Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à vitimização sexual e física de crianças e adolescentes, assinale a opção correta.
A avaliação de casos de violência sexual com suspeita de falsas memórias deve ser feita com ênfase na memória explícita, que armazena a memória do episódio.
Pessoa com síndrome de adição tem consciência de que o abuso sexual que realiza contra criança é errado e considerado crime.
Nos casos em que a mãe da criança vitimizada também foi abusada sexualmente durante a infância, observa-se maior capacidade de atuação protetiva no exercício do papel parental, uma vez que a mãe viveu experiência traumática semelhante à da criança.
Uma das formas de se obter informações precisas de crianças a respeito do abuso sexual por elas sofrido é fazer perguntas fechadas, as quais são mais adequadas a essa fase de desenvolvimento, em virtude de serem mais facilmente compreendidas e respondidas pelas crianças.
Em resposta a uma ameaça, como o abuso sexual, uma criança provavelmente elaborará o padrão típico de luta ou fuga, lidando, por meio desse comportamento, com o evento estressor.
Assinale a opção correta acerca dos critérios utilizados para o diagnóstico de esquizofrenia.
Pacientes com esquizofrenia têm mais alucinações táteis, olfativas e gustativas do que visuais.
Em pacientes com esquizofrenia catatônica, estímulos externos podem contribuir para a ocorrência de atividade motora aparentemente sem sentido.
É duvidosa a validade dos sinais e sintomas prodrômicos os quais são identificados geralmente retrospectivamente depois de diagnosticada a esquizofrenia , visto que essa doença altera as recordações retrospectivas dos sinais e os sintomas precoces.
Em pacientes com esquizofrenia, as ilusões ocorrem durante as fases prodrômicas e ativas, mas não durante os períodos de remissão.
Os pacientes esquizofrênicos são desorientados temporoespacialmente.
Os itens abaixo apresentam recomendações adequadas ao profissional que exerce a função de protocolista, EXCETO
Manter arquivados, física ou eletronicamente, todos os comprovantes de remessa e entrega de correspondências oficiais.
Só receber correspondências em embalagem devidamente lacrada e ao abri-la inspecionar cuidadosamente o seu conteúdo.
Receber e realizar remessa de correspondência via ECT.
Receber e despachar malotes.
Ter sua responsabilidade os cartões de postagem para encaminhamento das correspondências via ECT.
O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. Quanto ao gênero, os documentos podem ser classificados em:
normativos,cartográficos, iconográficos, ilmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos;
normativos, enunciativos, cartográficos, comprobatórios, filmográficos, micrográficos e informáticos;
normativos, legais, textuais, cartográficos, icnonográficos, micrográficos e informáticos;
textuais, cartográficos, iconográficos, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos;
legais, fiscais, comprobatórios, enunciativos, textuais, micrográficos e informáticos.
Dilma Abrantes trabalha em uma escola municipal e precisa arquivar os dossiês de todos alunos de forma a facilitar a recuperação das informações. Sabendo-se que existem 1350 dossiês e que a pasta de cada aluno recebe o número de matrícula, é possível afirmar que os métodos de arquivamento que se adaptam sem variações para esse fim são:
alfabético, numérico simples ou numérico cronológico.
alfabético, numérico dígito-terminal ou geográfico.
numérico simples, numérico dígito-terminal ou geográfico.
numérico dígito-terminal ou geográfico cronológico.
numérico simples, geográfico ou ideográfico.
As práticas de conservação de documentos têm o objetivo de preservar as informações, assegurar a integridade física dos suportes e a qualidade do acesso às informações. Nesse contexto assinale a alternativa ERRADA quando nos referimos a arquivamento de documentos e/ou papéis oficiais.
Um ovo do Aedes aegypti pode sobreviver por 95 dias (aproximadamente 4 meses), mesmo que o local onde ele foi depositado fique seco. Se esse recipiente receber água novamente, o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva, posteriormente em pupa e atingir a fase adulta depois de, aproximadamente, dois ou três dias.
Não fumar nem consumir alimentos e bebidas na área de trabalho. Os insetos são atraídos por matéria orgânica e se reproduzem onde encontram alimento.
A temperatura e umidade relativa devem ser mantidas com índices de 20ºC de temperatura e 50% de Umidade Relativa do Ar. Altos índices de temperatura e umidade são extremamente prejudiciais aos documentos, pois aceleram processos químicos de deterioração, além de permitir a proliferação de insetos e o ataque de microorganismos (fungos e bactérias).
Evitar o uso de clipes de metal em contato direto com o papel. Utilizar de preferência clipes plásticos ou proteger os documentos com um pequeno pedaço de papel na área de contato.
Todas as alternativas estão corretas
Das alternativas abaixo apena uma não está relacionada com o envio de correspondência oficial assinale-a:
numerar as correspondências;
verificar se todas as correspondências estão assinadas;
imprimir apenas uma via do documento, mas antes de enviá-la anote em uma agenda para quem foi endereçada e a data;
confirmar se o destinatário do envelope coincide com o da carta;
os documentos devem ser dobrados corretamente e colocados no envelope juntamente com os anexos, quando for o caso.
São tipos de arquivamento:
Direto e indireto
Ativo e morto
Alfabético e padronizado
Vertical e horizontal
Todos são tipos de arquivamento
Nos Órgãos Públicos nos deparamos com situações em que necessitamos atender, falar, isto é, nos comunicar com pessoas com as quais não temos familiaridade. São atitudes adequadas para o bom atendimento ao público EXCETO.
No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta, afinal, a dinâmica da troca de informações é decorrente de um bom atendimento.
Nem sempre temos resposta para tudo, mas enrolar ou inventar uma solução, uma boa desculpa é o caminho, uma forma de não deixar o usuário de órgãos públicos insatisfeito.
É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda seu receptor, nem sempre falar mais significa passar mais informação. Seja claro e perceba se sua locução foi bem compreendida.
A linguagem empregada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário adequado a cada um. Não utilize palavras difíceis ou termos técnicos para pessoas com menor grau de conhecimento sobre o assunto em questão.
O diferencial de um bom atendimento é o tratamento empreendido ao usuário, portanto a regra é ser ético e profissional.
No que diz respeito ao setor de protocolo, leia cada item abaixo
1. Recebimento
2. Registro
3. Classificação
4. Expedição (distribuição);
5. Controle (movimentação).
Assinale a atividade CORRETA:
Nenhum dos itens acima faz parte do setor de protocolo
Somente os itens 1, 4 e 5 fazem parte do setor de protocolo
Os itens 2, 3 e 4 fazem parte do setor de protocolo
Apenas o item 4 faz parte do setor de protocolo
Todos os itens fazem parte do setor de protocolo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...