hidratado, acianótico, FR: 44 irpm, FC: 120 bpm, SpO2: 90%. À ausculta, MV diminuído na base do HTD com crepitações finas e broncoespasmo moderado bilateral. Foi solicitada radiografia de tórax, que demonstrou área de hipotransparência no 1/3 inferior do HTD e hemograma (Hts-4.5000; Hb: 11,0; Htco: 36%; leucócitos: 14.500; NB: 2%, NS: 35%, Eos: 2%, Linf: 53%, Mon: 8).
No que diz respeito ao agente etiológico da doença descrita na situação do texto, assinale a alternativa correta.
A imagem radiológica associada à sintomatologia e à idade do paciente levanta como principal agente etiológico o pneumococo.
Correlacionando-se os dados clinicoradiológicos com a faixa etária, conclui-se que o agente etiológico mais provável é o Mycoplasma pneumoniae.
Considerando-se o estado geral preservado do paciente, é provável que seja de etiologia viral.
A leucocitose observada, por si só, reforça a suspeita do estafilococo como agente etiológico.
Considerando-se a história evolutiva da doença, o hemófilo constitui forte suspeita etiológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...