Lista completa de Questões de Medicina do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dado o peso do câncer entre as doenças que mais acometem a população brasileira, foi elaborado pelo grupo de trabalho da Área de Vigilância do Câncer Ocupacional e Ambiental/Conprev/Inca, um estudo que publicou as informações sobre os principais fatores de risco de câncer relacionados ao trabalho e ao ambiente. Dentre esses, destacam-se, EXCETO:
Poeiras (Sílica e Amianto),
Agrotóxicos, solventes (Benzeno, Tolueno e Xileno),
Radiação ionizante e radiação solar.
Iluminação artificial com vapor de sódio
A partir da segunda metade dos anos 70, as pesquisas sobre monitoramento biológico (MB) aumentaram de modo quase exponencial. Isto é comprovado pelo grande número de publicações nos principais bancos de dados biotoxicológicos, onde monitoramento biológico aparece como palavra-chave. Esse número passou de cerca de 150 no triênio 1977-1979 para mais de 5.200 na década de 90. Entre os principais fatores que provocaram esse avanço acentuado estão, EXCETO:
O interesse nas atividades de prevenção, entendidas como principal meio para limitar as patologias que estão correlacionadas ao ambiente;
A demonstrada (ou suposta) associação entre alguns parâmetros biológicos e as alterações do estado de saúde;
Preocupação da Indústria Farmacêutica com as quebras de patente do Ministério da Saúde.
O extraordinário desenvolvimento das técnicas analíticas, que permitiram individualizar e quantificar parâmetros biotoxicológicos, até há pouco tempo, inimagináveis.
O monitoramento ambiental, na área de trabalho, apresenta algumas limitações que reduzem sua capacidade de avaliar adequadamente a exposição e o risco à saúde. Entre elas, destacam-se, EXCETO:
Avaliação da exposição apenas pela via respiratória, enquanto, para muitas substâncias, as principais vias de absorção são a cutânea e/ ou o trato gastrointestinal;
As constantes variações da concentração de um contaminante no ar do ambiente exigem uma freqüência de amostragem de difícil execução;
Diferenças no tamanho das partículas, na carga de trabalho - o que altera a taxa de ventilação pulmonar - e na eficácia e freqüência de utilização dos equipamentos de proteção individual podem alterar bastante a dose absorvida entre os trabalhadores expostos a uma mesma concentração da substância no ar.
Com a automação, reduziu se o espaço nas áreas de trabalho, trabalhadores e máquinas dividem o mesmo espaço o que, na maioria das vezes, contribui para a contaminação do ambiente.
O período mínimo de descanso, entre duas jornadas de trabalho, garantido ao empregado pela Consolidação das Leis do Trabalho, é de:
8 horas.
9 horas.
10 horas.
11 horas.
Com relação à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), analise os itens seguintes:
I - A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, titulares e suplentes.
II - Os representantes do empregador são eleitos em escrutínio secreto.
III - Os membros titulares representantes do empregador não poderão ser reconduzidos para mais de dois mandatos consecutivos.
IV - Os membros representantes do empregador gozam de estabilidade especial.
V - A eleição para novo mandato da CIPA deverá realizar-se com antecedência mínima de 30 dias.
I e II estão corretos.
III, IV e V estão corretos.
I e V estão corretos.
I, II, III, IV e V estão corretos.
Analise as afirmativas abaixo, para responder esta questão sobre MB Monitoramento Biológico.
I - Na Itália, a questão sobre indicadores biológicos foi abordada pela primeira vez no 41º Congresso Nacional da Sociedade Italiana de Medicina do Trabalho, em 1978 (Abbritti et al., 1985; Brugnone et al., 1985; Foà et al., 1978).
II- No Brasil, em 1983, o Ministério do Trabalho editou a primeira portaria que definia indicadores biológicos de exposição para 29 agentes químicos em ambientes de trabalho. Os valores estabelecidos nessa portaria e nas subseqüentes não são baseados em estudos nacionais, mas adotados de outros países, principalmente dos Estados Unidos.
III- Atualmente, estão estabelecidos na legislação brasileira, Quadro I da Norma Regulamentadora NR-7 (Brasil, 1999), indicadores biológicos para 26 agentes químicos.
Todas são Verdadeiras.
Todas são Falsas.
Somente a II é Verdadeira.
Somente a II é Falsa.
Dentre os agentes biológicos que podem causar demartoses ocupacionais ou funcionar como fatores desencadeantes, concorrentes ou agravantes, encontramos; EXCETO:
Bactérias.
Fungos.
Radiação não ionizante.
Vírus.
Não constitui causa de interrupção do contrato de trabalho:
Licença gestante.
Ausência por motivo de doença até o 15º dia de afastamento.
Greve, quando houver pagamento dos dias parados por decisão da Justiça do Trabalho ou acordo.
Eleição para cargo de diretor da empresa.
Sobre o horário regular de trabalho, assinale a alternativa FALSA:
A lei prevê diferentes períodos de descanso para o trabalhador, impondo, também, a obrigação de o empregador remunerar o empregado em alguns períodos em que não há prestação de serviços.
Entre duas jornadas de trabalho, deve haver um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso, as quais não serão remuneradas.
O intervalo para alimentação, no curso de uma jornada de oito horas, não poderá ser superior a duas horas salvo acordo escrito ou contrato coletivo dispondo ao contrário.
O empregado que realiza sete horas de trabalho noturno recebe remuneração correspondente a oito horas trabalhadas no período diurno.
É vedado ao trabalhador menor, exceto:
Horário noturno das 22h às 05h
Ambiente periculoso e insalubre
Emprego de força muscular superior a 20k ou 25k intercalados
Jornada de trabalho que ultrapassar 8h
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...